F-Truck alega que exige exclusividade dos pilotos pensando em esporte, público e patrocinadores

A F-Truck não permitiu que seus pilotos aceitassem convites para participar como convidados da etapa de abertura da Stock Car 2014. Somente David Muffato poderá correr

Em nota enviada ao GRANDE PRÊMIO, a F-Truck explicou que cobra exclusividade de seus pilotos por três razões: criar espaço para mais competidores no automobilismo e respeito ao público e aos patrocinadores.

Conforme o GP publicou na última sexta-feira (28), a categoria dos caminhões impediu que seus pilotos aceitassem convites para disputar a etapa de abertura da Stock Car 2014, que será disputada em duplas no próximo dia 23 de março – a participação seria em caráter extraordinário.

Os campeões Felipe Giaffone e Beto Monteiro foram dois que tiveram seus pedidos rejeitados pela F-Truck. Se decidissem correr, teriam que arcar com o pagamento da taxa de inscrição da categoria, que não costuma ser cobrada.

O pretexto para isso é que o piloto não deve pagar para correr, ele tem que competir custeado por patrocinadores. Em contrapartida, a F-Truck pede “fidelidade”.

David Muffato é o único piloto da F-Truck que poderá correr na Stock Car (Foto: Luca Bassani)

Ao GP, a F-Truck esclareceu que sua posição “é, foi e sempre será que um piloto que corre em uma categoria – seja ela qual for – não pode correr em outras”.

“Quando temos um piloto correndo em mais de uma categoria, primeiro estamos tirando a vaga de um piloto e reduzindo o automobilismo a uma dúzia e meia de excelentes pilotos, fazendo com que o caminho de novos talentos fosse muito mais difícil e desestimulante”, posiciona-se.

“Outro fator importante que não se vê na hora são os conflitos que surgem, como datas e patrocínios. Quando se conflita a data, alguma categoria vai ser sacrificada. Ao fazer isso, o piloto vai fazer pensando no dinheiro ou em sua pontuação, não vai se importar se o público que acompanha a categoria, não apenas pelo seu talento, mas também pela admiração à categoria, vai ficar sem seus ídolos.

Os patrocinadores, aqueles que investiram, colocaram seus recursos para alavancar uma consolidação de sua marca e contavam com a performance daquele piloto, vão ter uma redução que pode ser significativa do retorno de seu investimento”, segue.

A temporada da F-Truck vai começar no dia 16 de março, em Caruaru. A segunda etapa acontece em 13 de abril, em Curitiba. No fim de semana da abertura da Stock Car, não haveria nenhuma coincidência de data com eventos da categoria.

David Muffato é a exceção nessa história toda. Campeão da Stock Car em 2003, o paranaense decidiu deixar a categoria de turismo para correr com caminhões em 2014, e participará do evento em Interlagos numa despedida. Ele formará dupla com Fabio Fogaça.

A justificativa para a permissão concedida a Muffato é que o piloto fechara um acordo antes de definir sua presença na F-Truck e “em virtude de nada ser mais justo do que ele ter de realizar uma apresentação de despedida não só para o público que por ele torcia, mas também como uma reverência àqueles que nele investiram e incentivaram”.

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