Porsche de Hülkenberg comanda segunda sessão chuvosa de treinos livres em Spa no Mundial de Endurance

A segunda sessão de treinos livres do Mundial de Endurance foi disputada debaixo de muita chuva em Spa-Francorchamps nesta quinta-feira (30). E o melhor tempo novamente ficou com a Porsche, mas desta vez com o carro pilotado por Earl Bamber, Nico Hülkenberg e Nick Tandy

Debaixo de muita chuva, a Porsche voltou a liderar as atividades em Spa-Francorchamps nesta quinta-feira (30), para a segunda etapa da temporada 2015 do Mundial de Endurance. E o mais veloz da segunda sessão de treinos livres foi o neozelandês Earl Bamber, abordo do 919 Hybrid #19, que divide com Nico Hülkenberg e Nick Tandy na prova belga.

Na verdade, as equipes pouco andaram pelo traiçoeiro circuito de Spa sob chuva pesada. Foram apenas voltas mais cautelosas para testar o acerto e avaliar os pneus. Dessa forma, Bamber completou somente quatro giros e virou no melhor deles 2min25s495, pouco mais de dez segundos mais lento que a marca registrada pelo Porsche #18 no TL1, também realizado com pista molhada.

Porsche de Earl Bamber, Nico Hülkenberg e Nick Tandy em Spa (Foto: WEC)

A segunda posição na tabela ficou com o trio Timo Bernhard, Mark Webber e Brendon Hartley, que compartilham o outro 919 da fábrica alemã. A diferença foi de quase meio segundo para os líderes. O Audi de Marcel Fässler, André Lotterer e Benoît Tréluyer completou os três mais rápidos da LMP1, a classe principal. Por conta do acidente de Oliver Jarvis na primeira sessão, o brasileiro Lucas Di Grassi, no Audi #8, sequer pode deixar os boxes.

Na categoria LMP2, novamente a trinca do Dome Nissan, Jonny Kane, Danny Watts e Nick Leventis, foi a mais rápida – e ainda ficou no sétimo posto na classificação geral. Também na mesma classe, o brasileiro Pipo Derani terminou com o quarto melhor tempo – décimo posto no geral.

Na GTE Pro, o melhor foi Richard Lietz, que ficou com a 11ª posição na lista total. Fernando Rees, que divide o Aston Martin #99 com Alex MacDowall e Richie Stanaway, veio logo atrás, em 12º. Na GTE Am, a liderança ficou com Emmanuel Collard, Francois Perrodo e Rui Aguas, a bordo da Ferrari 458 Italia.

A Toyota ainda trabalha para recuperar o modelo de Kazuki Nakajima, que se envolveu em um acidente ainda no TL1, com o Audi de Oliver Jarvis. O japonês está fora da etapa belga por conta de uma vértebra fraturada. Já a equipe alemã tenta preparar o carro #8 para o terceiro treino e a classificação nesta sexta-feira.

WEC, 6 Horas de Spa-Francorchamps, Treino livre 2:

1 19 NICO HÜLKENBERG
EARL BAMBER
NICK TANDY
ALE
NLZ
ING
P1 PORSCHE
Porsche 919
Híbrido
2:25.495    
 
 
2 17 TIMO BERNHARD
MARK WEBBER
BRANDON HARTLEY
ALE
AUS
NZL
P1 PORSCHE
Porsche 919
Híbrido
2:25.984 +0.489  
 
 
3 7 MARCEL FÄSSLER
ANDRÉ LOTTERER
BENOÎT TRÉLUYER
SUI
ALE
FRA
P1 AUDI SPORT TEAM JOEST
Audi R18 e-tron quattro
Híbrido
2:26.183 +0.688  
 
 
4 18 ROMAIN DUMAS
NEEL JANI
MARC LIEB
FRA
SUI
ALE
P1 PORSCHE
Porsche 919
Híbrido
2:26.721 +1.226  
 
 
5 9 FILIPE ALBUQUERQUE
MARCO BONANOMI
RENÉ RAST
POT
ITA
ALE
P1 AUDI SPORT TEAM JOEST
Audi R18 e-tron quattro
Híbrido
2:28.056 +2.561  
 
