Confira declarações dos pilotos após sábado de classificação para GP da Espanha, 5ª etapa do Mundial 2016 de F1

Em sua última volta em Montmeló na tarde deste sábado (14), Lewis Hamilton cravou 1min22s000 e garantiu a pole-position com 0s280 de margem para Nico Rosberg. Daniel Ricciardo garantiu o terceiro posto no grid

 
Estreando pela Red Bull, Max Verstappen chegou a aparecer na frente do seu companheiro de equipe em boa parte da sessão, mas acabou em quarto, já 1s087 mais lento que o tempo da pole. Kimi Räikkönen superou Sebastian Vettel e vai sair em quinto, logo à frente do companheiro de Ferrari.
Hamilton entre Rosberg e Ricciardo, o top-3 do grid do GP da Espanha (Foto: Getty Images)
Valtteri Bottas anotou 1min23s522 e garantiu o sétimo tempo, seguido por Carlos Sainz Jr. e Sergio Pérez. Fernando Alonso completa o rol dos dez melhores.
 
2s203 mais lento que Hamilton, Nico Hülkenberg ficou com o 11º posto, à frente de Jenson Button, Daniil Kvyat, Romain Grosjean, Kevin Magnussen, Esteban Gutiérrez e Jolyon Palmer.
 
Felipe Massa não teve um bom sábado e, também atrapalhado pela estratégia da Williams, acabou eliminado ainda no Q1. Com seu melhor giro em 1min24s941, o brasileiro vai largar em 18º, à frente de Marcus Ericsson.
 
Felipe Nasr, por sua vez, não teve muito mais sorte e ficou em 20º. O piloto da Sauber fez sua melhor volta em 1min25s579. Pascal Wehrlein e Rio Haryanto completam o grid espanhol.
 
Confira as declarações dos pilotos:
 
WILLIAMS
 
Valtteri Bottas, sétimo: “Estava esperando por um resultado um pouco melhor, mas minha volta foi boa, então estou satisfeito em como foi nosso Q3. O resultado de Felipe é uma pena. Amanhã precisamos ter boas expectativas e esperar um top-5 na corrida. É possível com uma boa largada e estratégia, então tentaremos conseguir o máximo de posições que conseguirmos”.
 
TORO ROSSO
 
Carlos Sainz Jr., oitavo: “Nós entramos, não cômodos, mas como devemos entrar. Fomos bastante bem durante todo o fim de semana, o de ontem foi um pouco surrealista, sabia que não tinha feito uma boa volta e os demais não tinham feito nada especial”.
 
Daniil Kvyat, 13º: "Ainda estou me acostumando ao time e ao carro, então não foi a classificação mais fácil. Ficar fora no Q2 não é o que ninguém quer, mas, no geração, a impressão é positiva, me sinto melhor e melhor no carro e, no futuro, nos sairemos melhor — eu só não sou um cara muito paciente! Nós precisamos analisar e descobrir onde poderíamos ter ido melhor para melhorarmos rapidamente para as próximas corridas. Começar na 13ª posição não é tão ruim, então vamos fazer nosso melhor para pontuar amanhã. A corrida é longa, vamos ver onde terminamos”.
 
FORCE INDIA
 
Sergio Pérez, nono: “Estou muito feliz por começar em nono. Esta pista tradicionalmente tem sido difícil para nós, então vir aqui com a nossa atualização e chegar ao Q3 é muito bom. Acho que tinha potencial para ser mais rápido no Q3, mas estou feliz com o resultado mesmo assim. Espero que sejamos mais fortes na corrida e nós temos uma boa posição na pista, o que é importante nesta pista, onde nunca é fácil ultrapassar. No primeiro stint, os carros que começam fora do top-10 com pneus novos serão uma ameaça, mas estou confiante de que poderemos fazer uma boa largada e ficar na frente. A estratégia será importante, assim como a gestão dos pneus, mas não é fácil se você se envolve em disputas que reduzem a vida dos pneus. Se pudermos sair com um bom número de pontos, será uma boa recompensa para o trabalho duro do time e esforço recente”.
 
