Porsche de Hülkenberg comanda segunda sessão chuvosa de treinos livres em Spa no Mundial de Endurance
A segunda sessão de treinos livres do Mundial de Endurance foi disputada debaixo de muita chuva em Spa-Francorchamps nesta quinta-feira (30). E o melhor tempo novamente ficou com a Porsche, mas desta vez com o carro pilotado por Earl Bamber, Nico Hülkenberg e Nick Tandy
Debaixo de muita chuva, a Porsche voltou a liderar as atividades em Spa-Francorchamps nesta quinta-feira (30), para a segunda etapa da temporada 2015 do Mundial de Endurance. E o mais veloz da segunda sessão de treinos livres foi o neozelandês Earl Bamber, abordo do 919 Hybrid #19, que divide com Nico Hülkenberg e Nick Tandy na prova belga.
Na verdade, as equipes pouco andaram pelo traiçoeiro circuito de Spa sob chuva pesada. Foram apenas voltas mais cautelosas para testar o acerto e avaliar os pneus. Dessa forma, Bamber completou somente quatro giros e virou no melhor deles 2min25s495, pouco mais de dez segundos mais lento que a marca registrada pelo Porsche #18 no TL1, também realizado com pista molhada.
Relacionadas
A segunda posição na tabela ficou com o trio Timo Bernhard, Mark Webber e Brendon Hartley, que compartilham o outro 919 da fábrica alemã. A diferença foi de quase meio segundo para os líderes. O Audi de Marcel Fässler, André Lotterer e Benoît Tréluyer completou os três mais rápidos da LMP1, a classe principal. Por conta do acidente de Oliver Jarvis na primeira sessão, o brasileiro Lucas Di Grassi, no Audi #8, sequer pode deixar os boxes.
Na categoria LMP2, novamente a trinca do Dome Nissan, Jonny Kane, Danny Watts e Nick Leventis, foi a mais rápida – e ainda ficou no sétimo posto na classificação geral. Também na mesma classe, o brasileiro Pipo Derani terminou com o quarto melhor tempo – décimo posto no geral.
Na GTE Pro, o melhor foi Richard Lietz, que ficou com a 11ª posição na lista total. Fernando Rees, que divide o Aston Martin #99 com Alex MacDowall e Richie Stanaway, veio logo atrás, em 12º. Na GTE Am, a liderança ficou com Emmanuel Collard, Francois Perrodo e Rui Aguas, a bordo da Ferrari 458 Italia.
A Toyota ainda trabalha para recuperar o modelo de Kazuki Nakajima, que se envolveu em um acidente ainda no TL1, com o Audi de Oliver Jarvis. O japonês está fora da etapa belga por conta de uma vértebra fraturada. Já a equipe alemã tenta preparar o carro #8 para o terceiro treino e a classificação nesta sexta-feira.
WEC, 6 Horas de Spa-Francorchamps, Treino livre 2:
1 | 19 |
NICO HÜLKENBERG EARL BAMBER NICK TANDY |
ALE NLZ ING | P1 |
PORSCHE Porsche 919 Híbrido | 2:25.495 | ||
2 | 17 |
TIMO BERNHARD MARK WEBBER BRANDON HARTLEY |
ALE AUS NZL | P1 |
