Agente de Bottas nega contato com Ferrari, mas deixa futuro aberto “na Williams ou em qualquer outra equipe”

Didier Coton deixou claro que Valtteri Bottas “quer ganhar corridas e ser campeão do mundo”, por isso trabalha para colocar seu piloto numa equipe em que seja capaz de alcançar seus objetivos na F1. O finlandês tem contrato com o time de Grove até o fim deste ano e já começa a traçar seu futuro na categoria para 2016 e além

A temporada 2015 do Mundial de F1 chega à quinta de 19 etapas, abrindo assim sua fase europeia. Mas muitos pilotos já estão é de olho no futuro. Um deles é Valtteri Bottas. Um dos jovens e bons valores do grid, o finlandês vem se destacando desde sua estreia na categoria, em 2013, subindo o nível junto com a Williams a partir da temporada passada. Seu contrato vence no fim de 2015, de modo que seu agente, Didier Coton, já iniciou as tratativas em busca de encontrar uma equipe que possa oferecer ao piloto de 25 anos condições de lutar por vitórias e pelo título da F1.

Neste ainda começo de temporada, muitos rumores ligam Bottas à Ferrari como um possível substituto do compatriota Kimi Räikkönen, que também busca continuar em Maranello após o fim do atual vínculo, que vence no fim de 2015. Coton assegurou que os rumores sobre a Ferrari e Bottas são infundados, mas disse que o futuro do seu cliente está aberto, com a sequência da sua carreira sendo na Williams ou em qualquer outra equipe do Mundial.

Agente de Bottas deixou futuro do finlandês de 25 anos aberto, "podendo ser na Williams ou em qualquer outra equipe" (Foto: AP)

“Para nós, o pacote completo é importante, o piloto tem determinados objetivos e, no caso de Valtteri, ele quer ganhar corridas e ser campeão do mundo, então precisamos trabalhar nisso. Poderia ser na Williams, poderia ser em qualquer outra equipe, uma equipe na qual ele terá os meios necessários para fazer isso. Vamos analisar todas as diferentes possibilidades para ele em longo prazo para que ele possa alcançar seu objetivo”, declarou o empresário durante entrevista concedida ao site da revista britânica ‘Autosport’ nesta sexta-feira (8) em Barcelona.

“Claro que, para mim, a Williams é uma equipe de ponta. Eles tiveram uma temporada difícil há dois anos, como acontece com muitas das equipes de ponta. Mas sabemos do potencial da Williams, o que eles conseguiram no passado e o potencial para o futuro”, salientou Didier.

Coton entende que não é fácil, numa F1 cada vez mais restrita em relação às equipes que verdadeiramente lutam por vitórias e títulos, encontrar um lugar que possa atender aos anseios de Bottas. “Você precisa ter visão de longo prazo. Você tem de ter a certeza de que o piloto quer alcançar é viável e como chegar lá. Há uma série de situações a fazer e discutir com o piloto, porque no fim das contas ele é o único a tomar a decisão. Vamos fazer o que temos de fazer, e a Williams é, naturalmente, uma equipe que nós precisamos conversar.”

Ciente da situação de Räikkönen na Ferrari, Coton disse que Bottas prefere não falar muito sobre uma possível transferência para Maranello, até mesmo por respeito ao compatriota.

“Valtteri foi muito cuidadoso no que ele disse, deixando claro que ele não prejudicou ninguém porque ele tem muito respeito pela sua equipe e está se dedicando ao máximo pela Williams. O outro aspecto é que Kimi é seu compatriota e a Ferrari tem um relacionamento com seus pilotos. Valtteri não é o tipo de cara que faz esse tipo de coisa, então ele foi extremamente cauteloso e tenta ser o mais diplomático possível naquilo que ele fala. É correto que ele não tem contrato para o ano que vem, e isso não é algo que vamos resolver e anunciar nos próximos dias. Temos de estar bem tranquilos quanto a isso. Se nós analisarmos sobre o rumor a respeito da Ferrari, não sei de onde ele veio. Foi bastante interessante até, mas completamente falso”, garantiu o agente de Valtteri.

POR UM MILAGRE

A F1 está de volta à Europa, e a porta de entrada para a nova fase da temporada é a já conhecidíssima pista de Barcelona, palco preferido dos testes coletivos. Portanto, é na Catalunha que as equipes vão deixar mais evidentes suas forças e fraquezas desta primeira parte do Mundial. Diante desse cenário, a expectativa para o ‘novo’ campeonato é quase a de um milagre: o da aproximação à Mercedes. E, dados os resultados das quatro etapas iniciais de 2015, é certo dizer que a Ferrari é que sai na frente na tentativa de travar um embate mais próximo e real com os atuais campeões a partir de agora

TUDO EMBOLADO

Indianápolis é uma das cidades mais famosas no mundo do esporte a motor pelas suas 500 Milhas, mas não é esta a única prova que recebe no calendário da Indy. No próximo final de semana, a principal categoria norte-americana de monopostos parte para a disputa da quinta etapa do campeonato de 2015, na prova que acontece no traçado misto do tradicional autódromo. Esta será apenas a segunda edição da corrida neste tipo de circuito. Precedendo as 500 Milhas, o GP de Indianápolis acontece em um momento de extremo equilíbrio entre equipes e pilotos e com uma classificação da temporada bastante embolada

INVASÃO DE TERRITÓRIO 

Pela primeira vez, a F-E consegue uma terceira prova seguida com o mesmo grid, sinalizando um aumento no prestígio com os pilotos. Também pela primeira vez, a categoria dos carros elétricos chega até a Europa e 'invade' o território que é tradicionalmente da F1. A atenção e a melhora que o campeonato apresentou nestes primeiros sete meses é muito maior do que se poderia imaginar. No fim de semana, a F-E desembarca em Mônaco para a sétima rodada da temporada 2014/2015

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.