10+: o que foi destaque no GP do Bahrein de F1 vencido por Hamilton

Nesta segunda-feira, o GRANDE PRÊMIO traz a seção 10+, com os dez maiores destaques do GP do Bahrein. A corrida em Sakhir não chegou a ser espetacular como a edição de 2014, mas proporcionou momentos que ficarão na retina do fã de F1 pelo menos até o GP da Espanha, daqui a três semanas

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Quarta etapa do Mundial de F1 em 2015, o GP do Bahrein encerrou a chamada fase asiática do campeonato no último domingo. O iluminado circuito de Sakhir recebeu uma corrida bastante movimentada, marcada por disputas muito interessantes em pista. Lewis Hamilton, pela terceira vez no ano, conquistou a vitória, não sem antes viver um drama com o problema no sistema de freios do Mercedes W06 Hybrid. Seu companheiro de equipe e rival, Nico Rosberg, não teve a mesma sorte. Mesmo depois de vencer os três empolgantes duelos com Sebastian Vettel, o agora vice-líder da temporada perdeu o segundo lugar na última volta ao ser superado por um Kimi Räikkönen cada vez mais feliz, à vontade na Ferrari e combativo. Não à toa, foi seu melhor resultado na F1 desde a segunda colocação no GP da Coreia do Sul de 2013.

Outra disputa de tirar o fôlego, ainda que valesse pelo pelotão intermediário, foi entre os dois brasileiros do grid. Felipe Massa e Felipe Nasr andaram próximos durante boa parte da corrida e chegaram a lutar por posições em algumas oportunidades, proporcionando mais um belo espetáculo na noite barenita sob os olhares de Jenson Button, o grande azarado do fim de semana. Sua McLaren Honda MP4-30 #22 apresentou problemas nos dois treinos livres de quinta-feira, na classificação e, embora os mecânicos e engenheiros da equipe inglesa tenham se empenhado durante toda a tarde, não teve jeito: Button não conseguiu alinhar no grid de largada. Ainda assim, o campeão mundial de 2009 não perdeu a elegância.

GRANDE PRÊMIO traz, em imagens, esses e outros bons destaques do GP do Bahrein.

VIU ESSA? ROSSI PÕE MÁRQUEZ NO CHÃO E VENCE NA ARGENTINA

determinarTipoPlayer(“15446315”, “2”, “0”);

1) AZAR SEM FIM

A McLaren viveu sentimentos completamente opostos neste fim de semana em Sakhir. Fernando Alonso conseguiu caminhar bem com o desenvolvimento do MP4-30 e praticamente não enfrentou problemas, garantindo sua melhor colocação em 2015, 11º, uma posição antes da zona de pontuação. Mas Jenson Button não teve sequer condições de buscar resultados semelhantes. Dono de um azar sem limites com um carro cheio de problemas no Bahrein, o britânico ficou de fora da prova. “foi um dia muito decepcionante para terminar um fim de semana decepcionante”. Ainda assim, Jenson agradeceu de forma efusiva aos mecânicos da McLaren pelo esforço ao tentar colocar seu carro em condições para correr.

Carro de Button fica isolado nos boxes e deixa inglês fora do GP do Bahrein (Foto: Reprodução TV)

2) NOITE TRAIÇOEIRA

O fim de semana de Felipe Massa no Bahrein ficou longe de ter o desfecho dos sonhos. Garantido na terceira fila do grid em Sakhir, o piloto brasileiro tinha a expectativa de somar bons pontos mais uma vez em 2015. Mas sua jornada neste domingo foi cheia de problemas, que se mostraram nítidos antes da volta de apresentação. Felipe não conseguiu sair com seu FW37, que apresentou problemas elétricos e teve de ser recolhido para os boxes para que a Williams tentasse novamente dar a partida. Após muito esforço, os mecânicos conseguiram ligar novamente o carro, Massa voltou para a pista, mas sua corrida já estava comprometida. E para piorar, o experiente piloto novamente experimentou do azar ao ter seu carro tocado pela Lotus de Pastor Maldonado, arruinando seu domingo no Bahrein.

3) MALDONADO WAY OF LIFE

Pastor Maldonado foi Pastor Maldonado em Sakhir. Logo na largada, o venezuelano posicionou-se de forma incorreta no grid. E dá-lhe punição: 5s de acréscimo no seu tempo de prova. Aí o piloto, no afã de tentar sua recuperação, mostrou ganhar posições com sua conhecida agressividade. O piloto da Lotus chegou até a fazer a melhor volta quando equipou seu E23 com pneus macios, mas teve de regressar aos boxes com problemas nos freios e também no motor, ficando com sua corrida comprometida. São quatro corridas fora dos pontos, enquanto Romain Grosjean, seu companheiro de equipe, terminou em sétimo lugar, como já acontecera na semana passada, em Xangai. Não está fácil ser Pastor Maldonado.

