Com Senna na pole da GTE Pro e Audi favoritíssima, 24 Horas de Le Mans abre 81ª edição neste sábado
No 90º ano de sua lendária história, as 24 Horas de Le Mans podem ter pela primeira vez um brasileiro no topo do pódio da classificação geral. Lucas Di Grassi, com um Audi #3, desponta como um dos favoritos à vitória. Bruno Senna, de volta a Sarthe, também tem boas chances de triunfar com seu Aston Martin #97, pole-position na classe GTE Pro
Às 15h locais (10h de Brasília) deste sábado (22), será dada a largada da 81ª edição das 24 Horas de Le Mans. A lendária prova, a mais importante corrida do calendário do Mundial de Endurance e uma das principais do automobilismo mundial, ao lado do GP de Mônaco e das 500 Milhas de Indianápolis, entra em seu 90º ano com 56 carros no grid, muitas estrelas dentro e fora das pistas e, principalmente, tendo a Audi como grande favorita ao triunfo e dois brasileiros no grid com chances reais de bons resultados.
Lucas Di Grassi disputará as 24 Horas de Le Mans pela primeira vez e logo na principal classe e pela melhor equipe. Com o R18 e-tron quattro híbrido #3, o paulista tem suas chances de vitória, assim como Bruno Senna, outro oriundo da F1, que volta a Le Mans após quatro anos. Diferente de sua campanha em 2009, pela Oreca — na classe LMP2 —, agora o sobrinho de Ayrton terá a chance de lutar por vitória na classe GTE Pro pela não menos mítica Aston Martin, que comemora seu centenário em 2013.
A Audi abre as 24 Horas de Le Mans de 2013 como franca favorita. Afinal, a equipe das quatro argolas ocupou as três primeiras colocações do grid, impondo a primeira derrota à única grande rival na LMP1, a Toyota. O responsável por garantir a posição de honra — que não significa muito numa corrida de 24 Horas, mas mostra a força e consistência de um veículo — foi Loïc Duval, parceiro de Allan McNish e do mítico Tom Kristensen, maior vencedor da história da prova, com oito conquistas.
Vencedores no ano passado e campeões mundiais de endurance em 2012, André Lotterer, Marcel Fässler e Benoît Tréluyer largaam na segunda colocação, enquanto o e-tron quattro de Gené, Jarvis e Di Grassi completa a trifeta da marca alemã, que parte firme rumo à sua 12ª conquista em Sarthe. Apenas a Porsche — que volta à LMP1 em 2014 —, com 16 vitórias, tem retrospecto melhor que a Audi em Le Mans.
A Toyota, com dois carros, nem de longe demonstrou ter o mesmo ritmo da Audi. Em corrida, no entanto, tudo pode ser diferente, mas parece improvável que os japoneses vençam em Le Mans neste ano. O melhor TS-030 híbrido no grid é o de Anthony Davidson, Sébastien Buemi e Stéphane Sarrazin, com o carro que é considerado o número 2 do time. O número 1, de Alex Wurz, Nicolas Lapierre e Kazuki Nakajima, larga em quinto. Os Lola-Toyota da Rebellion são os melhores dentre as equipes-cliente. A Strakka Racing também disputa a LMP1 e larga em oitavo, atrás dos dois carros da equipe suíça.
A classe com mais carros inscritos no grid é a LMP2, com 22 bólidos. Destaque para o trio formado por Olivier Pla, David Heinemeier-Hansson e Alex Brundle, que disputam a prova com um Morgan LMP2 Nissan da Oak e largam na pole e nono lugar na classificação geral. Mike Conway, vencedor da primeira corrida da rodada dupla de Detroit da Indy, larga em décimo no geral, segundo na LMP2, ao lado de Roman Rusinov e John Martin no protótipo Oreca Nissan da G-Drive.
A pole-position na GTE Pro ficou com o trio da Aston Martin, formado por Bruno Senna, Frédéric Makowiecki e Rob Bell. Os pilotos, 29º, no grid da classificação geral, terão a dura missão de levar a marca à vitória em Le Mans, que seria emblemática para comemorar seu centenário. A Aston Martin terá outro trio em seguida: Darren Turner, Stefan Mücke e Peter Dumbreck largam em segundo na categoria com o #98.
Embora largando mais atrás, a Ferrari jamais pode ser desprezada, pelo contrário. A AF Corse, equipe oficial da Ferrari em Le Mans, tem dois trios bastante experientes e com grandes chances de vitória na GTE Pro: Gianmaria Bruni, Giancarlo Fisichella e Matteo Malucelli e Toni Vilander, Olivier Beretta e o mítico Kamui Kobayashi, que disputa pela primeira vez as 24 Horas de Le Mans de sua carreira. Definitivamente, a missão de Senna e da Aston Martin será das mais difíceis.
