Albon admite “vantagem”, mas sugere mudança na regra da bandeira vermelha na F1

Alexander Albon indicou que pit-stop deveria ser obrigatório caso paralização viesse na primeira volta, como aconteceu no Principado

Alexander Albon conquistou os primeiros dois pontos da Williams na temporada 2024 da Fórmula 1 com o nono lugar no GP de Mônaco, disputado no último domingo (26). O anglo-tailandês admitiu que o resultado teve contribuição da bandeira vermelha da volta 1, que permitiu ao piloto não fazer nenhum pit-stop durante a corrida. Havendo pouco espaço para ultrapassar no circuito de rua, o #23 largou em nono e terminou na mesma posição.

Logo após a largada, Sérgio Pérez e Kevin Magnussen bateram na Beau Rivage, causando a bandeira vermelha da corrida e que trouxe vantagem para Albon. Assim como quase todos os concorrentes, o piloto mudou os compostos nesse momento e a parada durante a prova deixou de ser obrigatória. O anglo-tailandês trocou para os duros e foi até o final da corrida.

Na relargada, Albon manteve o nono lugar e não foi ultrapassado por ninguém, garantindo os dois pontos na classificação. Apesar de reconhecer que a bandeira vermelha foi vantajosa, o representante da Williams sugeriu mudanças na regra, que causou uma corrida praticamente sem alternativas estratégicas.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Alexander Albon conseguiu pontuar pela primeira vez na temporada (Foto: Williams)

“Precisamos compreender o que aconteceu. Acho que se tivermos uma bandeira vermelha na primeira volta, ainda assim deveria ser preciso fazer um pit-stop obrigatório ou algo assim”, declarou.

“Sendo honesto, funcionou a nosso favor. Então, não vou reclamar muito”, encerrou.

Apenas para ilustrar o ‘marasmo’ que foi o GP de Mônaco, os dez primeiros colocados chegaram nas mesmas posições de largada. Ao todo, somente sete ultrapassagens foram realizadas na etapa, o menor número de todo o campeonato, cinco a menos que o GP de Austrália.

Fórmula 1 retorna de 7 a 9 de junho com o GP do Canadá, nona etapa da temporada 2024.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.