Alonso tira Mercedes da ponta e fecha primeiro treino livre com melhor tempo no Canadá. Massa tem problema no ERS

Nada de Mercedes: Fernando Alonso foi quem andou na frente na abertura dos trabalhos da F1 em Montreal, no Canadá, onde acontece o sétimo GP da temporada 2014. Lewis Hamilton e Nico Rosberg completaram o top-3

A cobertura completa do GP do Canadá no GRANDE PRÊMIO
icone_TV Automobilismo na TV: a programação do fim de semana
As imagens da sexta-feira de F1 no Canadá

Com atualizações no chassi e no motor da Ferrari, Fernando Alonso foi capaz de desbancar a Mercedes no primeiro treino livre da F1 em Montreal, no Canadá, na manhã desta sexta-feira (6). O espanhol anotou 1min17s238 e superou o vice-líder do campeonato, Lewis Hamilton, por apenas 0s016.

Alonso ganhou a dianteira a 20 minutos do fim da sessão que abriu os trabalhos no Circuito Gilles Villeneuve, e a Mercedes pareceu indiferente a este fato no período que seguiu, mandando seus pilotos à pista para uma simulação de corrida em vez de mandá-los arriscar mais voltas rápidas.

Atrás de Hamilton, Nico Rosberg, líder do Mundial, foi o terceiro colocado, seguido pelo também alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, e pelo finlandês Valtteri Bottas, da Williams. Apenas os quatro mais rápidos andaram no mesmo segundo no curto traçado canadense.

Felipe Massa foi quem menos andou na sessão. O FW36 do brasileiro apresentou um problema no Sistema de Recuperação de Energia (ERS) e pôde dar apenas sete voltas. Com isso, ele ficou à frente só da Sauber de Esteban Gutiérrez, e dos carros da Marussia e da Caterham.

Fernando Alonso surpreendeu nest amanhã em Montreal (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)

Confira como foi o primeiro treino livre da F1 no Canadá:

Foi um treino mais movimentado do que de costume, o que foi realizado nesta manhã no Canadá. Como normalmente acontece, os pilotos deram apenas voltas de instalação nos cinco minutos iniciais, mas voltaram à acelerar com pouco mais de 15 minutos corridos na sessão. Kevin Magnussen, de McLaren, inaugurou a folha de tempos com uma volta em 1min23s249. O dinamarquês melhorou um bocado já na passagem seguinte e registrou 1min21s061.

O Circuito Gilles Villeneuve, em Montreal, é um dos mais difíceis para os pilotos. As chicanes são muitas e os muros estão colados na pista. Além disso, a pista é pouco utilizada durante o ano, o que significa que há pouca borracha no asfalto no início do TL1. Soma-se a isso os freios eletrônicos, exigidos ao extremo por lá, e a baixa pressão aerodinâmica dos carros deste ano. Um prato cheio para erros.

Erros… Foram vários, e de pilotos de todos os níveis. Pastor Maldonado, Nico Hülkenberg, Daniel Ricciardo, Lewis Hamilton, Sebastian Vettel, Fernando Alonso, Valtteri Bottas foram todos flagrados pelas câmeras em momentos comprometedores. Susto mesmo deu Hülkenberg, que colocou a roda dianteira esquerda na grama na freada para a curva 8 e rodou. Teve sorte de não bater.

Olha lá o Ricciardo ralando o muro… (Foto: Reprodução)

Mas pouco a pouco todos foram se habituando às condições e descobrindo os limites da pista. Aquele tempo de 1min21s061 foi destroçado ainda no primeiro terço do TL1. A dupla da Mercedes tratou de estabelecer um quê de normalidade e tomou as rédeas: Hamilton cravou 1min18s088 e assumiu a liderança seguido de perto por Nico Rosberg, que fez 1min18s138. Alonso era o terceiro colocado.

Uma coisa que era de se esperar e ficou evidente quando a transmissão de TV exibiu a câmera térmica montada na Lotus de Romain Grosjean foi a dificuldade de se aquecer os pneus em Montreal. Com muitas retas e curvas de baixa velocidade predominando, é difícil colocar energia nos compostos e aumentar a temperatura deles.

Também nessa meia hora inicial, Kimi Räikkönen relatou problemas com o motor da Ferrari — que conta com atualizações para melhorar sua confiabilidade a partir deste GP do Canadá. O finlandês disse que perdia velocidade nas retas, e voltou aos boxes para que a equipe tentasse corrigir os defeitos.

Entre o 30º e o 45º minutos, aproximadamente, a pista ficou pouco movimentada. E nesse período, os céus fecharam, trazendo de volta o temor por chuva — embora a previsão não indicasse isso no início da manhã

Emoções voltaram a agitar a sessão no momento em que Jules Bianchi bateu com o lado direito de sua Marussia no muro na saída da curva 4, danificando a suspensão. O francês chegou a estacionar o carro, mas foi instruído a retornar lentamente para a garagem — tarefa que conseguiu cumprir.

