Alonso evita falar em renovação com Ferrari para focar na melhora da equipe: “Precisamos do máximo de concentração”

Fernando Alonso tem contrato com a Ferrari até 2016, mas se recusou a cravar se seguirá ou não no time depois disso. O espanhol disse que está com todo o foco concentrado no curto prazo

O futuro a longo prazo — leia-se a continuação na Ferrari — não é algo que, pelo menos abertamente, Fernando Alonso tem pensado muito. O espanhol garantiu que seu foco está única e exclusivamente na melhora da escuderia no campeonato deste ano e do próximo. Avaliar a continuação na equipe italiana é algo que ele vai fazer só depois disso.

“Não estou pensando muito no longo prazo porque há prioridades maiores no momento. Quero ajudar o time e quero marcar o máximo possível de pontos. Precisamos do máximo de esforço e de concentração, e trabalho de equipe, para melhorar o carro para o próximo ano”, declarou Alonso após ser perguntado sobre sua intenção de renovar o contrato com a Ferrari. O vínculo atual do bicampeão com o time vence no fim da temporada 2016.

“O futuro além de 2016 é algo que, no momento, não é a principal prioridade, mas ainda vamos tentar ver qual é a melhor solução”, afirmou.

Alonso ainda não sabe o que vai ser da vida daqui a três anos (Foto: Ferrari)

Alonso também pediu para que toda a fábrica de Maranello trabalhe com o mesmo pensamento e abrace a filosofia e o método de trabalho que Marco Mattiacci está introduzindo desde que assumiu o lugar de Stefano Domenicali.

“Não há nada mais que possamos fazer além de trabalhar duro e confiar nas nossas mudanças e nas nossas pessoas. Há sempre um programa a seguir, uma direção a seguir. Às vezes é certa, às vezes é errada, mas precisamos ficar juntos e confiar na direção que Mattiacci ou o grupo acham que é a melhor”, falou.

O piloto vem se mostrando cada vez mais frustrado com o desempenho abaixo das expectativas da Ferrari. Desde que deixou a Renault para vestir o macacão vermelho, no início de 2010, Alonso sonha em ser tricampeão, mas o máximo que conseguiu foram os vice-campeonatos de 2010, 2012 e 2013. E a McLaren é um time que gostaria de contar novamente com o piloto em seu plantel no futuro.

O asturiano foi ao pódio apenas uma vez em 2014, no GP da China, e ocupa a quarta posição no Mundial de Pilotos com 87 pontos.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.