Nakajima dá as caras no fim da 2ª tomada e põe Toyota na pole provisória em Le Mans. Di Grassi envolve #1 em novo acidente

O Audi #1 de Lucas Di Grassi voltou a andar nesta quinta-feira depois do acidente de Loïc Duval, mas o brasileiro protagonizou nova batida no segundo treino classificatório

Kazuki Nakajima tirou da Porsche a pole provisória para a 82ª posição nas 24 Horas de Le Mans para colocar a Toyota no topo da folha de tempos após a segunda das três tomadas de tempo que definem o grid da maior corrida de endurance do planeta. A última sessão acontece a partir das 17h (de Brasília) desta quinta-feira (12).

Mais uma vez, a sessão foi marcada por acidentes que tiraram boa parte do tempo de pista que as equipes tinham à disposição. Um desses acidentes envolveu Lucas Di Grassi no Audi R18 e-tron quattro #1.

Antes, que se fale dos tempos. Nakajima conseguiu achar sua volta mais rápida no final da sessão, frustrando a Porsche e o trio Timo Bernhard, Mark Webber e Brendon Hartley. Bernhard acabara de se tornar o primeiro a andar na casa de 3min22s, melhorando ainda mais o tempo que Hartley fizera na classificação 1. 

Toyota agora está na frente em Le Mans (Foto: Toyota)

Mas eis que surge Nakajima, estragando a alegria dos tedescos e com o lide do jornalista. O japonês fez 3min22s589, colocando na dianteira o #7 que divide com Alexander Wurz e Stéphane Sarrazin.

E o Porsche #14, de Romain Dumas, Marc Lieb e Neel Jani também foi rápido o bastante para virar 3min22s708, 0s8 mais veloz que o #20, para se colocar na segunda posição. A seguir aparece o Audi #3, de Oliver Jarvis, Marco Bonanomi e Filipe Albuquerque.

O #1 voltou a andar depois do horripilante acidente de Loïc Duval, mas novamente acertou o muro. Lucas Di Grassi perdeu a traseira na saída da curva Indianápolis e acertou o muro na parte interna na pista. Apesar do impacto, o brasileiro ia conseguindo voltar para os boxes quando chegou nele Leo Roussel, com o #29 da Pegasus, em volta rápida.

Di Grassi ia deixar o lado direito para o piloto da LMP2 passar, mas Roussel já estava indo pela linha da esquerda. Saiu da pista e bateu com força no muro, danificando bastante seu Morgan-Nissan. O Porsche #79 também se envolveu.

O lance fez Di Grassi ser chamado para a sala dos comissários. E deu mais trabalho para os mecânicos da Audi. Tom Kristensen e Marc Gené ainda não andaram com o R18 e terão de fazê-lo nesta noite.

Outra bandeira vermelha foi provocada pela Ferrari da classe GTE Pro de James Calado, que bateu nas curvas Porsche, mesmo lugar onde se acidentaram na quarta-feira Duval com o Audi e Fernando Rees com o Aston Martin.

Na LMP2, o #38 da Thiriet foi para a pole provisória, seguido de perto pelo #48 da Murphy e o #36 da Signatech Alpine. Na GTE Pro, nada de alterações: Gianmaria Bruni, Toni Vilander e Giancarlo Fisichella seguem na frente com a Ferrari da AF Corse. A Corvette, com o carro #73 de Antonio Garcia, derrubou um posto o #97 de Bruno Senna, Darren Turner e Stefan Mücke. Finalmente, na GTE Am, a SMP continua no topo com o #72 de Andrea Bertolini, Viktor Shaitar e Aleksey Basov.

O Zeod RC elétrico da Nissan registrou seus primeiros tempos e ocupa a 33ª posição no geral, no meio dos carros de gran-turismo.

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