SMP anuncia saída do WEC em 2019/20, e classe LMP1 fica com seis carros

A SMP, insatisfeita com o domínio da Toyota no Mundial de Endurance, optou por abandonar o grid em 2019/20. A saída dos rumos deixa a classe LMP1, principal do WEC, com seis carros inscritos por três equipes

A segunda-feira (8) começou com uma notícia inesperada no Mundial de Endurance. A SMP, uma das equipes mais competitivas da classe LMP1, anunciou que não segue na categoria na temporada 2019/20. A notícia é um novo golpe para o campeonato, que por enquanto fica com apenas seis carros inscritos na categoria principal.
 
A saída é consequência de insatisfação da SMP com o estado atual do WEC, em que a Toyota leva ampla vantagem sobre as demais equipes da LMP1. Sem confiança em uma mudança de panorama na próxima temporada, apesar de promessas de maior proximidade entre equipes, restou a saída do campeonato.
A SMP deixa o Mundial de Endurance em 2019/20 (Foto: Reprodução/Twitter)

“Nosso objetivo sempre foi somente vencer, e acreditamos que conseguimos essa vitória ao ter o melhor resultado possível naquelas circunstâncias”, disse Boris Rotenberg, fundador da SMP. “Depois da corrida final em Le Mans, nós decidimos que a SMP Racing vai deixar o WEC. Nossa equipe não vai competir em 2019/20”, seguiu.

 
Dessa forma, apenas três equipes estão com envolvimento confirmado no WEC em 2019/20. Toyota e Rebellion seguem em frente, ganhando a companhia da estreante LNT. É um cenário muito diferente do visto no começo do campeonato passado, com dez carros inscritos por seis equipes.
 
A temporada 2019/20 do WEC começa em 1º de setembro, com a realização das 4 Horas de Silverstone.

 

Paddockast #24
A BATALHA: Indy x MotoGP

 

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.