Vencedor em Daytona e Sebring, Derani luta contra Christian Fittipaldi pelo título americano de Endurance em Road Atlanta

O fim de semana vai marcar a disputa da última prova da temporada 2016 do SportsCar Championship, em Road Atlanta. As 10 Horas de Petit Le Mans também marcam a decisão do título norte-americano de Endurance. Christian Fittipaldi e o português João Barbosa lideram, mas Pipo Derani vai batalhar pela taça ao lado de Scott Sharp e Johannes van Overbeek

Enquanto a Nascar segue a todo vapor com o Chase na temporada 2016, a temporada norte-americana de Endurance chega ao fim neste fim de semana com a disputa das 10 Horas de Petit Le Mans, em Road Atlanta, a 13ª e derradeira prova do IMSA SportsCar Championship no ano. A disputa em 1º de outubro também marca a definição do título norte-americano de Endurance, com o protagonismo de dois brasileiros. Christian Fittipaldi e o luso João Barbosa lideram o campeonato, dois pontos à frente de Pipo Derani, que corre pela equipe Tequila Patrón ESM ao lado do chefe, Scott Sharp, e de Johannes van Overbeek.
 
Para Derani, trata-se de uma temporada pra lá de especial nos Estados Unidos. O jovem paulista fez história ao vencer as duas principais corridas de longa duração do calendário na América: as 24 Horas de Daytona e, pouco depois, as 12 Horas de Sebring. Agora, a missão de Pipo é lutar pela vitória em Petit Le Mans para garantir um título marcante em sua carreira.

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);
A pontuação do Campeonato Norte-Americano de Endurance é peculiar. Em Petit Le Mans, por exemplo, os pontos serão distribuídos na quarta, oitava e também décima hora da corrida, da seguinte forma: cinco pontos para o primeiro carro, quatro para o segundo, três para o terceiro e dois para os demais.

Vencedor nas 24 Horas de Daytona, Derani agora sonha com um título inédito na carreira (Foto: Getty Images)
O grid em Road Atlanta está repleto de brasileiros. Além de Derani e Fittipaldi, a prova contará com a presença de Ozz Negri, que corre ao lado de Olivier Pla e John Pew com um Ligier HPD; Augusto Farfus, inscrito com a BMW #25 ao lado de Bill Auberlen e Dirk Werner; e do paulista Daniel Serra. Menos de uma semana após ter disputado a rodada dupla de Londrina da Stock Car, o piloto acelera a Ferrari com Alessandro Pier Guidi e Andrea Bertolini.
 
O trio formado por Negri, Pla e Pew liderou o primeiro treino livre do fim de semana, realizado nesta quinta-feira. O conjunto formado por Barbosa, Fittipaldi e o também luso Filipe Albuquerque foi o quarto, enquanto a formação de Derani, composta também por Sharp e Overbeek, fechou em sétimo lugar.
 
Derani se mostrou extremamente empolgado por ter a chance de correr em Road Atlanta e também de lutar por um título inédito na carreira. “Estou muito animado por voltar aos Estados Unidos e ao IMSA para correr em Petit Le Mans. Me disseram que a pista de Road Atlanta é incrível e não vejo a hora de correr lá”, afirmou o piloto brasileiro.
 
Pipo lamentou o problema que tirou da equipe uma vitória que parecia certa nas 6 Horas de Watkins Glen. “Apesar da falha no motor, que tivemos em Watkins Glen, estivemos super competitivos nas provas nos Estados Unidos e sempre na frente com nosso Ligier Honda”, avaliou.
 
Agora, porém, é tudo ou nada para o trio #2 da Tequila Patrón. “Quero manter este momento e tentar uma terceira vitória para a equipe e, consequentemente, o título do Campeonato Norte-Americano de Endurance, que é patrocinado pela Patrón. Seria muito especial conseguir um título com eles”, comentou.
 
#ba“Tenho certeza de que será uma prova muito disputada, como sempre, mas confio muito em nossa equipe e estaremos 110% focados em atingir o nosso objetivo”, concluiu o brasileiro.
 
Além dos treinos livres nesta quinta-feira, a programação das 10 Horas de Petit Le Mans compreende ainda o treino classificatório, previsto para sexta-feira. A largada da prova está marcada para 12h10 (horário de Brasília) do primeiro dia de outubro.
PADDOCK GP #48 RECEBE DENNIS DIRANI E DISCUTE MOTOGP, STOCK CAR E F1

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.