 
6 2 ALEXANDER WURZ
STÉPHANE SARRAZIN
MIKE CONWAY
AUT
FRA
ING
P1 TOYOTA
TS 040
Híbrido
2:28.732 +3.237  
 
 
7 42 NICK LEVENTIS
DANNY WATTS
JONNY KANE
ING
ING
ING
P2 STRAKKA
Dome S103
Nissan
2:34.370 +8.875  
 
 
8 38 SIMON DOLAN
MITCHEL EVANS
HARRY TINCKNELL
ING
ING
ING
P2 GIBSON
015S
Nissan
2:34.847 +9.352  
 
 
9 26 ROMAN RUSINOV
SAM BIRD
JULIEN CANAL
RUS
ING
FRA
P2 G-DRIVE
Ligier JS P2
Nissan
2:36.571 +11.076  
 
 
10 28 GUSTAVO YACAMÁN
PIPO DERANI
RICARDO GONZÁLEZ
COL
BRA
MEX
P2 G-DRIVE
Ligier JS P2
Nissan
2:36.638 +11.143  
 
 
11 92 FRÉDÉRIC MAKOWIECKI
PATRICK PILET

FRA
FRA
GTE
PRO
PORSCHE MANTHEY
Porsche 911 RSR
2:37.058 +11.563  
 
 
12 99 ALEX MACDOWALL
RICHIE STANAWAY
FERNANDO REES
ING
NZL
BRA
GTE
PRO
ASTON MARTIN
Aston Martin Vantage V8
2:37.356 +11.861  
 
 
13 97 DARREN TURNER
STEFAN MÜCKER
ROB BELL
ING
ALE
ING
GTE
PRO
ASTON MARTIN
Aston Martin Vantage V8
2:37.428 +11.933  
 
 
14 51 GIANMARIA BRUNI
TONI VILANDER
ITA
ITA
GTE
PRO
AF CORSE
Ferrari F458 Italia
2:37.717 +12.222  
 
 
15 91 SVEN MÜLLER
KÉVIN ESTRE
ALE
FRA
GTE
PRO
PORSCHE
Porsche 911 RSR
2:38.217 +12.722  
 
 
16 71 DAVIDE RIGON
JAMES CALADO
ITA
ING
GTE
PRO
AF CORSE
Ferrari F458 Italia
2:38.301 +12.806  
 
 
17 95 CHRISTOFFER NYGAARD
MARCO SORENSEN
JONATHAN ADAM
DIN
DIN
ESC
GTE
PRO
ASTON MARTIN
Aston Martin Vantage V8
2:38.469 +12.974  
 
 
18 43 PIERRE RAGUES
OLIVER WEBB
ZOEL AMBERG
FRA
ING
SUI
P2 MORGAN
EVO
Sard
2:39.852 +14.357  
 
 
19 83 FRANÇOIS PERRODO
EMMANUEL COLLARD
RUI ÁGUAS
FRA
FRA
POR
GTE
AM
AF CORSE
Ferrari F458 Italia
2:41.645 +16.150  
 
 
20 50 KRISTIAN POULSEN
GIANLUCA RODA
PAOLO RUBERTI
DIN
ITA
ITA
GTE
AM
LARBRE
Chevrolet Corvette C7
2:41.798 +16.303  
 
 
21 77 PATRICK DEMPSEY
PATRICK LONG
MARCO SEEFRIED
EUA
EUA
ALE
GTE
AM
PROTON
Porsche 911 RSR
2:41.949 +16.454  
 
 
22 55 DUNCAN CAMERON
MATT GRIFFIN
ALEXANDER MORTIMER
ING
IRL
ING
GTE
AM
FERRARI
Ferrari F458 Italia
2:42.551 +17.056  
 
 
23 96 FRANCESCO CASTELLACCI
ROALD GÖTHE
STUART HALL
ITA
ALE
ING
GTE
AM
ASTON MARTIN
Aston Martin Vantage V8
2:43.011 +17.516  
 
