3ª no Mundial de Construtores, Ferrari lamenta punição de Massa: “Ficaríamos em outra posição”

Chefe da Ferrari, Stefano Domenicali acredita que a Ferrari conseguiria derrotar a Mercedes na briga pelo Mundial de Construtores caso não tivesse acontecido a punição de Felipe Massa, mas ressaltou: “Fizemos mudanças para garantir que não vamos disputar o vice, mas o título”

A Mercedes bateu a Ferrari por seis pontos na batalha pelo vice do Mundial de Construtores, uma história que poderia ser diferente caso Felipe Massa não tivesse recebido uma controversa punição durante o GP do Brasil. Chefe da equipe italiana, Stefano Domenicali defendeu que a pena foi muito dura e impediu a Ferrari de fechar o ano na segunda posição.

“Ficamos frustrados, de certa forma, porque sem a penalização, que foi um pouco dura demais para Felipe, estaríamos em uma posição diferente. Então foi azar”, comentou o chefe italiano.

Massa teve de cumprir um drive-through na metade do GP do Brasil por desrespeitar a linha branca que determina o limite da pista na entrada dos boxes em Interlagos. O brasileiro passou com as quatro rodas sobre a indicação, sobre a qual os pilotos haviam sido avisados antes da prova.

Apesar da perda do vice, Ferrari preparou uma pequena festa de despedida para Massa (Foto: Ferrari)

Avisado pelo rádio, o agora ex-ferrarista ficou revoltado e bradou que a punição foi “inacreditável”. Ao passar pelos boxes, perdeu o quarto lugar e terminou a corrida só em sétimo, marcando seis pontos em vez de 12.

Domenicali ressaltou, contudo, que a Ferrari ao menos terminou o ano bem, com Fernando Alonso no pódio em Interlagos depois de uma segunda metade de campeonato difícil.

“Estou feliz pela equipe, que sempre trabalhou muito bom na pista com os pit-stops, a estratégia, nenhuma quebra de motor… Acho que fomos a única montadora que fez isso. Há sinais positivos em uma temporada que não foi muito boa e positiva para nós. No fim do dia, precisamos nos recuperar dos erros e dos problemas que tivemos neste ano. Eu disse aos meus engenheiros: foco no trabalho, sem muitas palavras para dizer”, afirmou.

“As mudanças que fizemos são as corretas para garantir que, no próximo ano, vamos brigar não pela segunda posição, mas pela primeira, como foi no ano passado. E não se esqueça que aqui, no ano passado, se não fossem problemas que fugiram ao nosso controle, estaríamos em uma posição diferente”, lembrou.

Para Domenicali, não há razão para pânico ou crises porque não faz muito tempo que a Ferrari não ganha uma corrida. “Vencemos em maio, não há três anos”, minimizou.

O dirigente falou que é preciso tomar um cuidado maior com os detalhes ao destacar que Alonso foi vice neste ano. “A situação não pode ser considerada positiva, mas a F1 é feita de detalhes, então,s e você pode melhorar algumas coisas…”

“Com as novas regras, as coisas devem ser melhores, mas não temos que jogar fora os pontos positivos que fizemos durante este ano, pois acho que fomos os melhores nos pit-stops, temos que manter isso e crescer em outras áreas, principalmente no desenvolvimento do carro e na compreensão dos pneus, que foram o principal problema neste ano”, finalizou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.