Em busca da vitória em Le Mans e do título no Mundial de Endurance, Toyota apresenta TS030 revisado

O belo protótipo TS030 híbrido teve sua versão revisada apresentada à imprensa nesta terça-feira (19). De olho na vitória nas 24 Horas de Le Mans, a Toyota desenvolveu atualizações cruciais em seu carro para a temporada 2013 do Mundial de Endurance

Depois de um ano de estreia bastante positivo no Mundial de Endurance, quando conquistou três vitórias na temporada passada, a Toyota quer mais. Ciente de que está no caminho certo, a TMG (Toyota Motorsport GmbH), comandada por Pascal Vasselon, trabalhou em cima de atualizações pontuais no TS030 híbrido, protótipo utilizado pela montadora japonesa em 2012.

Desenvolvido em Colônia, na Alemanha, o carro revisado foi apresentado à imprensa nesta terça-feira (19), por meio de comunicado. Antes, Alexander Wurz, piloto responsável por comandar na pista o projeto da Toyota, fez um shakedown com o carro no circuito francês de Paul Ricard, local onde a equipe costuma realizar suas baterias de testes.

Com o TS030, a Toyota partirá em busca da vitória nas 24 Horas de Le Mans e no WEC 2013 (Foto: Toyota)

As principais atualizações do TS030 foram baseadas na parte dianteira, como forma de otimizar a aerodinâmica do bólido. Vasselon classifica a nova versão do protótipo como uma “evolução do conceito inicial”.

“Nós tivemos de redesenhar o monocoque para melhorá-lo sem o motor dianteiro”, explicou o diretor-técnico da Toyota. “A meta, obviamente, foi corrigir os pequenos problemas que encontramos na temporada passada. No ano passado, a performance foi muito satisfatória, por isso não houve nenhuma mudança no conceito, apenas alguns ajustes finos e otimização em relação ao carro de 2012”, acrescentou o francês.

A Toyota terá um carro para a disputa da temporada completa do Mundial de Endurance. O TS030 #7 será capitaneado por Wurz, que terá como companheiros de equipe os experientes Nicolas Lapierre e Kazuki Nakajima. Já o #8 vai competir apenas em algumas corridas, como nas 24 Horas de Spa e em Le Mans, com Anthony Davidson, Sébastien Buemi e Stéphane Sarrazin.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.