Após críticas por excesso de cautela, F1 estuda mudanças nas largadas com safety-car em corridas com chuva

Segundo o site ‘Motorsport.com’, as equipes do grid planejam discutir uma proposta que visa deixar mais empolgante o começo das corridas em condições de chuva. A ideia é que, após algumas voltas com o safety-car, os pilotos possam fazer a largada de forma tradicional, alinhando normalmente no grid

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

A F1 vem sofrendo críticas pelo excesso de cuidado em determinadas situações, sobretudo em condições de chuva. Há duas semanas, choveu forte pouco antes da largada do GP da Inglaterra, em Silverstone, e a direção de prova determinou que o início da disputa seria sob o regime do safety-car, que só voltou aos boxes na sexta volta para a sequência da corrida. Assim, as equipes do grid planejam discutir na próxima quarta-feira (27), no Grupo de Estratégia da F1, mudanças no procedimento de largada com o safety-car em corridas com chuva.
 
De acordo com o site norte-americano ‘Motorsport.com’, a ideia é que, após algumas voltas com o safety-car, os pilotos alinhem no grid e façam a largada tradicional, diferente do que é adotado hoje, quando há uma largada lançada, mas com um carro atrás do outro. A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) já acenou positivamente em relação à proposta.

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

Criticada por 'excesso de cuidado', a F1 planeja mudanças no procedimento de largada com safety-car (Foto: Carsten Horst)
Segundo a proposta, os pilotos não poderão trocar pneus antes da saída do safety-car, de modo que todos os competidores terão de ir para o grid com os mesmos compostos. Na Inglaterra, durante o regime do safety-car, houve intensa movimentação nos boxes para troca dos pneus de chuva extrema pelos intermediários.
 
Lewis Hamilton, por exemplo, apoia a proposta. “Seria muito bom. Em 2008, em Silverstone, largamos no molhado e foi intenso. Acho que usávamos os intermediários, mas havia muita água. Uma largada no molhado é emocionante, tão emocionante como no seco, talvez até mais. Sou favorável a esta ideia”, disse.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Por outro lado, Jenson Button fez algumas ponderações. “Em Silverstone foi correto largar atrás do safety-car já que todos nós teríamos ido para a grama ou provavelmente rodaríamos, de modo que foi o correto. Acho que o problema em Silverstone foi que o safety-car ficou muito tempo, mas a drenagem era muito ruim na curva 1, era como um lago. Você chegava ali e não sabia o que poderia acontecer”, comentou o piloto da McLaren.

 
“Acho que, em certas situações, é possível ter uma largada normal no molhado, já tivemos muito isso no passado, mas quando há uma chuva muito forte, aí não é a melhor decisão. Não se trata só de visibilidade, mas também do fato de o pneu não pode evacuar quantidade de água suficiente. Não se trata de habilidade, é que em tais condições você não tem controle”, salientou o veterano.
 
PADDOCK GP #38 VAI A PIRACICABA PARA LANÇAMENTO DA F-INTER

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.