PORSCHE Porsche 919 Híbrido | 2:25.984 | +0.489 | |
3 | 7 |
MARCEL FÄSSLER ANDRÉ LOTTERER BENOÎT TRÉLUYER |
SUI ALE FRA | P1 |
AUDI SPORT TEAM JOEST Audi R18 e-tron quattro Híbrido | 2:26.183 | +0.688 | |
4 | 18 |
ROMAIN DUMAS NEEL JANI MARC LIEB |
FRA SUI ALE | P1 |
PORSCHE Porsche 919 Híbrido | 2:26.721 | +1.226 | |
5 | 9 |
FILIPE ALBUQUERQUE MARCO BONANOMI RENÉ RAST |
POT ITA ALE | P1 |
AUDI SPORT TEAM JOEST Audi R18 e-tron quattro Híbrido | 2:28.056 | +2.561 | |
6 | 2 |
ALEXANDER WURZ STÉPHANE SARRAZIN MIKE CONWAY |
AUT FRA ING | P1 |
TOYOTA TS 040 Híbrido | 2:28.732 | +3.237 | |
7 | 42 |
NICK LEVENTIS DANNY WATTS JONNY KANE |
ING ING ING | P2 |
STRAKKA Dome S103 Nissan | 2:34.370 | +8.875 | |
8 | 38 |
SIMON DOLAN MITCHEL EVANS HARRY TINCKNELL |
ING ING ING | P2 |
GIBSON 015S Nissan | 2:34.847 | +9.352 | |
9 | 26 |
ROMAN RUSINOV SAM BIRD JULIEN CANAL |
RUS ING FRA | P2 |
G-DRIVE Ligier JS P2 Nissan | 2:36.571 | +11.076 | |
10 | 28 |
GUSTAVO YACAMÁN PIPO DERANI RICARDO GONZÁLEZ |
COL BRA MEX | P2 |
G-DRIVE Ligier JS P2 Nissan | 2:36.638 | +11.143 | |
11 | 92 |
FRÉDÉRIC MAKOWIECKI PATRICK PILET |
FRA FRA |
GTE PRO |
PORSCHE MANTHEY Porsche 911 RSR | 2:37.058 | +11.563 | |
12 | 99 |
ALEX MACDOWALL RICHIE STANAWAY FERNANDO REES |
ING NZL BRA |
GTE PRO |
ASTON MARTIN Aston Martin Vantage V8 | 2:37.356 | +11.861 | |
13 | 97 |
DARREN TURNER STEFAN MÜCKER ROB BELL |
ING ALE ING |
GTE PRO |
ASTON MARTIN Aston Martin Vantage V8 | 2:37.428 | +11.933 | |
14 | 51 |
GIANMARIA BRUNI TONI VILANDER |
ITA ITA |
GTE PRO |
AF CORSE Ferrari F458 Italia | 2:37.717 | +12.222 | |
15 | 91 |
SVEN MÜLLER KÉVIN ESTRE |
ALE FRA |
GTE PRO |
PORSCHE Porsche 911 RSR | 2:38.217 | +12.722 | |
16 | 71 |
DAVIDE RIGON JAMES CALADO |
ITA ING |
GTE PRO |
AF CORSE Ferrari F458 Italia | 2:38.301 | +12.806 | |
17 | 95 |
CHRISTOFFER NYGAARD MARCO SORENSEN JONATHAN ADAM |
DIN DIN ESC |
GTE PRO |
ASTON MARTIN Aston Martin Vantage V8 | 2:38.469 | +12.974 | |
18 | 43 |
PIERRE RAGUES OLIVER WEBB ZOEL AMBERG |
FRA ING SUI | P2 |
MORGAN EVO Sard | 2:39.852 | +14.357 | |
19 | 83 |
FRANÇOIS PERRODO EMMANUEL COLLARD RUI ÁGUAS |
FRA FRA POR |
GTE AM |
AF CORSE Ferrari F458 Italia | 2:41.645 | +16.150 | |
20 | 50 |
KRISTIAN POULSEN GIANLUCA RODA PAOLO RUBERTI |
DIN ITA ITA |
GTE AM |
LARBRE Chevrolet Corvette C7 | 2:41.798 | +16.303 | |
21 | 77 |
PATRICK DEMPSEY PATRICK LONG MARCO SEEFRIED |
EUA EUA ALE |
GTE AM |
PROTON Porsche 911 RSR | 2:41.949 | +16.454 | |
22 | 55 |
DUNCAN CAMERON MATT GRIFFIN ALEXANDER MORTIMER |
ING IRL ING |
GTE AM |
FERRARI Ferrari F458 Italia | 2:42.551 | +17.056 | |
23 | 96 |
FRANCESCO CASTELLACCI ROALD GÖTHE STUART HALL |
ITA ALE ING |
GTE AM |
