López lidera em Le Mans após primeiras quatro horas e Alonso completa 1-2 da Toyota depois de andar na frente

O bicampeão mundial de F1 assumiu o volante do Toyota TS050 Hybrid #8 com 2h30min de prova no lugar de Sébastien Buemi e foi buscar o #7, pilotado por José María López. Fernando Alonso lidou melhor com o tráfego e passou o argentino, que ainda sofreu com um pneu furado, mas conseguiu reverter a vantagem do espanhol após um período de safety-car. Jenson Button, Daniel Serra e Felipe Nasr enfrentaram problemas neste início

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

A 86ª edição das 24 Horas de Le Mans teve início neste sábado (16) às 15h (horário local), 10h de Brasília, com toda a expectativa sobre o desempenho de Fernando Alonso. E o grande protagonista da prova deste ano não decepcionou nesta primeira parte da corrida. O bicampeão mundial de F1 assumiu a pilotagem do Toyota TS050 Hybrid #8 depois de Sébastien Buemi ter começado a prova com a tripulação. Após trocas de liderança com o Toyota #7, pilotado primeiramente por Mike Conway e depois por José María ‘Pechito’ López, Alonso conseguiu uma grande performance no tráfego e fez a ultrapassagem sobre o argentino para assumir a liderança. Contudo, López conseguiu reverter a desvantagem após um período de safety-car e retomou a dianteira.

 
Até o momento, a corrida com os incidentes naturais de Le Mans. Na largada, o LMP1 da By Kolles teve problemas e ficou para trás, mas logo conseguiu se recuperar para assumir uma posição entre os dez primeiros. Quem também passou por apuros na largada foi Andre Lotterer, vencedor em Le Mans, que tocou no Toyota de Buemi e teve o bico do seu Rebellion avariado.
 
A primeira das 24 horas de Le Mans foram tranquilas, com Conway liderando na LMP1, Jean-Éric Vergne na ponta da LMP2 com a G-Drive, Michael Christensen na frente com o Porsche 911 RSR #92 e Michael Wainwright na ponta da LMGTE-AM com o Porsche da Gulf Racing.
A cena que predomina em Le Mans: os dois Toyota fazem uma corrida isolada (Foto: Toyota Gazoo Racing)
Os primeiros problemas começaram a aparecer a partir do começo da segunda hora. A Ferrari 488 GTE Evo da AF Corse pilotada por James Calado, companheiro de equipe de Daniel Serra, teve o pneu traseiro esquerdo furado e teve de se arrastar até os boxes do time italiano. 
 
O então líder da LMGTE-AM se chocou na barreira de proteção e perdeu muitas posições, enquanto Ho-Pin Tung tinha problemas com o #38 da Jackie Chan. A sequência de problemas motivou o acionamento das chamadas ‘slow zones’, onde os pilotos têm de reduzir a velocidade por motivos de segurança.
 
Até aqui, a jornada de Jenson Button em Le Mans tem sido das mais difíceis. O britânico não tinha conseguido fazer seu stint na prova antes das quatro horas de prova por conta de problemas de sensor do LMP1 da SMP Racing. A tripulação do protótipo da equipe russa, formada também por Vitaly Petrov e Mikhail Aleshin, está parada nos boxes enquanto os mecânicos tentam resolver os problemas. O conjunto do carro #11 está em último lugar na prova. Só com quatro horas e meia que Button conseguiu finalmente acelerar.
Fernando Alonso acelera em Le Mans neste sábado e já sente o gosto de liderar (Foto: Toyota Gazoo Racing)
Felipe Nasr, outro que faz sua estreia em Le Mans, também chegou a ter problemas com seu LMP2 da Cetilar Villorba Corse e chegou a ficar na barreira de proteção, mas voltou à corrida.
 
Na classificação após quatro horas, Alonso liderou na LMP1 e no geral com vantagem de 53s360 para ‘Pechito’ López, da tripulação que ainda tem Kamui Kobayashi e Conway. Uma volta atrás, está o LMP1 #17 da SMP Racing, guiado pelo russo Egor Orudzhev. Mathias Beche vinha na quarta colocação com o Rebellion R13 #3. Bruno Senna, único brasileiro no grid da principal classe de Le Mans, vem em quinto com o LMP1 #1 da Rebellion, mas duas voltas atrás do outro carro da equipe suíça.
 