 
24 4 SIMON TRUMMER
VITANTONIO LIUZZI
CHRISTIAN KLIEN
SUI
ITA
AUT
P1 BYKOLLES
CLM P1/01
ERA
2:43.157 +17.662  
 
 
25 98 PAUL DALLA LANA
PEDRO LAMY
MATHIAS LAUDA
CAN
POR
AUT
GTE
AM
ASTON MARTIN
Aston Martin Vantage V8
2:43.333 +17.838  
 
 
26 88 CHRISTIAN RIED
KHALED AL-QUBAISI
KLAUS BACHLER
ALE
EAU
AUT
GTE
AM
PROTON
Porsche 911 RSR
2:45.022 +19.527  
 
 
27 31 ED BROWN
JON FOGARTY
JOHANNER VAN OVERBEEK
EUA
EUA
EUA
P2 EXTREME SPEED
HPD ARX 03B
HPD
2:45.822 +20.327  
 
 
28 36 PAUL-LAUP CHATIN
NELSON PANCIATICI
VINCENT CAPILLAIRE
FRA
FRA
FRA
P2 ALPINE
A450 B
Nissan
2:46.495 +21.000  
 
 
29 1 ANTHONY DAVIDSON
KAZUKI NAKAJIMA
SÉBASTIEN BUEMI
ING
JAP
SUI
P1 TOYOTA
TS 040
Híbrido
     
 
 
30 8 LUCAS DI GRASSI
LOÏC DUVAL
OLIVER JARVIS
BRA
FRA
ING
P1 AUDI SPORT TEAM JOEST
Audi R18 e-tron quattro
Híbrido
     
 
 
31 30 SCOTT SHARP
RYAN DALZIEL
DAVID HEINEMEIER
EUA
ING
DIN
P2 EXTREME SPEED
HPD ARX 03B
HPD
     
 
 
32 35 JACQUES NICOLET
JEAN-MARC MERLIN
ERIK MARIS
FRA
FRA
FRA
P2 OAK
Ligier JS P2
Nissan
     
 
 
33 47 NICOLAS LAPIERRE
RICHARD BRADLEY
MATT HOWSON
FRA
ING
ING
P2 KCMG
Oreca 05
Nissan
     
 
 
34 72 VIKTOR SHAYTAR
ANDREA BERTOLINI
ALEXEY BASOV
RUS
ITA
RUS
GTE
AM
SMP
Ferrari F458
     
 
 

A ARMADA ESPANHOLA

Carro-chefe da trilha sonora do Mundial de Motovelocidade nos últimos anos, o hino da Espanha anda um tanto sumido do campeonato. Nesse início de temporada, o país de Rafa Nadal, Enrique Iglesias e Fernando Alonso viu sua flâmula no topo do pódio apenas uma vez das nove possíveis, o que configura o pior início de ano para os espanhóis em uma década. Desde 2009, a Espanha passou pelas primeiras três etapas do calendário — contabilizando as corridas das três classes — com, pelo menos, quatro triunfos.

MORTO HÁ 21 ANOS

Por meio de um 'familiar', o GRANDE PRÊMIO conversou com o austríaco Rudolf Ratzenberger, pai de Roland, morto há 21 anos no mesmo final de semana que Ayrton Senna perdeu a vida na pista italiana de Ímola, o “gêmeo desigual”. Em relato, Rudolf revela os três maiores sonhos do filho e diz ter “lembrança honrosa” do brasileiro, que carregava uma bandeira da Áustria na Williams que bateu na Tamburello. "Faz 20 anos, e Roland vive ainda conosco"

FRUSTRAÇÃO E APOSENTADORIA

A frustração que vive neste momento na McLaren Honda pode ser a deixa para uma “compreensível aposentadoria" de Fernando Alonso na F1. A opinião é de Nelsinho Piquet, que dividiu a Renault com o bicampeão de 33 anos entre 2008 e 2009. "É frustrante, porque você é o melhor, mas anda em nono, décimo", disse Piquet. "Eu entenderia se ele decidisse se aposentar", completou o filho do tricampeão

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.