Porsche comanda classificação em Spa e coloca trio de Webber na pole. Na estreia no WEC, Hülkenberg é 2º

A Porsche determinou o ritmo em Spa-Francorchamps nesta sexta-feira (1). E botou seus três protótipos no top-3 do grid belga para a corrida de seis horas do WEC, a segunda da temporada 2015. Mark Webber, Timo Bernhard e Brendon Hartley vão puxar o pelotão da marca alemã neste sábado (1). O brasileiro Lucas Di Grassi, com o Audi da LMP1, ficou com a quinta posição

A Porsche confirmou a grande performance que vem apresentando em Spa-Francorchamps e, nesta sexta-feira (1), garantiu a posição de honra do grid para a corrida de seis horas na mais famosa pista belga, que recebe no fim de semana a segunda etapa do Mundial de Endurance em 2015. Mas só a pole não bastava para a marca alemã. A charmosa equipe ainda colocou seus os outros dois protótipos na segunda e na terceira colocações, esnobando a concorrência.

A sessão, ao contrário dos primeiros treinos livres, foi realizada com pista seca. E o tempo mais rápido registrado na classificação da classe LMP1 foi do trio formado por Timo Bernhard, Mark Webber e Brendon Hartley, que divide o 919 Hybrid #17. A trinca obteve as duas voltas mais rápidas na atividade decisiva e, com 1min54s767, assegurou a pole-position.

Timo Bernhard, Mark Webber e Brendon Hartley vão largar na pole em Spa no WEC (Foto: WEC)

A segunda colocação no grid ficou com os colegas do Porsche #19, que é pilotado por Nico Hülkenberg, piloto da Force India na F1 e que estreia no WEC, Earl Bamber e Nick Tandy. O desempenho do trio se converteu no tempo de 1min55s025 — a média dos giros mais velozes no treino. A marca foi ainda 0s258 pior que a dos ponteiros. Pouco mais de meio segundo acima, Romain Dumas, Neel Jani e Marc Lieb asseguraram o terceiro posto, com média em 1min55s284.

O Audi melhor classificado para o grid em Spa foi o #7. Marcel Fassler, André Loetter e Benoît Tréluyer, que lideraram a terceira sessão livre, cravaram 1min55s540. 1s7 atrás dos poles, foi a marca alcançada pelo outro modelo da equipe das quatro argolas. O trio Lucas Di Grassi, Loic Duval e Oliver Jarvis se recuperaram depois do acidente de quinta-feira e terminaram o treino com a quinta posição.

Na LMP2, o mais rápido foi o trio do Ligier JS Nissan #26 formado por Roman Rusinov, Julien Canal e Sam Bird. E o registro que os colocou na frente veio em 2min07s761. Na classificação completa, a equipe sai em décimo.

Na mesma classe, o paulista Pipo Derani, que compartilha o também Ligier JS Nissan #28 com Gustavo Yacamán e Ricardo Gonzalez, vai sair da 13ª colocação no geral.

O brasileiro Fernando Rees, que divide o Aston Martin Vantage #99 com Alex MacDowall e Richie Stanaway, cravou o melhor tempo da classe GTE Pro no treino oficial, com a marca de 2min16s840 – a média das duas voltas rápidas também. Já na GTE Am, a Aston Martin também foi a mais veloz, com Paul Dalla Lana, Pedro Lamy e Mathias Lauda.

A largada para as 6 Horas de Spa-Francorchamps, na Bélgica, está marcada para as 9h30 (de Brasília), neste sábado (2).

WEC, 6 Horas de Spa-Francorchamps, Grid de largada:
 
1 17 TIMO BERNHARD
MARK WEBBER
BRANDON HARTLEY
ALE
AUS
NZL
P1 PORSCHE
Porsche 919
Híbrido
1:54.767    
 
 
2 19 NICO HÜLKENBERG
EARL BAMBER
NICK TANDY
ALE
NLZ
ING
P1 PORSCHE
Porsche 919
Híbrido
1:55.025 +0.258  
 
 
3 18 ROMAIN DUMAS
NEEL JANI
MARC LIEB
FRA
SUI
ALE
P1 PORSCHE
Porsche 919
Híbrido
1:55.284 +0.517  
 