Na LMP2, a G-Drive vem varrendo a concorrência e agora tem Andrea Pizzitola na frente, com a tripulação que ainda tem Roman Rusinov e Jean-Éric Vergne. André Negrão aparece bem colocado, na segunda posição da classe após quatro horas de corrida, enquanto Felipe Nasr ocupa o 16º lugar na categoria. Juan Pablo Montoya aparece em 11º com o Ligier da United Autosports.
Felipe Nasr enfrentou problemas com seu LMP2 no primeiro quarto de prova (Foto: Reprodução)
Pela classe LMGTE-PRO, a Porsche vem dominando a disputa com sua equipe de fábrica. Kevin Estre cruzou a linha de chegada para a tripulação do #92 no primeiro sexto da corrida e tem 1min06s de frente para o segundo colocado, a BMW M8 pilotada no momento por Nicky Catsburg, enquanto Scott Dixon, com um Ford GT da Ganassi, surge em terceiro. Pipo Derani, que tem como um dos companheiros de equipe o italiano Antonio Giovinazzi, surge em quarto, logo à rente de outro Ford GT, o #67, que tem na sua tripulação Tony Kanaan.
 
Augusto Farfus ocupa o 11º da LMGTE-PRO com a BMW M8 GTE #82. E Serra, com um conjunto que busca se recuperar do furo no pneu no início da corrida, vem remando com a AF Corse. O trio formado por Daniel, James Calado e Alessandro Pier Guidi está em 14º na categoria e em 42º no total.

Mundial de Endurance, 24 Horas de Le Mans, parcial (após quatro horas):

1 7 MIKE CONWAY
KAMUI KOBAYASHI
JOSÉ MARÍA LÓPEZ
GBR
JAP
ARG
P1 TOYOTA GAZOO RACING
TS050
Híbrido
4:00:59.725 65 voltas  
 
 
2 8 SÉBASTIEN BUEMI
KAZUKI NAKAJIMA
FERNANDO ALONSO
SUI
JAP
ESP
P1 TOYOTA GAZOO RACING
TS050
Híbrido
+5.703    
 
 
3 12 STHÉPNAHE SARRAZIN
EGOR ORUDZHEV
MATEVOS ISAAKYAN
FRA
RUS
RUS
P1 SMP RACING
BR ENGINEERING-AER
+1 volta    
 
 
4 3 THOMAS LAURENT
MATHIAS BECHE
GUSTAVO MENEZES
FRA
SUI
EUA
P1 REBELLION RACING
Rebellion R13 – Gibson
+1 volta    
 
 
5 1 ANDRE LOTTERER
NEEL JANI
BRUNO SENNA
ALE
SUI
BRA
P1 REBELLION RACING
Rebellion R13 – Gibson
+2 voltas    
 
