Toyota surpreende e faz dobradinha em treino confuso em Silverstone. Senna larga na pole da GTE

Problema na cronometragem da chuvosa Silverstone causou um atraso de três horas na oficialização do grid de largada na abertura da temporada do Mundial de Endurance. Equipe de Antonio Pizzonia foi a melhor da classe LMP2, e a de Bruno Senna, a melhor da GTE Pro

As imagens do Mundial de Endurance em Silverstone

As 6 Horas de Silverstone vão começar com dois protótipos da Toyota na primeira fila do grid de largada na Inglaterra, neste domingo (14). Os pilotos da montadora japonesa terminaram o treino classificatório realizado debaixo de chuva nesta manhã certos da pole-position, mas a FIA demorou mais de três horas para divulgar o resultado oficial da sessão por causa de um problema na cronometragem. Foi só então que Alexander Wurz e Nicolas Lapierre puderam comemorar sua quarta pole em sete corridas no Mundial de Endurance.

Em 2013, o formato da tomada de tempos mudou. A partir deste ano, dois pilotos de cada carro precisam completar duas voltas lançadas, e é a média dessas quatro passagens que estipula a ordem de largada. Com um sistema muito simples, só que não, a confusão não podia ser pequena diante de uma falha na cronometragem.

Wurz e Lapierre vibram com a conquista da primeira pole de 2013 (Foto: Toyota)

Depois de muitas somas e divisões por quatro, chegou-se à conclusão de que o Toyota #7 terminou com uma média de 1min48s021, uma vantagem de praticamente 2s para o Toyota #8, que foi conduzido por Anthony Davidson e Sébastien Buemi na tomada de tempos.  Como a marca não liderou nenhum treino livre, dá para dizer que o resultado foi um tanto surpreendente. O sucesso dos japoneses foi determinado pela estratégia: os dois TS-030 entraram na pista com pneus intermediários e depois trocaram para os pneus slicks, ao passo que a Audi interpretou mal as condições do traçado e passou dos intermediários para os de chuva.

Assim, pela primeira vez na história do Mundial de Endurance, um protótipo construído em Ingolstadt não está na primeira fila do grid. O #2, de Tom Kristensen, Allan McNish e Loïc Duval abre a segunda fila e terá ao seu lado uma surpresa: o Rebellion #12 de Nick Heidfeld, Neel Jani e Nicolas Prost. O piloto alemão, ex-F1, foi quem garantiu à equipe, independente, a chance de largar à frente do outro protótipo da Audi, o #1, dos campeões mundiais André Lotterer, Benoît Tréluyer e Marcel Fässler.

Wurz lamentou que a chuva tenha interferido tanto na estreia desse novo formato de definição do grid de largada, mas, é claro, vibrou com a conquista da pole. “Com a chuva no começo e a pista secando no fim, estava bem traiçoeiro. Assumi o carro com pneus slicks e a pista estava boa suficiente para eu marcar um bom tempo de volta. Então estamos muito felizes”, celebrou o austríaco. “É um ótimo começo para a temporada. Foi uma boa estratégia dos nossos engenheiros, pilotos e de toda a equipe. A corrida será complicada, mas é muito importante para nós fazer primeiro e segundo no grid”, complementou Lapierre.

Na LMP2, a pole-position foi meio brasileira. No Mundial de Endurance, o mais correto é dizer que foi inglesa, a nacionalidade da equipe, mas o piloto Antonio Pizzonia foi um dos responsáveis por colocar a Delta-ADR, time oficial da Nissan, na frente na segunda classe mais veloz do WEC. Pizzonia dividiu o protótipo com James Walker, outro que nunca disputou uma corrida com esse carro, e, juntos, os dois tiveram uma média de 1min55s148.

A vantagem de Pizzonia para os segundos colocados da LMP2 foi enorme, de 2s5. A quarta fila do grid de largada será completada pelo trio Olivier Pla, David Heinemeier-Hansson e Alex Brundle.

E a Aston Martin dominou a batalha dos carros de gran-turismo ao ficar com as poles tanto da GTE Pro quanto da GTE Am e marcar os três melhores tempos entre os GTs. Os mais rápidos foram Darren Turner e Stefan Mücke, companheiros de Bruno Senna. Portanto, o brasileiro estará na pole-position da GTE Pro neste domingo.

A segunda posição ficou com o carro de Paul Dalla Lana, Fred Makowiecki e Pedro Lamy. Na sequência veio o trio formado por Roald Goethe, Stuart Hall e Jamie Campbell-Walter. A equipe Larbre, de Fernando Rees, foi a quarta colocada dentre os times da GTE Am.

WEC, 6 Horas de Silverstone, classificação, final:

 
1
Alexander WURZ
Nicolas LAPIERRE
AUT
FRA
LMP1
1
Toyota
Toyota TS-030 híbrido
1:48.021
 
 
 
 
2
Anthony DAVIDSON
Sébastien BUEMI
Stéphane SARRAZIN
ING
SUI
FRA
LMP1
2
Toyota
Toyota TS-030 híbrido
1:49.995
+1.974
 
 
 
3
Tom KRISTENSEN
Allan McNISH
Loïc DUVAL
DIN
ESC
FRA
LMP1
3
Audi Sport Team Joest
Audi R18 e-tron quattro híbrido
1:51.283
+3.262
 
 
 
4
Nicolas PROST
Neel JANI
Nick HEIDFELD
FRA
SUI
ALE
LMP1
4
Rebellion
Lola B12/60 Toyota
1:52.124
+4.103
 
 
 
5
André LOTTERER
Marcel FÄSSLER
Benoît TRÉLUYER
ALE
TCH
FRA
LMP1
5
Audi Sport Team Joest
Audi R18 e-tron quattro híbrido
1:53.488
+5.467
 
