Alpine oficializa retorno de Briatore à Fórmula 1 após 15 anos como conselheiro executivo

Em uma postagem simples nas redes sociais, a Alpine confirmou nesta sexta-feira (21) que Flavio Briatore é o novo conselheiro executivo da equipe na Fórmula 1

Flavio Briatore está oficialmente de volta à Fórmula 1. O italiano, que chegou a ser banido da categoria em 2009 por conta do escândalo de manipulação no GP de Singapura de 2008, foi nomeado pela Alpine como novo conselheiro executivo da divisão da F1. A confirmação veio nesta sexta-feira (21).

O anúncio, na verdade, já era esperado. A publicação neerlandesa RacingNews365 noticiou na véspera que os funcionários nas fábricas em Enstone e Viry já tinham sido comunicados sobre a chegada de Briatore.

No fim de maio, o jornal Corriere dello Sport já havia destacado que o presidente da RenaultLuca de Meo, convidou Briatore para comandar uma reestruturação na escuderia de Pierre Gasly e Esteban Ocon. O time comandado por Bruno Famin vive um momento conturbado e de inconsistência dentro e fora das pistas.

Na ocasião, o próprio RN365 entrou em contato com a Alpine para confirmar a informação. A equipe, por sua vez, não negou, mas apenas informou que “estamos em contato frequente com vários especialistas do setor em busca de melhorar o desempenho geral. Consideramos todas as informações relevantes e, quando apropriado, buscamos conselhos de pessoas com experiência e sucesso anterior. Não podemos comentar sobre nenhum assunto individual”.

Flavio Briatore com Frédérik Vasseur, chefe da Ferrari, no GP do Catar (Foto: Instagram/briatoreflavio)

“A Alpine confirma que Flavio Briatore foi nomeado pelo CEO do Grupo Renault, Luca de Meo, como conselheiro executivo para a divisão de Fórmula 1”, informou o time francês em uma simples postagem via redes sociais.

Quanto à tarefa a ser executada, o time explicou que Flavio “se concentrará predominantemente nas áreas de alto nível da equipe”, incluindo “buscar os melhores talentos e fornecer insights sobre o mercado de pilotos, desafiando o projeto atual, avaliando a estrutura e aconselhando sobre assuntos estratégicos dentro do esporte”.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM:Fernando Alonso ironiza rumores de Adrian Newey na Aston Martin

Briatore foi banido da F1 em setembro de 2009 após o escândalo do ‘crashgate’ de 2008, quando o então piloto da Renault, Nelson Piquet Jr, bateu deliberadamente em Singapura para ajudar o companheiro de equipe, Fernando Alonso, a vencer. A decisão, no entanto, foi anulada em janeiro do ano seguinte. Desde então, Flavio é figura regularmente vista no paddock.

Briatore também foi responsável pela equipe na época da Benetton, ajudando Michael Schumacher a conquistar o Mundial de Pilotos em 1994 e 1995 e o Mundial de Construtores em 1995.

O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Espanha de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. O fim de semana abre com o TL1 na sexta-feira (21), às 8h30 (de Brasília, GMT-3). Depois, o TL2 acontece a partir do meio-dia. No sábado, o TL3 será às 7h30, ao passo que a classificação está marcada para as 11h. Por fim, a largada está marcada para as 10h do domingo.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.