 
6 10 HENRIK HEDMAN
BEN HANLEY
RENGER VAN DER ZANDE
SUE
GBR
HOL
P1
DRAGONSPEED
BR ENGINEERING BR1-Gibson
+2 voltas    
 
 
7 26 ROMAN RUSINOV
ANDREA PIZZITOLA
JEAN-ÉRIC VERGNE
RUS
FRA
FRA
P2 G-DRIVE RACING
ORECA 07 – Gibson
+3 voltas    
 
 
8 4 OLIVER WEBB
DOMINIK KRAIHAMER
TOM DILLMANN
GBR
AUT
FRA
P1 BY KOLLES RACING TEAM
ENSO CLM P1/01 – Nismo
+3 voltas    
 
 
9 36 NICOLAS LAPIERRE
ANDRÉ NEGRÃO
PIERRE THIRIET
FRA
BRA
FRA
P2 SIGNATECH ALPINE MATMUT
ALPINE 470 – Gibson
+3 voltas    
 
 
10 39 VINCENT CAPILLAIRE
JONATHAN HIRSCHI
TRISTAN GOMMENDY
FRA
SUI
FRA
P2 GRAFF-SO24
ORECA 07 – Gibson
+3 voltas    
 
 
11 23 THIMOTHÉ BURET
JULIEN CANAL
WILL STEVENS
FRA
FRA
GBR
P2 PANIS BARTHEZ COMPÉTITION
LIGIER JSP217 – Gibson
+3 voltas    
 
 
12 48 PAUL LAFARGUE
PAUL LOUP CHATIN
MEMO ROJAS
FRA
FRA
MEX
P2 IDEC SPORT
ORECA 07 – Gibson
+3 voltas    
 
 
13 28 FRANÇOIS PERRODO
MATTHIEU VAXIVIÈRE
LOÏC DUVAL
FRA
FRA
FRA
P2 TDS RACING
ORECA 07 – Gibson
+4 voltas    
 
 
14 34 RICKY TAYLOR
CÔME LEDOGAR

DAVID HEINEMEIER-HANSSON
EUA
FRA
DIN
P2 JACKIE CHAN DC RACING
LIGIER JSP217 – Gibson
+4 voltas    
 
 
15 29 FRITS VAN EERD
GIEDO VAN DER GARDE
JAN LAMMERS
HOL
HOL
HOL
P2 RACING TEAM NEDERLAND
DALLARA P217 – Gibson
+4 voltas    
 
 
16 35 VICTOR SHAITAR
HARRISON NEWEY
NORMAN NATO
RUS
GBR
FRA
P2 SMP RACING
DALLARA P217 – Gibson
+4 voltas    
 
 
17 5 CHARLES ROBERTSON
MICHAEL SIMPSON
LEO ROUSSEL
GBR
GBR
FRA
P1 CEFC TRSM RACING
GINETTA G60-LT-P1-Mecachrome
+4 voltas    
 
 
18 40 JAMES ALLEN
JOSÉ GUTIÉRREZ
ENZO GUIBBERT
AUS
MEX
FRA
P2 G-DRIVE RACING
ORECA 07 – Gibson
+4 voltas    
 
 
19 32 HUGO DE SADELEER
WILLIAM OWEN
JUAN PABLO MONTOYA
SUI
EUA
COL
P2 UNITED AUTOSPORTS
LIGIER JSP217 – Gibson
+4 voltas    
 
 
20 6 ALEX BRUNDLE
OLIVER ROWLAND
OLIVER TURVEY
GBR
GBR
GBR
P1 CEFC TRSM RACING
GINETTA G60-LT-P1-Mecachrome
+5 voltas    
 
 
21 22 PHILIP HANSON
FILIPE ALBUQUERQUE
PAUL DI RESTA
GBR
POR
GBR
P2 UNITED AUTOSPORTS
LIGIER JSP217 – Gibson
+5 voltas    
 
 
22 33 DAVID CHENG
NICHOLAS BOULLE
PIERRE NICOLET
EUA
EUA
FRA
P2 JACKIE CHAN DC RACING
LIGIER JSP217 – Gibson
+5 voltas    
 
 
23 31 ROBERTO GONZÁLEZ
PASTOR MALDONADO
NATHANAËL BERTHON
MEX
VEN
FRA
P2 DRAGONSPEED
ORECA 07 – Gibson
+5 voltas    
 
 
24 44 ANDREA BERTOLINI
NICLAS JÖNSSON
TRACY KRHOHN
ITA
SUE
EUA
P2 EURASIA MOTORSPORT
LIGIER JSP217 – Gibson
+5 voltas    
 
 
25 47 ROBERTO LACORTE
GIORGIO SERNAGIOTTO
FELIPE NASR
ITA
ITA
BRA
P2 CETILAR VILLORBA CORSE
LIGIER JSP217 – Gibson
+6 voltas    
 