Mesmo que a vitória não venha para a Aston Martin na GTE Pro, a marca ainda tem uma chance de comemorar o centenário no topo do pódio em Le Mans. Isso porque o trio dinamarquês formado por Allan Simonsen, Christoffer Nygaard e Kristian Poulsen tem grandes chances de vitória na GTE Am — classe destinada aos gentlemen-drivers. Os daneses abrem as 24 de Le Mans na pole-position da categoria, que conta com 13 pilotos no grid de largada.
Ainda que tenha seus favoritos, Le Mans é sempre imprevisível. E não dá para fugir do clichê que, durante as próximas 24 horas em Sarthe, no mais longo dos dias, tudo, absolutamente tudo pode acontecer.
24 Horas de Le Mans, grid de largada:
1 |
Tom KRISTENSEN Allan McNISH Loïc DUVAL |
DIN ESC FRA |
LMP1 1 |
Audi Sport Team Joest Audi R18 e-tron quattro híbrido | 3:22.349 | ||
2 |
André LOTTERER Marcel FÄSSLER Benoît TRÉLUYER |
ALE SUI FRA |
LMP1 2 |
Audi Sport Team Joest Audi R18 e-tron quattro híbrido | 3:23.696 | +1.347 | |
3 |
Lucas DI GRASSI Marc GENÉ Oliver JARVIS |
BRA ESP ING |
LMP1 3 |
Audi Sport Team Joest Audi R18 e-tron quattro híbrido | 3:24.341 | +1.992 | |
4 |
Anthony DAVIDSON Sébastien BUEMI Stéphane SARRAZIN |
ING SUI FRA |
LMP1 4 |
Toyota Toyota TS-030 híbrido | 3:26.654 | +4.305 | |
5 |
Alexander WURZ Nicolas LAPIERRE Kazuki NAKAJIMA |
AUT FRA JAP |
LMP1 5 |
Toyota Toyota TS-030 híbrido | 3:26.676 | +4.327 | |
6 |
Nicolas PROST Neel JANI Nick HEIDFELD |
FRA SUI ALE |
LMP1 6 |
Rebellion Lola B12/60 Toyota | 3:28.935 | +6.586 | |
7 |
Andrea BELLICCHI Mathias BECHE Cong Fu CHENG |
ITA SUI CHN |
LMP1 7 |
Rebellion Lola B12/60 Toyota | 3:32.167 | +9.818 | |
8 |
Nick LEVENTIS Danny WATTS Jonny KANE |
ING ING ING |
LMP1 8 |
Strakka HPD ARX-03c Honda | 3:36.547 | +14.198 | |
9 |
Olivier PLA David HEINEMEIER HANSSON Alex BRUNDLE |
FRA DIN ING |
LMP2 1 |
OAK Morgan LMP2 Nissan | 3:38.621 | +16.272 | |
10 |
Roman RUSINOV John MARTIN Mike CONWAY |
RUS AUS ING |
LMP2 2 |
G-Drive Oreca 03 Nissan | 3:39.535 | +17.186 | |
11 |
Simon DOLAN Oliver TURVEY Lucas LUHR |
ING ING ALE |
LMP2 3 |
Jota Zytek Z11SN Nissan | 3:40.459 | +18.110 | |
12 |
Natacha GACHNANG Franck MAILLEUX Olivier LOMBARD |
SUI FRA FRA |
LMP2 4 |
Morand Morgan Judd | 3:40.741 | +18.392 | |
13 |
Tor GRAVES Shinji NAKANO Archie HAMILTON |
ING JAP ING |
LMP2 5 |
Delta-ADR Oreca 03 Nissan | 3:40.925 | +18.576 | |
14 |
Alexandre IMPERATORI Ho-Pin TUNG Matthew HOWSON |
SUI CHI ING |
LMP2 6 |
KCMG Morgan Nissan | 3:41.042 | +18.693 | |
15 |
Brendon HARTLEY Mark PATTERSON Karun CHANDHOK |
NZL EUA IND |
LMP2 7 |
Murphy Oreca 03 Nissan | 3:41.569 | +19.220 | |
16 |
Nelson PANCIATICI Pierre RAGUES Tristan GOMMENDY |
FRA FRA FRA |
LMP2 8 |
Signatech Alpine Alpine Nissan | 3:41.654 | +19.305 | |
17 |
Bertrand BAGUETTE Ricardo GONZÁLEZ Martin PLOWMANN |
BEL MEX ING |
LMP2 9 |
OAK Morgan LMP2 Nissan | 3:41.854 | +19.505 | |
18 |
Luiz PÉREZ-COMPANC Nicolas MINASSIAN Pierre KAFFER |
ARG FRA ALE |
LMP2 10 |
