‘Ford vs Ferrari’: Novo filme mostra Christian Bale e Matt Damon desafiando possibilidades

A história do esforço da montadora americana para brigar de frente com a tradicional escuderia italiana nas 24 Horas de Le Mans nos anos 60 chega às telas de cinema em novembro

Após o sucesso do filme que retratou a rivalidade entre os pilotos Niki Lauda e James Hunt, que conquistou um BAFTA, o oscar britânico, o universo do automobilismo retorna às salas de cinema em 'Ford vs. Ferrari'. Baseado em fatos reais, a longa conta a saga vivida por Carroll Shelby – que criou os icônicos Shelby Mustang e Shelby Cobra – e do piloto britânico Ken Miles. Juntos, os dois lutaram para construir um carro de corrida que fosse capaz de derrotar a Ferrari nas 24 Horas de Le Mans na década de 1960.
 
Shelby e Miles escreveram seus nomes na história do automobilismo mundial. Além de lutar contra o corporativismo existente dentro do esporte, desafiaram as leis da física e conseguiram criar um dos automóveis mais emblemáticos de todos os tempos. Os dois apostaram alto, acreditaram e deram tudo o que tinham para atingir seus objetivos.
 
De maneira semelhante, diversos amantes das pistas acompanham os principais campeonatos nacionais e internacionais do automobilismo apostando nas equipes e pilotos que acreditam possuir as melhores chances de vencer. Para os interessados, é possível realizar seus palpites em alguns dos sites de apostas seguros disponíveis na internet.
Ford vs Ferrari: o filme estrelado por Christian Bale e Matt Damon (Foto: Divulgação)
Sinopse e Elenco
 
Confira, abaixo, a sinopse de 'Ford vs. Ferrari' divulgada pela Fox Films:
 
"Durante a década de 1960, a Ford resolve entrar no ramo das corridas automobilísticas de forma que a empresa ganhe o prestígio e o glamour da concorrente Ferrari, campeoníssima em várias corridas. Para tanto, contrata o ex-piloto Carroll Shelby (Matt Damon) para chefiar a empreitada. Por mais que tenha carta branca para montar sua equipe, incluindo o piloto e engenheiro Ken Miles (Christian Bale), Shelby enfrenta problemas com a diretoria da Ford, especialmente pela mentalidade mais voltada para os negócios e a imagem da empresa do que propriamente em relação ao aspecto esportivo."
 
O filme é estrelado por Matt Damon no papel de Carroll Shelby e Christian Bale, constantemente lembrado por suas transformações em prol dos seus personagens, que interpreta o piloto britânico Ken Miles.
 
O elenco também conta com nomes como Caitriona Balfe (Outlander) e Jon Bernthal (O Justiceiro). A direção é de James Mangold (Logan), que também assina o roteiro ao lado de Jason Keller (Rota de Fuga), John-Henry Butterworth (No Limite do Amanhã) e Jez Butterworth (007 Contra Spectre).
 
O lançamento de 'Ford vs. Ferrari' está previsto para o dia 14 de novembro no Brasil.
 
Festival de Cinema de Toronto
 
'Ford vs. Ferrari' foi exibido durante o Festival Internacional de Cinema de Toronto, no Canadá, e foi recebido de maneira positiva pela crítica especializada. O principal prêmio do festival, contudo, ficou com 'Jojo Rabbit', do diretor neozelandês Taika Waititi.
Os astros da longa, Matt Damon e Christian Bale, estavam presentes na exibição e não pouparam elogios aos responsáveis por uma das maiores façanhas já vistas na história do automobilismo.
 
"Os freios eram a parte mais fraca do carro na época, então o que esses caras estavam fazendo é uma loucura, ir a 368 km/h sem saber se dava para parar o carro ou não. É um tipo de raça especial de pessoa para fazer isso", comentou Damon durante o tapete vermelho.
 
Já Christian Bale se mostrou empolgado por ter tido a oportunidade de se aventurar atrás do volante de um carro de corrida e comemorou a oportunidade de ter conhecido alguns dos maiores pilotos de corrida do mundo. 
 
"Cheguei a ir à pista com alguns dos melhores pilotos de corrida do mundo. Mas jamais ousaria supor que poderia competir com estes deuses absolutos da corrida que tivemos no set", disse.
 
Para James Mangolg, diretor do filme, o exemplo de Shelby e Miles e o próprio universo das pistas de corrida pode funcionar como uma alegoria perfeita para a vida.
 
"Uma única correia defeituosa ou um segundo de hesitação podem representar a sua queda. As corridas são uma grande alegoria para quase tudo na vida. Mostram quão perto podemos chegar, em um momento, do triunfo ou destruição", reflete o diretor.
 
Paddockast #36
O MELHOR PILOTO SEM VITÓRIA NA F1

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.