Bianchi passou um pouquinho do limite (Foto: Reprodução)

De repente, Hamilton, Rosberg, Alonso e Vettel resolveram andar rápido ao mesmo tempo. Todos baixaram significativamente os tempos de volta. O inglês perdeu momentaneamente a ponta para Nico, mas recuperou instantes depois ao anotar 1min17s254. Alonso seguiu de perto com 1min17s375, e Rosberg fez 1min17s705 com direito a uma travada de dianteiro direito. Vettel ainda rodava na casa de 1min18s.

Alonso queria mais, e foi capaz de achar um décimo a mais para se colocar à frente de Hamilton: 1min17s238.

A essa altura, Felipe Massa, que pouco tinha andado, ficou sabendo que não andaria mais. Problema no ERS. E Jean-Éric Vergne apareceu com vestes de civil nos boxes. Fim de treino para ele também.

Detalhe que chamava a atenção na parte de baixo da folha de tempos era o banho que Marcus Ericsson levava do norte-americano Alexander Rossi, reserva da Caterham que entrou no lugar de Kamui Kobayashi. Durante a maior parte da sessão, foi 1s mais lento que o piloto da GP2, só conseguindo superá-lo nos dez minutos finais.

Por um momento, pareceu que ia começar a chover, mas pouquíssimos pingos caíram, permitindo a Bottas finalmente fazer algo notável com a Williams: cravou 1min18s361, o quinto tempo.

E a Mercedes parecia indiferente à liderança de Alonso, mandando seus pilotos para a pista com mais combustível no tanque nos últimos minutos. Hamilton e Rosberg viravam acima de 1min20s. Logo, nada de mudanças importantes.

Ricciardo, Button, Magnussen, Räikkönen e Vergne completaram o top-10. Massa terminou só em 17º, com míseras sete voltas completadas e à frente só de Esteban Gutiérrez, da Marussia e da Caterham.

O segundo treino livre terá início às 15h (de Brasília) e contará com acompanhamento ao vivo e em tempo real do GRANDE PRÊMIO.

icon_tempo O passo a passo do primeiro treino livre em Montreal

F1, GP do Canadá, Montreal, primeiro treino livre:
 

1 14 FERNANDO ALONSO ESP FERRARI 1:17.238   21
2 44 LEWIS HAMILTON ING MERCEDES 1:17.254  +0.016 25
3 6 NICO ROSBERG ALE MERCEDES 1:17.384  +0.146 32
4 1 SEBASTIAN VETTEL ALE RED BULL RENAULT 1:18.131  +0.893 28
5 77 VALTTERI BOTTAS FIN WILLIAMS MERCEDES 1:18.361  +1.123 20
6 3 DANIEL RICCIARDO AUS RED BULL RENAULT 1:18.435  +1.197 26
7 22 JENSON BUTTON ING McLAREN MERCEDES 1:18.446  +1.208 33
8 20 KEVIN MAGNUSSEN DIN McLAREN MERCEDES 1:18.514  +1.276 31
9 7 KIMI RÄIKKÖNEN FIN FERRARI 1:18.578  +1.340 15
10 25 JEAN-ÉRIC VERGNE FRA TORO ROSSO RENAULT 1:18.643  +1.405 14
11 27 NICO HÜLKENBERG ALE FORCE INDIA MERCEDES 1:18.733  +1.495 30
12 11 SERGIO PÉREZ MEX FORCE INDIA MERCEDES 1:18.959  +1.721 22
13 99 ADRIAN SUTIL ALE SAUBER FERRARI 1:19.108  +1.870 24
14 8 ROMAIN GROSJEAN FRA LOTUS RENAULT 1:19.142  +1.904 32
15 26 DANIIL KVYAT RUS TORO ROSSO RENAULT 1:19.177  +1.939 21
16 13 PASTOR MALDONADO VEN LOTUS RENAULT 1:19.340  +2.102 37
17 19 FELIPE MASSA BRA WILLIAMS MERCEDES 1:19.575  +2.337 7
18 21 ESTEBAN GUTIÉRREZ MEX SAUBER FERRARI 1:19.804  +2.566 15
19 17 JULES BIANCHI FRA MARUSSIA FERRARI 1:20.200  +2.962 15
20 4 MAX CHILTON ING MARUSSIA FERRARI 1:20.844  +3.606 26
21 9 MARCUS ERICSSON SUE CATERHAM RENAULT 1:21.404  +4.166 33
22 45 ALEXANDER ROSSI EUA CATERHAM RENAULT 1:21.757  +4.519 27
    TEMPO 107% TL1   1:22.645  +5.407  
               
RECORDE RALF SCHUMACHER ALE WILLIAMS BMW FW26 1:12.275 12/06/2004  
MELHOR VOLTA RUBENS BARRICHELLO BRA FERRARI F2004 1:13.622 13/06/2004  

Bolão GRANDE PRÊMIO EUROBIKE:
faça suas apostas para o GP do Canadá e concorra a uma viagem. É grátis!


Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.