Alpine reforça departamento técnico com engenheiros ex-Red Bull, Ferrari e McLaren

Em julho, Alpine recebe os reforços de Michael Broadhurst, Vin Dhanani e Jacopo Fantoni, engenheiros com passagens por grandes equipes da F1 que farão parte da estrutura técnica francesa

Depois de iniciar a temporada 2024 da Fórmula 1 no fundo do pelotão, a Alpine subiu de rendimento nas últimas corridas, começou a pontuar com mais frequência e tenta virar a chave na categoria. Por outro lado, internamente, o time continua se mexendo na reestruturação da área técnica e terá os reforços de três nomes a partir de julho: Michael Broadhurst, aerodinamicista chefe, Vin Dhanani, diretor de desempenho, e Jacopo Fantoni, engenheiro-chefe adjunto.

As contratações, com passagens por outras equipes da Fórmula 1, fazem parte do pilar triplo determinado pela Alpine para a estrutura técnica — centrada em aerodinâmica, desempenho e engenharia. O trio começou a trabalhar oficialmente na esquadra de Enstone na última segunda-feira (1º).

Broadhurst é um velho conhecido em Enstone, onde trabalhou por sete anos. Mais recentemente, o engenheiro ocupou o cargo de aerodinamicista da Red Bull, depois de ocupar o posto de vice-diretor de aerodinâmica da McLaren.

Dhanani passou os últimos sete anos como funcionário da equipe austríaca, e seu último cargo foi de líder de performance. O novo contratado da Alpine também tem histórico de cinco anos na Sauber e cerca do mesmo tempo na Lotus.

Broadhurst volta a Enstone depois de passagens por McLaren e Red Bull (Foto: Alpine)

Por fim, Fantoni estava em período de carência desde que deixou a Ferrari, onde permaneceu por 13 anos. O dirigente ocupou o cargo de chefe de simulações ao lado de David Sanchez, que também se mudou para a Alpine — este há algum tempo — e atua como diretor-técnico executivo.

De acordo com a estrutura traçada pela equipe francesa para o departamento técnico, Broadhurst vai se reportar a David Wheater, Dhanani a Ciaron Pilbeam e Fantoni a Joe Burnell. São, respectivamente, os diretores gerais de aerodinâmica, desempenho e engenharia. Sanchez é o líder do setor.

A Alpine tem nove pontos conquistados na temporada 2024 da F1, sete a mais que a Williams e dez a menos que a Haas. Atualmente, a equipe é a oitava colocada no Mundial de Construtores da categoria.

Fórmula 1 volta de 5 a 7 de julho em Silverstone para o GP da Inglaterra, o último da perna tripla atual. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2024.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Dhanani foi da Red Bull por sete anos, mas também passou por Sauber e Lotus (Foto: Alpine)
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.