 
4 7 MARCEL FÄSSLER
ANDRÉ LOTTERER
BENOÎT TRÉLUYER
SUI
ALE
FRA
P1 AUDI SPORT TEAM JOEST
Audi R18 e-tron quattro
Híbrido
1:55.540 +0.773  
 
 
5 8 LUCAS DI GRASSI
LOÏC DUVAL
OLIVER JARVIS
BRA
FRA
ING
P1 AUDI SPORT TEAM JOEST
Audi R18 e-tron quattro
Híbrido
1:56.541 +1.774  
 
 
6 1 ANTHONY DAVIDSON
KAZUKI NAKAJIMA
SÉBASTIEN BUEMI
ING
JAP
SUI
P1 TOYOTA
TS 040
Híbrido
1:57.487 +2.720  
 
 
7 2 ALEXANDER WURZ
STÉPHANE SARRAZIN
MIKE CONWAY
AUT
FRA
ING
P1 TOYOTA
TS 040
Híbrido
1:57.929 +3.162  
 
 
8 9 FILIPE ALBUQUERQUE
MARCO BONANOMI
RENÉ RAST
POT
ITA
ALE
P1 AUDI SPORT TEAM JOEST
Audi R18 e-tron quattro
Híbrido
1:58.000 +3.233  
 
 
9 4 SIMON TRUMMER
VITANTONIO LIUZZI
CHRISTIAN KLIEN
SUI
ITA
AUT
P1 BYKOLLES
CLM P1/01
ERA
2:07.286 +12.519  
 
 
10 26 ROMAN RUSINOV
SAM BIRD
JULIEN CANAL
RUS
ING
FRA
P2 G-DRIVE
Ligier JS P2
Nissan
2:07.761 +12.994  
 
 
11 47 NICOLAS LAPIERRE
RICHARD BRADLEY
MATT HOWSON
FRA
ING
ING
P2 KCMG
Oreca 05
Nissan
2:07.970 +13.203  
 
 
12 43 PIERRE RAGUES
OLIVER WEBB
ZOEL AMBERG
FRA
ING
SUI
P2 MORGAN
EVO
Sard
2:08.055 +13.288  
 
 
13 28 GUSTAVO YACAMÁN
PIPO DERANI
RICARDO GONZÁLEZ
COL
BRA
MEX
P2 G-DRIVE
Ligier JS P2
Nissan
2:08.258 +13.491  
 
 
14 38 SIMON DOLAN
MITCHEL EVANS
HARRY TINCKNELL
ING
ING
ING
P2 GIBSON
015S
Nissan
2:08.329 +13.562  
 
 
15 36 PAUL-LOUP CHATIN
NELSON PANCIATICI
VINCENT CAPILLAIRE
FRA
FRA
FRA
P2 ALPINE
A450 B
Nissan
2:08.901 +14.134  
 
 
16 30 SCOTT SHARP
RYAN DALZIEL
DAVID HEINEMEIER
EUA
ING
DIN
P2 EXTREME SPEED
HPD ARX 03B
HPD
2:09.989 +15.222  
 
 
17 42 NICK LEVENTIS
DANNY WATTS
JONNY KANE
ING
ING
ING
P2 STRAKKA
Dome S103
Nissan
2:11.655 +16.888  
 
 
18 31 ED BROWN
JON FOGARTY
JOHANNER VAN OVERBEEK
EUA
EUA
EUA
P2 EXTREME SPEED
HPD ARX 03B
HPD
2:16.721 +21.954  
 
 
19 99 ALEX MACDOWALL
RICHIE STANAWAY
FERNANDO REES
ING
NZL
BRA
GTE
PRO
ASTON MARTIN
Aston Martin Vantage V8
2:16.840 +22.073  
 
 
20 51 GIANMARIA BRUNI
TONI VILANDER
ITA
ITA
GTE
PRO
AF CORSE
Ferrari F458 Italia
2:16.910 +22.143  
 
 
21 71 DAVIDE RIGON
JAMES CALADO
ITA
ING
GTE
PRO
AF CORSE
Ferrari F458 Italia
2:17.231 +22.464  
 
