FIA inova e anuncia novo formato do WEC com campeonato bianual, volta de Sebring e duas edições das 24h de Le Mans

Como tentativa de salvar o Mundial de Endurance após a debandada de montadoras como Nissan, Audi e Porsche nos últimos anos, a FIA divulgou grandes novidades no formato do certame, com o calendário para a temporada 2018/19. Um certame mais enxuto que compreende saída de pistas como Silverstone, México e Austin. As 12 Horas de Sebring, que abriu a nova fase do WEC em 2012, está de volta, e o programa prevê duas 24h de Le Mans

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

“Começar de novo”. Foi assim que Jean Todt, presidente da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), definiu o momento do Mundial de Endurance ao anunciar na última sexta-feira (1), no México, as novidades que englobam mudanças significativas no formato e também no calendário do WEC já para a próxima temporada. A começar pela duração, que vai ser bianual, com início previsto para maio de 2018 e encerramento só em junho de 2019. Pistas que recebem a categoria nesta temporada, como Silverstone, Hermanos Rodríguez e Austin, estão fora do próximo calendário, que compreende também a volta das 12 Horas de Sebring, além de duas edições das 24 Horas de Le Mans, uma em cada ano do calendário.

 
A FIA trata as mudanças como um período de transição que tem como finalidade tornar novamente o Mundial de Endurance uma categoria atraente às montadoras. O certame sofreu baixas duríssimas nos últimos anos com as retiradas de marcas como Nissan, Audi e, mais recentemente, a Porsche — focada agora na F-E —, no que diz respeito ao programa da LMP1. A permanência da Toyota, vista como fundamental para a manutenção da classe, ainda não foi confirmada para a temporada 2018/19 do WEC.
 
O plano da FIA é justamente o de fortalecer a LMP1, e para isso determinou mudanças importantes. Só vai haver uma categoria na LMP1. Para incentivar a inscrição de LMP1, o nível dos protótipos não-híbridos vai ser igualado aos híbridos por meio do chamado Equilíbrio de Performance. Cada protótipo da LMP1 vai ter o mesmo potencial de performance, independente do motor usado. 
A FIA anunciou mudanças consideráveis no formato do calendário do WEC, que passa a ser bianual (Foto: Reprodução/WEC)
Os motores híbridos só vão ter uma vantagem no que diz respeito ao consumo de combustível. E para facilitar o acesso ao LMP1, o regulamento dos chassis vai sofrer uma mudança e ampliar o leque de opção de motores, permitindo tanto propulsores turbo como também os aspirados.
 
Quanto às 12 Horas de Sebring, a clássica prova norte-americana volta ao calendário depois de receber a abertura da nova fase do WEC, em 2012. Mas não significa que WEC e o SportsCar, categoria na qual a prova vem sendo disputada nos últimos anos, vão se fundir. Na prática, vão acontecer duas 12 Horas de Sebring: a categoria americana corre das 10h às 22h, enquanto a largada da etapa do Mundial de Endurance acontece à meia-noite de 16 de março de 2019.
 
As 24 Horas de Le Mans seguem sendo o carro-chefe do Mundial de Endurance. A mais clássica prova de resistência vai figurar por duas vezes no novo calendário de 2018/19, que começa na prática com a realização do prólogo, os treinos coletivos, no circuito de Paul Ricard, França, entre 5 e 6 de abril. As 6 Horas de Spa-Francorchamps também vão figurar duas vezes no calendário, em 4 e 5 de maio de 2018 e 3 e 4 de maio de 2019. A primeira das duas edições de Le Mans no cronograma está marcada para os dias 16 e 17 de junho de 2018.
 
Aí há a previsão de um hiato de quase quatro meses, quando o WEC volta a acelerar com a disputa das 6 Horas de Fuji, no Japão, entre 13 e 14 de outubro. As 6 Horas de Xangai estão previstas para 3 e 4 de novembro, ainda em 2018. A categoria segue com o calendário da temporada bianual em 2019, com local ainda a ser confirmado, previsto para novembro. Entre 15 e 16 de março, está prevista a disputa das 12 Horas de Sebring. Spa-Francorchamps volta em maio e, por fim, as 24 Horas de Le Mans completam o calendário entre 15 e 16 de junho de 2019.
 
Embora considere a próxima temporada como um período de transição, o planejamento da FIA é que a temporada seguinte também seja bianual, como já acontece desde a primeira temporada da F-E. Em 2019/2020, o calendário tende a ser mais enxuto, com sete etapas, início em outubro e encerramento em junho, também com a disputa das 24 Horas de Le Mans.
 
Jean Todt, presidente da FIA, destacou o novo momento da principal categoria de resistência do automobilismo mundial. “Estou feliz com a nova estrutura e as mudanças feitas no Mundial de Endurance. Elas vão permitir que esta nova categoria possa começar de novo”, comentou o francês.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Pierre Fillon, presidente do Automóvel Clube d'Oeste (ACO), empresa responsável pela promoção e organização do WEC, destacou a volta do certame a Sebring e também o apoio da FIA para revitalizar e tornar a categoria mais atraente às montadoras e aos competidores em geral.

 
“Gostaríamos de agradecer a Jean Todt. Com o apoio dos amigos do WEC e dos sócios no IMSA, alcançamos um acordo para voltar a Sebring com a disputa das 12 Horas de Sebring. Estamos muito felizes. Com essas decisões, estamos confiantes de que vamos ver um grid cheio e muito competitivo para a próxima temporada. Estamos falando com várias fábricas e equipes privadas, que estão avaliando seriamente uma entrada na temporada 2018/19”, disse o dirigente.
 
Resta apenas a chancela do Conselho Mundial da FIA, que deve aprovar o novo calendário da temporada 2018/19 do Mundial de Endurance no próximo 21 de setembro.
ALONSO COLHE O QUE PLANTA E FICA SEM NOVAS ALTERNATIVAS NA F1 PARA 2018

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.