Nico Hülkenberg, 11º: “É sempre um pouco desapontador ficar de fora do Q3 só por um centésimo de segundo, mas, por outro lado, começar na 11ª posição nos dá a chance de explorar as opções estratégicas com uma escolha livre de pneus para o primeiro stint. Nós trouxemos uma grande atualização para cá e, no geral, está funcionando bem, mas não estou totalmente confortável com o carro e ainda estou procurando equilíbrio. Me sinto bem otimista para amanhã, porque o nosso ritmo no long-run parece sólido e temos uma boa chance de somar bons pontos”.
 
HAAS
Pascal Wehrlein teve uma boa ajuda do motor Mercedes para ser o mais veloz da classificação deste sábado (Foto: Getty Images)
Romain Grosjean, 14º: “Acho que fizemos um ótimo trabalho e todos trabalharam muito duro durante a noite para termos um carro melhor. Foi muito próximo e muito apertado em termos de tempo de volta. Não conseguimos chegar ao Q3, mas não ficamos tão longe. Nós precisamos encontrar um pouco mais de velocidade, mas, no geral, estou muito satisfeito com a forma como trabalhamos. Estou muito orgulhoso de todos os caras”.
 
Esteban Gutiérrez, 16º: “Foi um grande esforço de todo o time para nos recuperarmos depois dos problemas de ontem. Hoje eu realmente curti extrair o máximo em cada saída. Encontrei um pouco de inconsistência entre os diferentes conjuntos de pneus, mas isso é algo para o que podemos olhar e tentar melhorar para realmente tirar o máximo do nosso acerto. Agora estou ansioso pela corrida de amanhã e para lutar por posições. Estou ansioso em voltar para a pista”.
 
RENAULT
 
Kevin Magnussen, 15º: “Eu acredito que a 15ª posição é o melhor que poderíamos fazer, então é um bom dia, mas certamente estamos ansiosos para melhorar. Acredito que tiramos tudo do carro e fizemos um bom trabalho como equipe para maximizar nosso potencial”.
 
Jolyon Palmer, 17º: “É bastante decepcionante chegar tão perto de passar para o Q2 e ser cortado bem nos momentos finais. O carro melhorou muito e me sentia bem, vinha feliz e satisfeito com minha volta, mas não estávamos bem onde precisávamos estar”.

#GALERIA(5660)
 
SAUBER
 
Marcus Ericsson, 19º: “Tem sido um fim de semana difícil para mim. Tive dificuldades com o equilíbrio do carro desde a primeira sessão de treinos. Nós temos trabalhado realmente duro para conseguir o melhor equilíbrio para o carro, e eu sinto que caminhamos na direção correta. Na classificação eu me senti mais confortável no carro, e estou satisfeito com a minha pilotagem. Acho que o resultado é o máximo considerando o nosso atual pacote. Infelizmente, não é melhor que a 19ª colocação. Espero que possamos ser mais fortes no futuro”.
 
MANOR
 
Pascal Wehrlein, 21º: “Acho que a nossa performance na classificação foi o máximo para nós hoje. Nossas novas atualizações estão funcionando bem, mas, mesmo assim, nós sabíamos que essa pista não seria nossa melhor, pois você realmente precisa de muito downforce aqui e esta é uma área onde nós precisamos seguir melhorando. Além disso, parece que não resolvemos completamente o nosso problema de desgaste. Acho que é onde nós estamos nesse evento, mas tem algumas pistas melhores para nós vindo por aí”.
 
Rio Haryanto, 22º: “Estou decepcionado hoje, já que realmente forcei no treino e na classificação. Nós, definitivamente, vimos alguma melhoria com as novas peças que temos para essa corrida, mas não foi o bastante para ficarmos à frente dos times com que estamos competindo nesse circuito em particular. Ainda assim, estou muito focado para amanhã e, depois da frustração da Rússia, estou ansioso por realmente correr. Espero que possamos ter um dia mais forte”. 
O QUE ESTÁ POR TRÁS DO RECENTE NOTICIÁRIO SOBRE SCHUMACHER

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.