Toyota domina, e Buemi lidera primeiro teste oficial para 24 Horas de Le Mans. Di Grassi termina em 4º

A Toyota dominou o primeiro teste oficial para as 24 Horas de Le Mans neste domingo (1). Sébastien Buemi, que divide o carro #8 com Anthony Davison e Nicola Lapierre, fez o melhor tempo em 3min23s014. Lucas Di Grassi, com a Audi, foi o quarto, também na classe LMP1

Duas semanas antes da maior prova de longa duração do mundo, 54 carros foram à pista de Le Mans neste domingo (1) para o primeiro teste oficial para a corrida de 24h, que acontece em 14 de junho no famoso circuito de Sarthe. E a Toyota comandou a atividade francesa. O suíço Sébastien Buemi, que divide o carro #8 com Anthony Davison e Nicola Lapierre, foi o mais rápido do dia com a marca de 3min23s014 na LMP1, a classe principal do Mundial de Endurance.

Apenas 0s142 atrás dos líderes, o trio Alexander Wurz, Stéphane Sarrazin e Kazuki Nakajima colocou o modelo #7 na segunda posição da tabela. Filipe Albuquerque e Marco Bonanomi, a bordo do Audi #3, cravaram a terceira melhor marca da sessão, mas ficaram a quase oito décimos dos rivais da fabricante nipônica.

Toyota lidera teste oficial para 24 Horas de Le Mans (Foto: Le Mans)

O Audi #1, pilotado pelo brasileiro Lucas Di Grassi, além de Loïc Duval e Tom Kristensen, terminou os trabalhos em quarto, 1s4 atrás dos ponteiros. A quinta posição ficou com o Porsche #14 de Romain Dumas, Neel Jani e Marc Lieb. Mark Webber, que vai disputar a tradicional prova com a Porsche neste ano, foi o sétimo.

Na classe LMP2, Roman Rusinov, Olivier Pla e Julien Canal foram os mais rápidos a bordo do Morgan Nissan #26. A marca que valeu a liderança veio somente à tarde, quando o trio cravou 3min37s795 e superou em 0s491 o quarteto do Oreca #48, formado por Nathanaël Berthon, Rodolfo González, Karun Chandhok e Alex Kapadia.

Frédéric Makowiecki, ao volante do Porsche #92, foi o melhor da categoria LM GTE Pro, com o tempo de 3min57s260. Com o Aston Martin # 97, Bruno Senna, que corre em Le Mans ao lado de Stefan Mücke e Darren Turner, assinalou o sétimo melhor tempo da classe e o 42º no geral. Fernando Rees, o outro brasileiro na categoria, foi o oitavo, com o Aston Martin #99. Já na LM GTE Am, Paolo Ruberti com a Ferrari 458 Italia #90 registrou o primeiro tempo.

O histórico circuito gaulês recebeu neste domingo 24 mil espectadores. Agora, os carros retornam à pista na quarta-feira, dia 10, para os primeiros treinos noturnos.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.