ASTON MARTIN Aston Martin Vantage V8 | 2:43.011 | +17.516 | |
24 | 4 |
SIMON TRUMMER VITANTONIO LIUZZI CHRISTIAN KLIEN |
SUI ITA AUT | P1 |
BYKOLLES CLM P1/01 ERA | 2:43.157 | +17.662 | |
25 | 98 |
PAUL DALLA LANA PEDRO LAMY MATHIAS LAUDA |
CAN POR AUT |
GTE AM |
ASTON MARTIN Aston Martin Vantage V8 | 2:43.333 | +17.838 | |
26 | 88 |
CHRISTIAN RIED KHALED AL-QUBAISI KLAUS BACHLER |
ALE EAU AUT |
GTE AM |
PROTON Porsche 911 RSR | 2:45.022 | +19.527 | |
27 | 31 |
ED BROWN JON FOGARTY JOHANNER VAN OVERBEEK |
EUA EUA EUA | P2 |
EXTREME SPEED HPD ARX 03B HPD | 2:45.822 | +20.327 | |
28 | 36 |
PAUL-LAUP CHATIN NELSON PANCIATICI VINCENT CAPILLAIRE |
FRA FRA FRA | P2 |
ALPINE A450 B Nissan | 2:46.495 | +21.000 | |
29 | 1 |
ANTHONY DAVIDSON KAZUKI NAKAJIMA SÉBASTIEN BUEMI |
ING JAP SUI | P1 |
TOYOTA TS 040 Híbrido | |||
30 | 8 |
LUCAS DI GRASSI LOÏC DUVAL OLIVER JARVIS |
BRA FRA ING | P1 |
AUDI SPORT TEAM JOEST Audi R18 e-tron quattro Híbrido | |||
31 | 30 |
SCOTT SHARP RYAN DALZIEL DAVID HEINEMEIER |
EUA ING DIN | P2 |
EXTREME SPEED HPD ARX 03B HPD | |||
32 | 35 |
JACQUES NICOLET JEAN-MARC MERLIN ERIK MARIS |
FRA FRA FRA | P2 |
OAK Ligier JS P2 Nissan | |||
33 | 47 |
NICOLAS LAPIERRE RICHARD BRADLEY MATT HOWSON |
FRA ING ING | P2 |
KCMG Oreca 05 Nissan | |||
34 | 72 |
VIKTOR SHAYTAR ANDREA BERTOLINI ALEXEY BASOV |
RUS ITA RUS |
GTE AM |
SMP Ferrari F458 | |||
Carro-chefe da trilha sonora do Mundial de Motovelocidade nos últimos anos, o hino da Espanha anda um tanto sumido do campeonato. Nesse início de temporada, o país de Rafa Nadal, Enrique Iglesias e Fernando Alonso viu sua flâmula no topo do pódio apenas uma vez das nove possíveis, o que configura o pior início de ano para os espanhóis em uma década. Desde 2009, a Espanha passou pelas primeiras três etapas do calendário — contabilizando as corridas das três classes — com, pelo menos, quatro triunfos.
Por meio de um 'familiar', o GRANDE PRÊMIO conversou com o austríaco Rudolf Ratzenberger, pai de Roland, morto há 21 anos no mesmo final de semana que Ayrton Senna perdeu a vida na pista italiana de Ímola, o “gêmeo desigual”. Em relato, Rudolf revela os três maiores sonhos do filho e diz ter “lembrança honrosa” do brasileiro, que carregava uma bandeira da Áustria na Williams que bateu na Tamburello. "Faz 20 anos, e Roland vive ainda conosco"
A frustração que vive neste momento na McLaren Honda pode ser a deixa para uma “compreensível aposentadoria" de Fernando Alonso na F1. A opinião é de Nelsinho Piquet, que dividiu a Renault com o bicampeão de 33 anos entre 2008 e 2009. "É frustrante, porque você é o melhor, mas anda em nono, décimo", disse Piquet. "Eu entenderia se ele decidisse se aposentar", completou o filho do tricampeão