Toyota #8 reage após classificação ruim e lidera TL2 das 24 Horas de Le Mans

Depois de não conseguir se classificar para a disputa da hiperpole, o carro #8 da Toyota mostrou sinais de reação ao liderar a última sessão de atividades do dia para as 24 Horas de Le Mans

Poucos momentos após o fim da primeira parte da classificação para as 24 Horas de Le Mans, que teve Dries Vanthoor surpreendendo e conquistando a pole provisória com o BMW #15, os carros voltaram à pista no Circuit de la Sarthe para completar o segundo treino livre da quarta etapa da temporada 2024 do Mundial de Endurance (WEC). A Toyota deu sinais de vida após ficar de fora da disputa da hiperpole e foi a mais rápida com o carro #8 do trio Ryo Hirakawa, Brendon Hartley e Sébastien Buemi, ao cravar 3min27s474.

Com o sol desaparecendo no horizonte, os pilotos tiveram de ligar os faróis para conseguir registrar suas voltas durante as duas horas de treino. A sessão foi muito mais tranquila do que o TL1, com apenas uma bandeira vermelha sendo acionada quando restavam menos de dois minutos para o fim, com Callum Ilott batendo forte o Porsche #12 da equipe Jota. No restante do tempo, houve apenas alguns pequenos incidentes que deixaram alguns setores momentaneamente em bandeira amarela, mas nada muito sério.

O que também chamou a atenção foram os problemas enfrentados pela McLaren com o carro #95, do trio Hiroshi Hamaguchi, Nicolas Pino e Marino Sato, que sofreu com problemas na unidade de potência e teve um princípio de incêndio, rapidamente contido. E restando 55 minutos para o fim, o Cadillac #311, guiado por Felipe Drugovich naquele momento, sofreu com um furo no pneu e teve de recolher.

Após o Toyota #8, a segunda posição nos hipercarros ficou com a Ferrari #83, da AF Corse, com Robert Kubica, Robert Shwartzman e Yifei Ye, que foram 0s524 mais lentos. O Porsche Penske #6, com Laurens Vanthoor, Kévin Estre e André Lotterer, fechou a sessão com o 3min28s065, ocupando o terceiro posto.

Ilott bateu forte nos momentos finais e causou bandeira vermelha (Foto: Reprodução/Twitter)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Outra Porsche apareceu na sequência, desta vez com o #12 da equipe cliente Jota, com Norman Nato, Williams Stevens e Ilott, que fecharam o dia em quarto após marcar 3min28s352. Nicolas Lapierre, Mick Schumacher e Matthieu Vaxiviere completaram a lista dos cinco primeiros ao completar o giro em 3min28s458 com a Alpine #36.

Entre os brasileiros na categoria dos hipercarros, Drugovich e Pipo Derani, que dividem o Cadillac #311 da Action Express com Jack Aitken, ficaram na 13ª posição com 3min29s470, enquanto o Porsche Penske #4, que tem Felipe NasrMathieu Jaminet e Nick Tandy, foi 21º, com 3min31s559 — 4s085 atrás do ponteiro.

Na categoria LMP2, que faz parte somente das 24 Horas de Le Mans no WEC em 2024, a liderança ficou com o #37 da Cool Racing, dos pilotos Ritomo Miyata, Malthe Jakobsen e Lorenzo Fluxa, com 3min35s386. Eles desbancaram o #22 da United Autosports, com o trio Nolan Siegel, Oliver Jarvis e Bijoy Garg, por 1s165.

#65 da Panis Racing, com Rodrigo SalesMathias Beche e Scott Huffaker, ficou no terceiro posto, com 3min36s600, logo à frente do #30 da Duqueine de James AllenJohn Falb e Jean-Baptiste Simmenauer (3min37s023), e do #183 da AF Corse de François PerrodoBen BarnicoatNicolas Varrone (3min37s474).

Augusto Farfus ficou em terceiro na classe LMGT3 (Foto: Julien Delfosse/DPPI)

Na LMGT3, o mais rápido foi o Mustang #88 da Proton, com Giorgio Roda, Mikkel Pedersen e Dennis Olsen, que registrou 3min58s689. Na sequência, a Aston Martin #777 da D’Station, do trio Satoshi Hoshino, Erwan Bastard e Marco Sørensen, e o BMW #31 de Augusto Farfus, Sean Gelael e Darren Leung, fecharam o top-3 com 3min58s717.

Completaram a lista dos cinco primeiros o Corvette #82 da TF Sport de Hiroshi Koizumi, Sébastien Baud e Daniel Juncadella, com 3min58s753; e o BMW #46 do icônico Valentino Rossi, Ahmad Al Harthy e Maxime Martin, que marcaram 3min59s104.

GRANDE PRÊMIO transmite AO VIVO e COM IMAGENS as 24 Horas de Le Mans, quarta etapa da temporada 2024 do WEC, na GPTVcanal 1 no YouTube, e no TikTok. As atividades de pista retornam na quinta-feira (12), com o TL3, às 10h, enquanto a definição da pole-position começa a partir das 15h. Em seguida, às 17h, o TL4 fecha o dia. Por fim, no sábado, os pilotos realizam o warm-up às 7h, e a largada está programada para as 11h.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.