Newey reclama da Red Bull e vê “estranho” GP de Miami: “Fui jogado à imprensa”

Adrian Newey não gostou de anúncio sobre saída da equipe ter sido feito em 1º de maio, data em que morte de Ayrton Senna completou 30 anos e que foi a Miami somente para falar com jornalistas

Adrian Newey revelou não ter gostado da postura da Red Bull após o anúncio de que deixaria a equipe, revelado no dia 1º de maio. O engenheiro com mais vitórias na história da Fórmula 1 lamentou que a notícia foi divulgada na mesma data em que se completava 30 anos da morte de Ayrton Senna, assim como lastimou os acontecimentos no GP de Miami, no qual classificou como “estranho” por considerar apenas ter sido “levado à imprensa”.

Como é praxe na Fórmula 1, algumas informações passam a ser sonegadas aos funcionários que estão de saída das equipes — Newey não foi exceção. Na corrida de Miami, realizada cinco dias depois do anúncio de que a parceria com a Red Bull vai ser encerrada, o britânico ocupou uma função de estratégia na sexta etapa da temporada e foi afastado da área de engenharia.

Newey acredita que, analisando todos esses fatores, esteve na Flórida somente para falar com os jornalistas. É o que disse o engenheiro para Eddie Jordan, seu empresário, em entrevista durante evento de iates realizado no GP de Mônaco Histórico do último final de semana.

“Foi uma corrida realmente estranha para mim. A notícia saiu em um dia muito infeliz. Era 1º de maio, dia em que se completava 30 anos dos terríveis acontecimentos de Ímola. Portanto, é um momento muito difícil e ruim para o comunicado de imprensa ser publicado”, declarou Newey, que foi o projetista do carro que Senna usava na Williams na ocasião.

Adrian Newey pode trabalhar com Lewis Hamilton em 2025 (Foto: IMAGO/HochZwei)

“O GP de Miami foi estranho porque estava lá em uma função estratégica, por isso estava nos boxes. Não me envolveram em nenhuma das decisões, não estive presente nas reuniões de engenharia, apenas fui levado à imprensa, basicamente. Não é isso que me deixa animado”, completou.

Newey não é uma figura habitual nas entrevistas na Fórmula 1 e mantém perfil bem discreto. Por essa razão, o britânico externou que se surpreende com a repercussão sobre a saída dele da Red Bull — assim como os boatos de que pode assumir um lugar na Ferrari, aumentados após Lewis Hamilton ter dito que engenheiro estaria no “topo de sua lista” ou em outras equipes. A Aston Martin teria feito uma oferta ao ‘Mago da Aerodinâmica’, enquanto a Williams admitiu ter procurando Newey.

“Para ser sincero, nunca pensei que seria uma grande notícia. Portanto, o fato de estar em todos os jornais e na televisão é quase um choque”, finalizou.

Fórmula 1 retorna neste fim de semana, de 17 a 19 de maio, em Ímola, para o GP da Emília-Romanha. O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após segundo treino livre e classificação, além de antes e depois da corrida.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.