F-E divulga regulamento e apresenta pontuação igual à da F1 e classificação dividida em grupos

Categoria de monopostos elétricos divulga regras a pouco menos de três meses do princípio da temporada de estreia

A organização da F-E divulgou nesta sexta (11) o sumário da nova categoria de monopostos elétricos da FIA, cujo início acontece com os testes de pré-temporada em de julho, em Donington Park.
 
Entre os principais regras da F-E, está a permissão de apenas um motor, um câmbio e uma bateria recarregável por temporada. Existe um limite de dez equipes habilitadas, cada uma com dois pilotos e cada piloto com dois carros. A cor da pintura de cada um dos dois carros de um mesmo piloto será diferente.
Lucas di Grassi é um dos pilotos dos quadros da F-E (Foto: Lesley Ann Miller/LAT Photo)
O fim de semana de corrida começará com um treino livre de 60 minutos, seguido por uma classificação de 90 minutos, dividida em quatro grupos de cinco pilotos cada. Os pilotos podem guiar os carros apenas em treinos oficiais, corridas e testes coletivos organizados pela categoria. A participação em quaisquer testes de pista individuais das equipes está proibido.
 
A pontuação será idêntica à da F1: 25 pontos para a primeira colocação, 18 para a segunda, 15 a terceira, 12 para o dono do quarto posto, 10 para o do quinto, 8 para o sexto colocado, 6 para o sétimo, 4 para o oitavo, 2 para o nono e 1 ponto para quem terminar na décima posição. Em adição a isso, os donos da pole-position e melhor volta também receberão pontuação: serão 3 pontos para o melhor da classificação e 2 para quem marcar a melhor volta.

Os testes de pré-temporada estão marcados para 3, 4, 9 e 10 de julho e 8 de agosto, enquanto a temporada inicia em 13 de setembro na China. A etapa que aconteceria no Rio de Janeiro em 15 de novembro foi cancelada, a substituta deve ser anunciada em breve.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.