Jarvis sobra e lidera primeira das 24 Horas de Daytona. Nasr é segundo

O Mazda DPi #77 guiado por Oliver Jarvis neste primeiro stint das 24 Horas de Daytona se mostra imbatível. O piloto só não liderou no momento em que teve de fazer seu primeiro pit-stop no início da prova. Felipe Nasr, a bordo do Cadillac DPi #31 da Action Express, fez a ultrapassagem sobre o Acura Penske de Juan Pablo Montoya e subiu para segundo

Com 38 carros no grid, a edição 2020 das 24 Horas de Le Mans teve início às 15h38 (horário de Brasília), 13h38 pelo horário local da Flórida. Desde a aguardada largada de uma das principais corridas de endurance do calendário, o grande destaque foi o britânico Oliver Jarvis. O piloto sobrou a bordo do Mazda #77 e liderou a primeira hora da prova. 
 
O carro, que também é tripulado por Tristan Nuñez e Olivier Pla, foi seguido pelo Cadillac DPi #77 da Action Express pilotado por Felipe Nasr. O brasileiro foi autor de uma grande ultrapassagem sobre o Acura Penske para assumir a segunda colocação da prova. Nasr, que compartilha o volante do carro com a forte tripulação formada também por Mike Conway, Filipe Albuquerque e Pipo Derani, fechou a primeira hora em segundo. Nasr foi o único brasileiro a pilotar na primeira hora de prova.
Oliver Jarvis sobrou na primeira das 24 Horas de Daytona (Foto: Twitter/Mazda)
O top-3 da classe DPi, a principal da prova, foi fechado pelo Acura Penske #6 guiado por Montoya na primeira hora. O trio é completado por Dane Cameron e Simon Pagenaud. Ricky Taylor pilota o Acura Penske #7 neste primeiro momento e aparece na quinta posição. O norte-americano é um dos companheiros de equipe de Helio Castroneves, assim como Alexander Rossi. Matheus Leist ainda não pilotou o Cadillac DPi #85 da JDC-Miller. No momento, o protótipo foi guiado somente por Tristan Vautier, sétimo colocado na prova. O brasileiro aguarda seu stint, assim como o americano Chris Miller e o colombiano Juan Piedrahita.
 
Ben Keating, que está inscrito na classe LMP2 e também na GTD — nesta, como um dos companheiros de equipe de Felipe Fraga —, lidera na segunda principal categoria dos protótipos com o Oreca #52 da PR1 Mathiasen. A tripulação, que é formada também por Simon Trummer, Nick Boulle e Gabriel Aubry, foi seguida pelo Oreca #81 da DragonSpeed guiado por Ben Hanley, mas que conta também com Henrik Hedman, Colin Braun e Harrison Newey.
A classe GT Le Mans (GTLM) foi dominada pela Porsche, que fez dobradinha com Nick Tandy — que forma trio com Matt Campbell e Fred Makoviecki — em primeiro e Laurens Vanthoor em segundo, com o belga completando sua tripulação com Earl Bamber e Mathieu Jaminet. 
 
Philipp Eng, com a BMW, aparece na terceira colocação, com o veterano espanhol Antonio García, da Corvette, subindo para quarto no fim da primeira hora, deixando a Ferrari 488 GTE da Risi Competizione pilotada por James Calado, companheiro de equipe de Daniel Serra, em quinto.
 
John Edwards, com a BMW M8 GTE #24, companheiro de equipe de Augusto Farfus, vinha na sexta colocação da classe. E na GT Daytona, destaque para Zacharie Robichon. O canadense liderou desde os primeiros minutos na classe com o Porsche 911 #9 da equipe Pfaff. Gar Robinson, que no momento pilota o Mercedes-AMG #74 da Riley, da tripulação formada também por Felipe Fraga, Ben Keating e Lawson Aschenbach, fechou a primeira hora em 13º.
 
Saiba como foi a primeira das 24 Horas de Daytona
 
Jarvis pulou na frente, com Montoya em segundo. Felipe Nasr passou a Mazda de Jonathan Bomarito e colocou o Cadillac em terceiro. Ben Keating tomou a ponta da classe LMP2. O norte-americano, que corre pela Riley na categoria, também está inscrito na GTD, sendo um dos companheiros de Felipe Fraga.
 
Na GTLM, a batalha entre Porsche e Corvette se desenhou desde o início. Nick Tandy colocou a marca alemã na frente com o #911, seguido pelo experientíssimo espanhol Antonio García, com o Corvette #3, e Laurens Vanthoor, com o Porsche #912, na terceira posição.
 
Pole da GTD, Zacharie Robichon manteve a Porsche na frente na classe, seguido pela BMW de Robby Foley e a Ferrari guiada por Frankie Montecalvo.
 
Um dos bons momentos da primeira hora aconteceu durante o minuto 25 minutos da corrida, quando Nasr passou Montoya e subiu para a segunda posição.
 
Dentre os ponteiros, o primeiro carro a fazer pit-stop — sempre no limite mínimo de 30s — foi o de Bonarito, sendo seguido por Jarvis, Montoya e Ricky Taylor. Não houve troca de pilotos no primeiro stint, com a tendência de os pilotos cumprirem dois ou até três turnos antes da mudança.
 
Nasr chegou a assumir a ponta com os pit-stops num momento em que quatro Cadillacs ocupavam as quatro primeiras posições. Mas Jarvis voltou à natural condição de líder da prova pouco depois, contudo com menor diferença para o Cadillac de Nasr, cerca de 1s8.
 
Entre os LMP2, Keating manteve a liderança, assim como Tandy na GTLM com seu Porsche. Da mesma forma, o canadense Zach Robichon seguia na ponta da GTD.
 
No fim da primeira hora, com os pit-stops das classes GTLM e GTD, Tandy seguiu na liderança, com Vanthoor completando a dobradinha da Porsche. O destaque foi a subida da BMW para a terceira colocação com Philipp Eng, seguido pela Ferrari 488 GTE pilotada por James Calado. Só então aparecia a Corvette de García, que caiu para quinto, à frente da outra BMW, de John Edwards, um dos companheiros de equipe de Augusto Farfus.
 
Na GTD, Robichon passou a ser bastante pressionado pelo Acura NSX guiado por Trent Hindman no fim da primeira hora, mas se manteve na frente na classe.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.