Ferrari vê vitória em Le Mans como “ponto de virada” e sonha com título no WEC 2024

Após subir no degrau mais alto do pódio pela primeira vez na temporada 2024 do Mundial de Endurance (WEC) logo nas 24 Horas de Le Mans, a Ferrari afirmou que "vai trabalhar duro" para superar rivais e conquistar o campeonato

A Ferrari aproveitou a icônica 24 Horas de Le Mans para desencantar e vencer pela primeira vez na temporada 2024 do Mundial de Endurance (WEC). Agora, a equipe de Maranello está apenas nove pontos atrás da Porsche na classificação do Mundial de Construtores e, por isso, já sonha com a conquista do título.

Entre os pilotos, a situação agora também é positiva. Grande vencedor da etapa realizada na França, o carro #50 de Antonio Fuoco, Nicklas Nielsen e Miguel Molina chegou aos 90 pontos somados e saltou para o segundo lugar na classificação, ficando apenas nove tentos atrás do Porsche Penske #6 de André Lotterer, Kévin Estre e Laurens Vanthoor.

A pequena desvantagem deixou Antonello Coletta, chefe global de endurance da marca, animado com as possibilidades, apesar dos erros cometidos pela Ferrari nas provas anteriores. Na penúltima etapa, as 6 Horas de Spa-Francorchamps, o bólido #50 foi desclassificado após conquistar a pole-position, já que estava abaixo do peso permitido, enquanto que nas 6 Horas de Ímola, um erro de estratégia jogou a dobradinha por água abaixo.

“Honestamente, perdemos muitos pontos em Ímola e Spa, porque poderíamos chegar aqui [depois de Le Mans] com três vitórias na conta. Infelizmente, temos apenas uma, mas provavelmente a mais importante”, disse o dirigente. “É normal que estejamos no ponto de virada do campeonato e temos a oportunidade de fazer todos os nossos esforços para vencê-lo”, garantiu.

A festa do trio da Ferrari #50, que levou as 24 Horas de Le Mans (Foto: Javier Jimenez/DPPI)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

“No final, o campeonato mundial se trata de um resultado máximo — as 24 Horas de Le Mans e o Mundial em si. Vencemos muitos campeonatos com a classe GT, por que não podemos fazer o mesmo com o protótipo?”, encerrou Coletta.

O próximo destino do WEC é o Brasil. No dia 12 de julho, equipes e pilotos desembarcam em Interlagos para competirem nas 6 Horas de São Paulo, a quinta prova da temporada. Além de Antonello, Ferdinando Cannizzo, diretor-técnico de corridas de carros esportivos da Ferrari, também mostrou confiança na recuperação do time.

“Com certeza, recuperamos um pouco e provavelmente estamos de volta ao caminho certo para vencer o campeonato. Sobre as próximas corridas, serão difíceis. Precisamos digerir a vitória rapidamente, pois precisamos focar no Brasil. Precisamos descansar, manter o foco nas novas corridas, que são completamente diferentes. Interlagos é uma pista difícil. O que posso dizer é que precisamos repetir o trabalho que fizemos em Le Mans, em Spa ou em Ímola”, observou Cannizzo.

Foi a segunda vitória consecutiva da Ferrar nas 24 Horas de Le Mans (Foto: DPPI)

“Não sei, no momento, se seremos competitivos ou não, mas é claro que trabalharemos muito duro em todas as últimas corridas da temporada para que possamos disputar o campeonato. Nosso objetivo é sempre fechar a temporada com o título e vamos trabalhar duro para conquistá-lo”, finalizou Ferdinando.

A próxima etapa da temporada 2024 marca o retorno da categoria ao Brasil, com as 6 Horas de São Paulo, em Interlagos. O GRANDE PRÊMIO transmite a edição completa do WEC 2024 AO VIVO e COM IMAGENS no YouTube.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.