 
26 25 MARK PATTERSON
ATE DE JONG
TACKSUNG KIM
EUA
HOL
COR
P2 ALGARVE PRO RACING
LIGIER JSP217 – Gibson
+7 voltas    
 
 
27 92 MICHAEL CHRISTENSEN
KEVIN ESTRE
LAURENS VANTHOOR
DIN
FRA
BEL
GTE-PRO PORSCHE GT TEAM
PORSCHE 911 RSR
+7 voltas    
 
 
28 50 ERWIN CREED
ROMANO RICCI
THOMAS DAGONEAU
FRA
FRA
FRA
P2 LARBRE COMPÉTITION
LIGIER JSP217 – Gibson
+7 voltas    
 
 
29 37 JAZEMAN JAAFAR
NABIL JEFRI
WEIRON TAN
MAS
MAS
MAS
P2 JACKIE CHAN DC RACING
ORECA 07 – Gibson
+7 voltas    
 
 
30 81 MARTIN TOMCZYK
NICKY CATSBURG
PHILIPP ENG
ALE
HOL
AUT
GTE-PRO BMW TEAM MTEK
BMW M8 GTE
+8 voltas    
 
 
31 69 RYAN BRISCOE
RICHARD WESTBROOK
SCOTT DIXON
AUS
GBR
NZL
GTE-PRO FORD CHIP GANASSI TEAM USA
FORD GT
+8 voltas    
 
 
32 52 TONI VILANDER
ANTONIO GIOVINAZZI
PIPO DERANI
FIN
ITA
BRA
GTE-PRO AF CORSE
FERRARI 488 GTE EVO
+8 voltas    
 
 
33 67 ANDY PRIAULX
HARRY TINCKNELL
TONY KANAAN
GBR
GBR
BRA
GTE-PRO FORD CHIP GANASSI TEAM UK
FORD GT
+8 voltas    
 
 
34 93 PATRICK PILET
NICK TANDY
EARL BAMBER
FRA
GBR
NZL
GTE-PRO PORSCHE GT TEAM
PORSCHE 911 RSR
+8 voltas    
 
 
35 94 ROMAIN DUMAS
TIMO BERNHARD
SVEN MÜLLER
FRA
ALE
ALE
GTE-PRO PORSCHE GT TEAM
PORSCHE 911 RSR
+8 voltas    
 
 
36 68 JOEY HAND
DIRK MÜLLER
SÉBASTIEN BOURDAIS
EUA
ALE
FRA
GTE-PRO FORD CHIP GANASSI TEAM USA
FORD GT
+8 voltas    
 
 
37 91 RICHARD LIETZ
GIANMARIA BRUNI
FRÉDÉRIC MAKOWIECKI
AUT
ITA
FRA
GTE-PRO PORSCHE GT TEAM
PORSCHE 911 RSR
+8 voltas    
 
 
38 66 STEFAN MÜCKE
OLIVIER PLA
BILLY JOHNSON
ALE
FRA
EUA
GTE-PRO FORD CHIP GANASSI TEAM UK
FORD GT
+8 voltas    
 
 
39 82 AUGUSTO FARFUS
ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA
ALEXANDER SIMS
BRA
POR
ING
GTE-PRO BMW TEAM MTEK
BMW M8 GTE
+8 voltas    
 
 
40 63 JAN MAGNUSSEN
ANTONIO GARCÍA
MIKE ROCKENFELLER
DIN
ESP
ALE
GTE-PRO CORVETTE RACING – GM
CHEVROLET CORVETTE C7.R
+8 voltas    
 
