As 24 Horas de Daytona estão só no começo, mas seu primeiro sexto de prova foi bem agitado. Com exceção da primeira hora iniciada neste sábado (25), em que os pilotos e equipes procuraram estudar a dinâmica da disputa e seus rivais, daí em diante foi uma prova com muitas batalhas em todas as categorias. Na classificação geral e na DPi, a Mazda manteve o #77 na liderança. Depois dos stints realizados por Tristan Nunez, Olivier Pla assumiu o volante do protótipo.
A grande polêmica deste início das 24 Horas de Daytona foi a batida causada por Harry Tincknell, com o Mazda #55, que acertou o Acura Penske #7 pilotado por Helio Castroneves na entrada da Bus Stop. O brasileiro bateu forte na barreira de proteção, mas conseguiu levar o protótipo para a garagem. Depois de muito trabalho, os mecânicos da Penske conseguiram colocar o protótipo de volta à pista.
Na classe LMP2, o Oreca #52 da PR1 Mathiasen, agora pilotado por Nick Boulle, manteve a liderança. Na GTLM, a Porsche continua na frente, mas agora com o #912, pilotado neste momento por Mathieu Jaminet. A surpresa é a perda da segunda colocação do #911 para o BMW #24, com Chaz Mostert ao volante. Augusto Farfus só vai assumir o volante do carro bávaro no stint da noite. Na GTD, a Porsche mantém a ponta com o #9 da equipe Pfaff, que tem na pista no momento o alemão Lars Kern.
O Mazda #77 continua na frente das 24 Horas de Daytona (Foto: IMSA)
Saiba como foi a corrida após quatro horas em Daytona
Depois de uma primeira hora marcada pela força do Mazda #77 guiado por Oliver Jarvis, a sequência da prova foi bem mais agitada. A segunda hora foi razoavelmente tranquila na prova. Menos para um dos favoritos à vitória. Nasr deu azar ao pegar um grande pedaço de plástico que acabou por atrapalhar a jornada do Cadillac #31. O piloto teve de fazer um pit-stop não programado, o que levou a uma grande perda de tempo em relação aos líderes.
Jarvis seguiu na frente da classe DPi, com Juan Pablo Montoya em segundo para um terceiro stint na prova. A ordem permanecia inalterada também na LMP2: Ben Keating na frente, seguido por Ben Hanley.
Na GTLM e na GTD, protagonismo total da Porsche. Nick Tandy segurou a liderança da GT Le Mans, seguido de perto por Laurens Vanthoor, enquanto John Edwards, da BMW, aparecia em terceiro. Zacharie Robichon manteve a ponta na classe GTD, com Bill Auberlen, da BMW, subindo para segundo. Gar Robinson, companheiro de equipe de Fraga, continuava em 13º na classe e em 33º no geral.
A partir da terceira hora, o cenário começou a mudar bastante. Primeiro, por conta da troca de pilotos nos DPi: Tristan Nunez no lugar de Oliver Jarvis no Mazda #77, enquanto Dane Cameron substituiu Juan Pablo Montoya no Acura Penske #6. Kamui Kobayashi assumiu o lugar de Ryan Briscoe no Cadillac #10, enquanto Helio Castroneves assumiu o volante no lugar de Ricky Taylor e Pipo Derani passou a ocupar o assento que era antes de Nasr.
Mudanças também nas demais categorias. Simon Trummer assumiu o lugar de Ben Keating no Oreca LMP2 #52 da PR1 Mathiasen, enquanto Henrik Hedman começou a acelerar no seu stint no LMP2 da DragonSpeed.
Fred Makowiecki manteve o Porsche #911 na ponta da GTLM, seguido pelo #912, que passou a ser guiado por Earl Bamber. Chaz Mostert, companheiro de equipe de Augusto Farfus no BMW M8 GTE #24, teve a sua vez na pista, assim como Jordan Taylor no Corvette #3. E na GTD, Zach Robichon deu lugar ao jovem norueguês Dennis Olsen para seu stint, com Bill Auberlen em segundo.