Pastor Maldonado e Max Verstappen quase se tocam em disputa no GP do Bahrein. Olha essas faíscas (Foto: AP)

4) A BRIGA DOS FELIPES

Não foram poucas as vezes que Felipe Nasr teve de disputar posição com Felipe Massa no domingo em Sakhir. Relegado ao pelotão intermediário depois do problema elétrico que o obrigou a largar dos boxes, o piloto da Williams teve de remar para chegar à zona de pontuação. Os dois brasileiros fizeram o primeiro pit-stop na 11ª volta e saíram dos boxes atrás de Nico Hülkenberg. A disputa valia apenas o 14º lugar, mas não era o que importava para ambos. Massa e Nasr andaram lado a lado por boa parte da volta, mas travaram uma luta empolgante, porém leal, com vantagem para o Felipe mais velho.

Uma das disputas entre os Felipes Nasr e Massa no Bahrein (Foto: Reprodução TV)
5) O DESPERTAR DE ROSBERG
 
Uma, duas, três vezes. Nico Rosberg se destacou pelo arrojo que apresentou na pista ao disputar, e vencer, o compatriota Sebastian Vettel. Na primeira vez, logo no início do GP do Bahrein, o piloto da Mercedes recuperou a posição perdida para o tetracampeão na primeira curva da primeira volta. Depois, Rosberg teve de remar contra a maré por a Ferrari ter feito um trabalho de pit-stop melhor que do time prateado. Belo espetáculo protagonizado por Nico, que teve seu desempenho ofuscado na penúltima volta, quando enfrentou um problema nos freios e foi ultrapassado por Räikkönen. Ainda assim, é um alento para Rosberg, que dias antes da corrida reconheceu que estava devendo.
Rosberg sofreu com os freios no fim e não conseguiu segurar o ímpeto de Räikkönen no Bahrein (Foto: AP)

6) O SOFRIMENTO DO JOVEM VETTEL

Não foi mesmo o dia de Vettel. Além de tomar as três ultrapassagens de Rosberg, o piloto da Ferrari concluiu sua mais difícil jornada desde sua estreia pelo time de Maranello. Na volta 35, Sebastian acabou por cometer um erro na última curva do circuito de Sakhir, fruto de um desequilíbrio inesperado no seu carro. O tetracampeão foi aos boxes trocar a asa dianteira e voltou atrás de Valtteri Bottas. Foram quase 20 voltas atrás o finlandês, mas mesmo impondo forte pressão, Vettel terminou mesmo em quinto.

Briga boa do GP do Bahrein: Sebastian Vettel x Nico Rosberg (Foto: AP)

7) A ALEGRIA DE BOTTAS

O finlandês teve um fim de semana dos mais positivos. Primeiro, ao classificar-se à frente de Massa. E na corrida, Bottas apresentou ritmo sólido e acabou fazendo uma corrida solitária, sem chegar a ameaçar os carros de Mercedes e Ferrari, mas também sem receber qualquer pressão. Aí veio o problema com Vettel, e Valtteri conseguiu se destacar. De forma inteligente, o piloto da Williams não deu moral para a presença do carro da Ferrari cada vez maior em seu retrovisor e tirou o melhor do seu FW37. Mesmo com o tetracampeão fungando no cangote por quase 20 voltas, Bottas venceu a disputa, garantiu o quarto lugar, seu melhor resultado em 2015 até o momento.

8) FAZENDO FUMAÇA

Daniel Ricciardo quase não apareceu na transmissão do GP do Bahrein. Discreto, o maior sorriso da F1 fez aquilo que era possível considerando o nível atual da Red Bull. Numa corrida sem sal, o australiano andou quase que toda a corrida em sexto lugar, posição em que cruzou a linha de chegada. Foi aí que seu RB11 foi focalizado com destaque. Nos últimos metros, o motor Renault de sua Red Bull quebrou novamente, agora explodindo diante das câmeras e dos espectadores que já vibravam com a exuberante queima de fogos em Sakhir.

Mais um motor Renault estoura, justamente na linha de chegada (Foto: Reprodução TV)

9) O MELHOR DE KIMI

Quarto melhor colocado no grid de largada no Bahrein, Räikkönen era pouco cotado até mesmo para subir ao pódio. Mas o finlandês fez uma grande corrida e deu o pulo do gato ao escolher uma estratégia diferente dos outros ponteiros: fazer um stint de pneus macios, outro de médios e deixar um jogo de macios novinhos para a fase final. Com ótimo ritmo, Kimi ainda tirou proveito da falha do sistema de freios de Rosberg para assumir o segundo lugar. Se o GP do Bahrein fosse pouco mais longo, certamente a Ferrari venceria outra corrida em 2015.

10) A COMEMORAÇÃO CONTIDA DE HAMILTON

Acostumado a comemorar seus triunfos na F1 de forma efusiva, Lewis Hamilton segurou a onda e festejou de forma discreta sua conquista no Bahrein. Talvez impactado pela polêmica do champanhe na China — ainda que no Bahrein o champanhe não faça parte da festa do pódio —, o bicampeão do mundo preferiu ser discreto nos seus festejos nesta noite em Sakhir.

Lewis Hamilton festeja terceira vitória da temporada em Sakhir, no Bahrein (Foto: AP)
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.