5 coisas que aprendemos na sexta-feira do GP da Espanha da Fórmula 1 2024

McLaren e Mercedes lideraram um dia de treinos livres bem equilibrados entre as principais equipes na Espanha. Mas a sensação é que Max Verstappen ainda vai dar o bote

A F1 teve uma sexta-feira (21) bastante interessante no GP da Espanha. Os treinos livres apresentaram um equilíbrio que chamou a atenção mais uma vez, deixando claro que, sim, a categoria pode ter briga parelha entre múltiplas equipes em outra etapa.

Lando Norris talvez tenha sido o nome do dia, liderando o TL1 e ficando em terceiro num TL2 liderado por Lewis Hamilton. A primeira sessão teve Max Verstappen em segundo, enquanto a vespertina foi de Carlos Sainz na segunda posição. Ou seja: quatro equipes diferentes nas duas primeiras posições dos dois treinos livres.

No fim das contas, as quatro principais equipes têm motivos para sorrir em Barcelona. A Red Bull porque parece ter algo a mais guardado para Verstappen, a Ferrari por ter deixado o drama do Canadá para trás, a McLaren por ser consistente e a Mercedes pelo salto de performance em relação ao início do ano.

O GRANDE PRÊMIO separou cinco coisas que aprendemos na sexta-feira do GP da Espanha, décima etapa da Fórmula 1 2024:

Max Verstappen terminou treino “sem problemas” em Barcelona (Foto: Red Bull Content Pool)

Red Bull não lidera, mas sai otimista com pole de Verstappen

Não teve liderança para a Red Bull, mas a verdade é que quase nunca tem tido nos treinos livres, né? E, geralmente, quando Helmut Marko parece otimista, a coisa anda, não tem jeito. Assim, os austríacos são ligeiramente favoritos, pelo menos para a pole, na Espanha. É aquela sensação de que, na hora decisiva, Verstappen vai ter algo a mais nas mãos, aquela potência extra. E Sergio Pérez? Bom, nem a Red Bull deve lembrar mais que o mexicano corre por eles.

Ferrari deixa para trás fiasco do Canadá: já tem o que comemorar

A Ferrari parece um passinho atrás da Red Bull em classificação e talvez um degrauzinho abaixo da McLaren na corrida, mas não parece mal, bem longe disso. E aí já é uma excelente notícia para os italianos, que penaram tanto no Canadá, tiveram lá um de seus piores finais de semana de todos os tempos, sem Q3 e sem ponto. Precisava mesmo dessa reação imediata e deve brigar na Espanha.

McLaren se mostra constante em todos os pontos e vem para briga

Norris liderando e ficando em terceiro, Oscar Piastri comandando uma boa simulação de corrida, enfim, a McLaren quer brigar. Outra vez, o time laranja não surge avassalador, apenas se coloca no bolo, mas talvez a regularidade aqui seja a chave. Vem muito forte de novo e com chances reais de triunfar. A pole é mais complicada.

Mercedes aparece na frente de novo na Espanha: voltou de vez?

Calma, tranquilidade, sem ansiedade. Ainda é muito cedo para cravar que a Mercedes vai ser extremamente competitiva na Espanha ou, mais até do que isso, que tenha voltado ao páreo na F1 2024, mas o dia foi bom, não há como negar. A tendência é que, de novo, George Russell siga o acerto de Hamilton e ambos venham para o bolo. É ainda o time grande que mais desperta dúvidas, mas pode brigar, sim, as simulações foram positivas.

Flavio Briatore está incrivelmente de volta à F1 (Foto: Carl Bingham)

Aston Martin faz Alonso sofrer em casa. Alpine melhora na pista, mas desaba fora dela

No resto do pelotão, duas equipes mais chamaram a atenção: a Aston Martin, pela performance terrível e a perspectiva de fazer Fernando Alonso passar vergonha na frente de sua apaixonada torcida; e a Alpine, que deu o que falar. Em ritmo, os franceses até pareceram a quinta força do dia, com a Williams em queda, a Aston Martin sumida, mas fora da pista o negócio foi tenebroso. Simplesmente Flavio Briatore, o ex-banido, voltou. Tem toda cara de beijo da morte na Alpine, agora também deixando os valores de lado em troca do milagre. Perde a F1.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Espanha de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. No sábado (22), o TL3 será às 7h30 (de Brasília, GMT-3), ao passo que a classificação está marcada para as 11h. Por fim, a largada está marcada para as 10h do domingo.

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.