Kamui Kobayashi assumiu a liderança para a Wayne Taylor Racing depois que Tristan Nunez partiu para fazer o quarto pit-stop do Mazda #77. Mas depois do ciclo de paradas para trocas de pneus e reabastecimento, Nunez voltou ao topo da prova, mas com o japonês cada vez mais perto.
Na GTLM, mudança importante na liderança. Bamber passou Makowiecki e colocou o Porsche #912 na ponta, com o #911 caindo para segundo. Na GTD, a briga era insana, roda a roda, no pelotão intermediário. Com o Aston Martin #98, Andrew Watson duelou lado a lado com Misha Goikhberg, com o Acura NSX #57, e levou a melhor na luta pelo nono lugar, com Alessandro Balzan, ao volante da Ferrari da Scuderia Corsa, aparecendo logo atrás. Já o Porsche 911 GT3 R da Pfaff, do líder Dennis Olsen, fez mais um pit-stop, mas sem troca de pilotos.
Não demorou muito para que Kobayashi chegasse de vez em Nunez. Na raça, o japonês colocou o Cadillac DPi #10 por dentro na curva 1 e passou o Mazda #77 para assumir a liderança das 24 Horas de Daytona. O japonês não apenas fez a ultrapassagem, mas abriu considerável vantagem sobre o Mazda #77 de Nunez. Os Acura Penske apareciam em terceiro e quarto com Dane Cameron e Helio Castroneves, respectivamente.
A quarta hora da prova abriu com Tristan Nunez fazendo mais um pit-stop. Assim, o norte-americano perdeu momentaneamente o segundo lugar, na classificação geral e na classe DPi, para Sébastien Bourdais, com o Cadillac #5 da JDC-Miller. Pouco depois, Kobayashi entrou no pit-lane para o quinto pit-stop da Wayne Taylor Racing, mas permaneceu para mais um stint na pista.
Depois do seu pit-stop, Kobayashi voltou com o ritmo inferior ao de Nunez, que havia conseguido fazer grandes voltas depois da sua parada. E aí foi a vez de o americano dar o troco em 'Koba'. Com uma bela manobra de ultrapassagem, o Mazda #77 voltou a liderar as 24 Horas de Daytona, enquanto o outro carro japonês, o #55, fazia a então volta mais rápida da disputa. E, para piorar o cenário para Kobayashi e a Wayne Taylor Racing, o Cadillac #10 sofreu uma punição por excesso de ultrapassagem no pit-lane, tendo de pagar com um drive-through.
O primeiro incidente da corrida aconteceu pouco depois. Castroneves e Tincknell disputavam a terceira colocação da prova e se tocaram na entrada da curva Bus Stop. Quem levou a pior foi o brasileiro que, após o toque, bateu forte contra a barreira de proteção. Helio conseguiu voltar para a pista, mas por conta das avarias na traseira do Acura Penske, teve de recolher para a garagem. O #55 seguiu sem maiores danos, mas foi considerado culpado pela direção de prova pela batida. Tincknell foi punido com um drive-through logo depois.
Para completar a agitada quarta hora de prova, Kobayashi duelava com Bourdais pela segunda colocação. Com melhor rendimento, o japonês mostrava que seu Cadillac #10 tinha melhor rendimento em relação ao outro Cadillac, o #5. Com o pôr do sol prestes a chegar, a batalha era o grande momento da prova naquele momento. A ultrapassagem de 'Koba' finalmente foi consumada na volta 133.
Com a troca de pilotos no Mazda #77 e a entrada de Olivier Pla no lugar de Nunez, a liderança geral da prova chegou a passar para as mãos da outro Acura Penske, o #6, dos campeões Dane Cameron, Juan Pablo Montoya e Simon Pagenaud. Mas após o pit-stop, o #77 voltou à liderança depois de quatro horas em Daytona.
Relacionado
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.