Prestes a terminar primeira temporada completa no WEC, Di Grassi exalta Audi: "Minha carreira mudou muito"

Lucas Di Grassi vai completar sua primeira temporada completa do WEC com as 6 Horas de São Paulo. O paulista, que teve um ano de 2013 complicado, afirmou que sua carreira mudou completamente e que está feliz na categoria de endurance

Lucas Di Grassi termina, neste domingo (30), nas 6 Horas de São Paulo, sua primeira temporada completa pela Audi no Mundial de Endurance. O brasileiro, que não teve um 2013 fácil, avaliou o ano como positivo para sua carreira, mas também pelo desempenho na pista. Apesar da temporada da Audi ter sido, em um todo, inferior à da Toyota, Di Grassi confia na recuperação dos alemães para 2015.
 
Ao GRANDE PRÊMIO, o brasileiro afirmou que sua vida mudou bastante em um espaço de um ano e que está feliz no WEC e na Audi.
 
“Minha carreira mudou muito. Agora com a Audi, em um lugar estável, em uma equipe de ponta, minha vida melhorou muito, o carro é muito bom, é muito seguro e o campeonato é de altíssimo nível. Estou muito feliz de estar onde estou”, disse.
 
O paulista aprovou seu desempenho no ano e explicou que a Audi teve dificuldades em pistas mais curtas, como é o caso de Interlagos.
 
“Cometi um erro em Silverstone em uma condição bem adversa, chovendo e eu com pneu slick, mas depois disso o ano foi muito bom para mim. Sempre fazendo as melhores voltas, sempre com bons resultados nas corridas. Temos de entender que com o regulamento, você desenvolve um conceito que às vezes funciona para algumas corridas e não para outras. Nosso carro funciona muito bem em Le Mans, mas Le Mans é uma corrida única, muito diferente do resto. Nosso conceito de diesel com híbrido pequeno atrapalha em pistas mais curtas, como Interlagos”, explicou.
Lucas Di Grassi está feliz com o primeiro ano de Audi (Foto: Audi)
Di Grassi falou em não deixar Le Mans de lado, mas garantiu que a Audi trabalha em cima do desenvolvimento nas outras pistas para 2015.
 
“Para o ano que vem, acredito que vamos estar muito fortes em Le Mans mais uma vez, mas também já estamos tomando as medidas necessárias para melhorarmos nas outras provas. Não vamos esquecer Le Mans, mas temos de trabalhar bem pensando nas outras provas do calendário”, declarou.
 
Ao ser questionado sobre quais mudanças são necessárias para a Audi, o brasileiro comentou que o regulamento é amplo e assim, a equipe pode fazer diversas tentativas para melhorar o protótipo.
 
“Dá para evoluir o pneu, o híbrido, a aerodinâmica, sistemas do carro, enfim, o regulamento permite evoluir muita coisa. Como Le Mans é bem diferente, você precisa trabalhar com dois conceitos diferentes”, completou.
 
Ao lado de Kristensen, Di Grassi ocupa a quarta colocação na temporada 2014 do Mundial de Endurance. O brasileiro busca, em casa, a primeira vitória no campeonato.
GRANDE PRÊMIO cobre 'in loco' o Mundial de Endurance em Interlagos com os repórteres Renan do Couto e Gabriel Curty e o blogueiro Rodrigo Mattar. Acompanhe o noticiário aqui.

IL PRIMO GIORNO
Sebastian Vettel teve, enfim, seu primeiro contato com uma Ferrari. Neste sábado (29), o alemão guiou um carro da equipe italiana pela primeira vez no circuito de Fiorano. O tetracampeão pilotou a F2012, que deu o vice-campeonato a Fernando Alonso em 2012. As regras da F1 não permitem testes com um carro atual.
 
No início desta semana aconteceram os testes de Abu Dhabi, mas a Red Bull vetou a participação de Vettel com a adversária Ferrari. O contrato da equipe com o alemão se encerraria cinco dias após o GP de Abu Dhabi, no último final de semana. 

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

ZÁS, ZÁS

A Porsche parece ter na última etapa do Mundial de Endurance sua grande chance de vencer uma corrida na temporada de retorno à classe LMP1. A montadora dominou os três treinos livres e conquistou, neste sábado (29), o direito de alinhar os dois carros na primeira fila do grid em Interlagos.

E Mark Webber, duas vezes vencedor do GP do Brasil de F1, foi o responsável pelo esforço final para fazer o protótipo #20 derrotar o #14 no duelo interno da marca de Stuttgart. Por 0s1 de diferença na média das quatro melhores voltas de cada carro, ele e Timo Bernhard é que terminaram na frente o treino classificatório.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

SIGAM-ME OS BONS

Rubens Barrichello conquistou uma vantagem importante na luta pelo título em Curitiba. O piloto da Full Time voou na parte final da classificação deste sábado (29) e vai sair na pole pela segunda vez na temporada 2014. Daniel Serra vai dividir com o veterano a primeira fila. Entre os rivais diretos pela taça, os mais próximos são Cacá Bueno, que sai em terceiro. O vice-líder Átila Abreu obteve a quarta posição, logo à frente de Thiago Camilo. Também na briga, Allam Khodair será o sétimo colocado.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.