 
 
6
Andrea BELLICCHI
Mathias BECHE
Cong Fu CHENG
ITA
SUI
CHN
LMP1
6
Rebellion
Lola B12/60 Toyota
1:53.835
+5.814
 
 
 
7
Tor GRAVES
Antonio PIZZONIA
James WALKER
ING
BRA
ING
LMP2
1
Delta-ADR
Oreca 03 Nissan
1:55.148
+7.127
 
 
 
8
Olivier PLA
David HEINEMEIER HANSSON
Alex BRUNDLE
FRA
DIN
ING
LMP2
2
OAK
Morgan LMP2 Nissan
1:57.629
+9.608
 
 
 
9
Roman RUSINOV
John MARTIN
Mike CONWAY
RUS
AUS
ING
LMP2
3
G-Drive
Oreca 03 Nissan
1:57.697
+9.676
 
 
 
10
Bertrand BAGUETTE
Ricardo GONZÁLEZ
Martin PLOWMANN
BEL
MEX
ING
LMP2
4
OAK
Morgan LMP2 Nissan
1:58.729
+10.708
 
 
 
11
Darren TURNER
Stefan MÜCKE
Bruno SENNA
ING
ALE
BRA
GTE Pro
1
Aston Martin
Aston Martin Vantage V8
2:00.566
+12.545
 
 
 
12
Paul DALLA LANA
Frédéric MAKOWIECKI
Pedro LAMY
CAN
FRA
POR
GTE Pro
2
Aston Martin
Aston Martin Vantage V8
2:00.772
+12.751
 
 
 
13
Roald GOETHE
Stuart HALL
Jamie CAMPBELL-WALTER
ALE
ING
ING
GTE Am
1
Aston Martin
Aston Martin Vantage V8
2:01.158
+13.137
 
 
 
14
Jörg BERGMEISTER
Patrick PILET
Timo BERNHARD
ALE
FRA
ALE
GTE Pro
3
Porsche AG Team Manthey
Porsche 911 GT3 RSR
2:01.308
+13.287
 
 
 
15
Marc LIEB
Richard LIETZ
Romain DUMAS
ALE
AUT
FRA
GTE Pro
4
Porsche AG Team Manthey
Porsche 911 GT3 RSR
2:01.452
+13.431
 
 
 
16
Gianmaria BRUNI
Giancarlo FISICHELLA
ITA
ITA
GTE Pro
5
AF Corse
Ferrari F458 Italia
2:01.512
+13.491
 
 
 
17
Allan SIMONSEN
Christoffer NYGAARD
Kristian POULSEN
DIN
DIN
DIN
GTE Am
2
Aston Martin
Aston Martin Vantage V8
2:01.544
+13.523
 
 
 
18
Thomas HOLZER
Dominik KRAIHAMER
Jan CHAROUZ
ALE
AUT
TCH
LMP2
5
Lotus
Lotus T128
2:01.555
+13.534
 
 
 
19
Kamui KOBAYASHI
Toni VILANDER
JAP
FIN
GTE Pro
6
AF Corse
Ferrari F458 Italia
2:01.803
+13.782
 
 
 
20
Kevin WEEDA
Vitantonio LIUZZI
Christophe BOUCHUT
EUA
ITA
FRA
LMP2
6
Lotus
Lotus T128
2:02.144
+14.123
 
 
 
21
Jack GERBER
Matt GRIFFIN
Marco CIOCI
AFS
IRL
ITA
GTE Am
3
AF Corse
Ferrari F458 Italia
2:02.396
+14.375
 
 
 
22
Luiz PÉREZ-COMPANC
Nicolas MINASSIAN
Pierre KAFFER
ARG
FRA
ALE
LMP2
7
Pecom
Oreca 03 Nissan
2:02.454
+14.433
 
 
 
23
Enzo POTOLICCHIO
Rui AGUAS
Philipp PETER
VEN
POR
AUT
GTE Am
4
8Star
Ferrari F458 Italia
2:02.513
+14.492
 
 
 
24
Patrick BORNHAUSER
Julien CANAL
Fernando REES
FRA
FRA
BRA
GTE Am
5
Larbre
Chevrolet Corvette C6-ZR1
2:02.862
+14.841
 
 
 
25
Alexandre IMPERATORI
Matthew HOWSON
Ka To JIM
TCH
ING
CHN
LMP2
8
KCMG HKG
Morgan LMP2 Nissan
2:02.991
+14.970
 
 
 
26
Raymond NARAC
Christophe BOURRET
Jean-Karl VERNAY
FRA
FRA
FRA
GTE Am
6
IMSA Performance Matmut
Porsche 911 GT3 RSR
2:04.176
+16.155
 
 
 
27
Chris DYSON
Michael MARSAL
Tom KIMBER-SMITH
EUA
EUA
ING
LMP2
9
Greaves
Zytek Z11SN Nissan
2:04.491
+16.470
 
 
 
28
Tracy KROHN
Niclas JÖNSSON
Maurizio MEDIANI
EUA
SUE
ITA
GTE Am
7
Krohn Racing
Ferrari F458 Italia
2:05.482
+17.461
 
 
 
29
Jacques NICOLET
Jean-Marc MERLIN
FRA
FRA
LMP2
10
OAK
Morgan LMP2 Nissan
2:10.475
+22.454
 
 
 
30
Nick LEVENTIS
Danny WATTS
Jonny KANE
ING
ING
ING
LMP1
7
Strakka
HPD ARX-03c Honda
 
 
 
 
 
31
Christian RIED
Gianluca RODA
Paolo RUBERTI
ALE
ITA
ITA
GTE Am
8
Proton
Porsche 911 GT3 RSR
 
 
 
 
 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.