 
22 95 CHRISTOFFER NYGAARD
MARCO SORENSEN
JONATHAN ADAM
DIN
DIN
ESC
GTE
PRO
ASTON MARTIN
Aston Martin Vantage V8
2:17.526 +22.759  
 
 
23 91 SVEN MÜLLER
KÉVIN ESTRE
ALE
FRA
GTE
PRO
PORSCHE
Porsche 911 RSR
2:17.757 +22.990  
 
 
24 92 FRÉDÉRIC MAKOWIECKI
RICHARD LIETZ

FRA
AUT
GTE
PRO
PORSCHE MANTHEY
Porsche 911 RSR
2:18.038 +23.271  
 
 
25 35 JACQUES NICOLET
JEAN-MARC MERLIN
ERIK MARIS
FRA
FRA
FRA
P2 OAK
Ligier JS P2
Nissan
2:18.487 +23.720  
 
 
26 98 PAUL DALLA LANA
PEDRO LAMY
MATHIAS LAUDA
CAN
POR
AUT
GTE
AM
ASTON MARTIN
Aston Martin Vantage V8
2:19.578 +24.811  
 
 
27 50 KRISTIAN POULSEN
GIANLUCA RODA
PAOLO RUBERTI
DIN
ITA
ITA
GTE
AM
LARBRE
Chevrolet Corvette C7
2:20.694 +25.927  
 
 
28 88 CHRISTIAN RIED
KHALED AL-QUBAISI
KLAUS BACHLER
ALE
EAU
AUT
GTE
AM
PROTON
Porsche 911 RSR
2:21.432 +26.665  
 
 
29 55 DUNCAN CAMERON
MATT GRIFFIN
ALEXANDER MORTIMER
ING
IRL
ING
GTE
AM
FERRARI
Ferrari F458 Italia
2:21.893 +27.126  
 
 
30 83 FRANÇOIS PERRODO
EMMANUEL COLLARD
RUI ÁGUAS
FRA
FRA
POR
GTE
AM
AF CORSE
Ferrari F458 Italia
2:21.958 +27.191  
 
 
31 72 VIKTOR SHAYTAR
ANDREA BERTOLINI
ALEXEY BASOV
RUS
ITA
RUS
GTE
AM
SMP
Ferrari F458
2:22.909 +28.142  
 
 
32 77 PATRICK DEMPSEY
PATRICK LONG
MARCO SEEFRIED
EUA
EUA
ALE
GTE
AM
PROTON
Porsche 911 RSR
2:23.303 +28.536  
 
 
33 96 FRANCESCO CASTELLACCI
ROALD GÖTHE
STUART HALL
ITA
ALE
ING
GTE
AM
ASTON MARTIN
Aston Martin Vantage V8
2:24.519 +29.752  
 
 
34 97 DARREN TURNER
STEFAN MÜCKER
ROB BELL
ING
ALE
ING
GTE
PRO
ASTON MARTIN
Aston Martin Vantage V8
2:37.428 +42.661  
 
 

FOI HORRÍVEL

Há exatos 21 anos, o acidente fatal de Ayrton Senna na curva Tamburello, no circuito de Ímola, na Itália, chocava o Brasil e o mundo do esporte. O tricampeão do mundo, à época defendendo a Williams #2, morreu no auge quando buscava quebrar os recordes do pentacampeão Juan Manuel Fangio, o então maior dono de títulos da história da F1. Mais de duas décadas depois do momento que marcou — e mudou — a categoria, Bernie Ecclestone, dirigente máximo da F1, falou sobre o tema e relembrou seu carinho e, principalmente, dos fãs do esporte em relação ao piloto brasileiro

UM ANO DEPOIS

A temporada de 2014 foi marcante para a carreira de Rob Smedley. Engenheiro de corrida de Felipe Massa durante boa parte da sua trajetória por Maranello, o britânico foi convidado pela Williams para trabalhar ao lado de Pat Symonds no desenvolvimento do desempenho do time. O engenheiro assumiu o posto de diretor de performance durante o GP do Bahrein. Um ano depois, Smedley fez um balanço positivo do seu trabalho em Grove, destacou o sentimento mais otimista por parte do grupo e assegurou que a meta para 2015 é reposicionar a Williams à frente da Ferrari, hoje segunda força da F1, só atrás da Mercedes

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.