 
41 71 DAVIDE RIGON
SAM BIRD
MIGUEL MOLINA
ITA
GBR
ESP
GTE-PRO AF CORSE
FERRARI 488 GTE EVO
+8 voltas    
 
 
42 51 ALESSANDRO PIER GUIDI
JAMES CALADO
DANIEL SERRA
ITA
GBR
BRA
GTE-PRO AF CORSE
FERRARI 488 GTE EVO
+8 voltas    
 
 
43 97 ALEX LYNN
MAXIME MARTIN
JONATHAM ADAM
DIN
DIN
GBR
GTE-PRO ASTON MARTIN RACING
ASTON MARTIN VANTAGE AMR
+8 voltas    
 
 
44 95 MARCO SØRENSEN
NICKI THIM
DARREN TURNER
DIN
DIN
GBR
GTE-PRO ASTON MARTIN RACING
ASTON MARTIN VANTAGE AMR
+8 voltas    
 
 
45 77 MATT CAMPBELL
CHRISTIAN RIED
JULIEN ANDLAUER
AUS
ALE
FRA
GTE AM DEMPSEY-PROTON RACING
PORSCHE 911 RSR
+8 voltas    
 
 
46 38 HO-PIN TUNG
STÉPHANE RICHELMI
GABRIEL AUBRY
CHN
MCO
FRA
P2 JACKIE CHAN DC RACING
ORECA 07 – Gibson
+9 voltas    
 
 
47 84 LIAM GRIFFIN
COOPER MACNEIL
JEFFREY SEGAL
GBR
EUA
EUA
GTE AM JMW MOTORSPORT
FERRARI 488 GTE
+9 voltas    
 
 
48 56 JÖRG BERGMEISTER
PATRICK LINDSEY
EGIDIO PERFETTI
ALE
EUA
NOR
GTE AM TEAM PROJECT 1
PORSCHE 911 RSR
+9 voltas    
 
 
49 98 PAUL DALLA LANA
PEDRO LAMY
MATHIAS LAUDA
CAN
POR
AUT
GTE AM ASTON MARTIN RACING
ASTON MARTIN VANTAGE
+9 voltas    
 
 
50 54 THOMAS FLOHR
FRANCESCO CASTELLACCI
GIANCARLO FISICHELLA
SUI
ITA
ITA
GTE AM SPIRIT OF RACE
FERRARI 488 GTE
+9 voltas    
 
 
51 88 MATTEO CAIROLI
KHALED AL QUBAISI
GIORGIO RODA
ITA
EAU
ITA
GTE AM DEMPSEY-PROTON RACING
PORSCHE 911 RSR
+9 voltas    
 
 
52 99 PATRICK LONG
TIMOTHY PAPPAS
SPENCER PUMPELLY
EUA
EUA
EUA
GTE AM PROTON COMPETITION
PORSCHE 911 RSR
+9 voltas    
 
 
53 90 SALIH YOLUC
EUAN HANKEY
CHARLES EASTWOOD
TUR
GBR
GBR
GTE AM TF SPORT
ASTON MARTIN VANTAGE
+9 voltas    
 
 
54 85 BEN KEATING
JEROEN BLEEKEMOLEN
LUCA STOLZ
EUA
HOL
ALE
GTE AM KEATING MOTORSPORTS
FERRARI 488 GTE
+9 voltas    
 
 
55 80 FABIO BABINI
CHRISTINA NIELSEN
ERIK MARIS
ITA
DIN
FRA
GTE AM EBIMOTORS
PORSCHE 911 RSR
+10 voltas    
 
 
56 61 WENG SUN MOK
MATTHEW GRIFFIN
KEITHA SAWA
MAS
IRL
JAP
GTE AM CLEARWATER RACING
FERRARI 488 GTE
+10 voltas    
 
 
57 70 MOTOAKI ISHIKAWA
OLIVIER BERETTA
EDWARD CHEEVER
JAP
MCO
ITA
GTE AM MR RACING
FERRARI 488 GTE
+10 voltas    
   
   
58 64 OLIVER GAVIN
TOMMY MILNER
MARCEL FÄSSLER
GBR
EUA
SUI
GTE-PRO CORVETTE RACING – GM
CHEVROLET CORVETTE C7.R
+11 voltas    
   
   
59 86 MICHAEL WAINWRIGHT
BENJAMIN BARKER
ALEXANDER DAVISON
GBR
GBR
AUS
GTE AM GULF RACING
PORSCHE 911 RSR
+13 voltas    
   
   
60 11 VITALY PETROV
MIKHAIL ALESHIN
JENSON BUTTON
RUS
RUS
GBR
P1 SMP RACING
BR ENGINEERING-AER
+47 voltas    
   
   

 

CONFLITO À VISTA?

NOVA EQUIPE DE LORENZO, HONDA É TODA MOLDADA PARA MÁRQUEZ

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.