Pecom Oreca 03 Nissan | 3:43.420 | +21.071 | |
19 |
Pierre THIRIET Ludovic BADEY Maxime MARTIN |
FRA FRA BEL |
LMP2 11 |
Thiriet by TDS Oreca 03 Nissan | 3:43.494 | +21.145 | |
20 |
Jann MARDENBOROUGH Lucas ORDOÑEZ Michael KRUMM |
ING ESP ALE |
LMP2 12 |
Greaves Zytek Z11SN Nissan | 3:44.421 | +22.072 | |
21 |
Tom KIMBER SMITH Eric LUX Alexander ROSSI |
ING EUA EUA |
LMP2 13 |
Greaves Zytek Z11SN Nissan | 3:44.621 | +22.272 | |
22 |
Michel FREY Patric NIEDERHAUSER Jeroen BLEEKEMOLEN |
SUI SUI HOL |
LMP2 14 |
Race Performance Oreca 03 Judd | 3:45.244 | +22.895 | |
23 |
Thomas HOLZER Dominik KRAIHAMER Jan CHAROUZ |
ALE AUT TCH |
LMP2 15 |
Lotus Lotus T128 | 3:45.274 | +22.925 | |
24 |
Kevin WEEDA Christopher BOUCHUT James ROSSITER |
EUA FRA ING |
LMP2 16 |
Lotus Lotus T128 | 3:47.920 | +25.571 | |
25 |
Jacques NICOLET Jean-Marc MERLIN Phillippe MONDOLOT |
FRA FRA FRA |
LMP2 17 |
OAK Morgan LMP2 Nissan | 3:48.196 | +25.847 | |
26 |
Scott TUCKER Marino FRANCHITTI Ryan BRISCOE |
EUA ING AUS |
LMP2 18 |
Level 5 HPD ARX 03b Honda | 3:48.597 | +26.248 | |
27 |
Frédéric FATIEN Philippe HAEZBROUCK Keiko IHARA |
FRA FRA JAP |
LMP2 19 |
Gulf Racing Middle East Lola B12/80 Coupé Nissan | 3:49.096 | +26.747 | |
28 |
Johnny MOWLEM Tony BURGESS Jonathan HIRSCHI |
ING CAN SUI |
LMP2 20 |
HVM Status Lola B12/80 Coupé Judd | 3:49.805 | +27.456 | |
29 |
Bruno SENNA Frédéric MAKOWIECKI Rob BELL |
BRA FRA ING |
GTE Pro 1 |
Aston Martin Aston Martin Vantage V8 | 3:54.635 | +32.286 | |
30 |
Darren TURNER Stefan MÜCKE Peter DUMBRECK |
ING ALE ING |
GTE Pro 2 |
Aston Martin Aston Martin Vantage V8 | 3:55.445 | +33.096 | |
31 |
Marc LIEB Richard LIETZ Romain DUMAS |
ALE AUT FRA |
GTE Pro 3 |
Porsche AG Team Manthey Porsche 911 GT3 RSR | 3:55.491 | +33.142 | |
32 |
Gianmaria BRUNI Giancarlo FISICHELA Matteo MALUCELLI |
ITA ITA ITA |
GTE Pro 4 |
AF Corse Ferrari F458 Italia | 3:55.909 | +33.560 | |
33 |
Paul DALLA LANA Pedro LAMY Bill AUBERLEN |
CAN POR EUA |
GTE Pro 5 |
Aston Martin Aston Martin Vantage V8 | 3:56.336 | +33.987 | |
34 |
Kamui KOBAYASHI Toni VILANDER Olivier BERETTA |
JAP FIN MON |
GTE Pro 6 |
AF Corse Ferrari F458 Italia | 3:56.471 | +34.122 | |
35 |
Jörg BERGMEISTER Patrick PILET Timo BERNHARD |
ALE FRA ALE |
GTE Pro 7 |
Porsche AG Team Manthey Porsche 911 GT3 RSR | 3:56.573 | +34.224 | |
36 |
Olivier PORTA Stéphane RAFFIN Romain BRANDELA |
FRA FRA FRA |
LMP2 21 |
DKR Lola B11/40 Judd | 3:56.905 | +34.556 | |
37 |
Matt DOWNS Thomas DAGONNEAU Rodin YOUNESSI |
EUA FRA EUA |
LMP2 22 |
Boutsen Ginion Oreca 03 Nissan | 3:57.139 | +34.790 | |
38 |
Allan SIMONSEN Christoffer NYGAARD Kristian POULSEN |
DIN DIN DIN |
GTE Am 1 |
Aston Martin Aston Martin Vantage V8 | 3:57.776 | +35.427 | |
39 |
Oliver GAVIN Tommy MILNER Richard WESTBROOK |
ING EUA ING |
GTE Pro 8 |
Corvette Chevrolet Corvette C6-R | 3:58.644 | +36.295 | |
40 |
Christian RIED Gianluca RODA Paolo RUBERTI |
ALE ITA ITA |
GTE Am 2 |
Proton Porsche 911 GT3 RSR | 3:58.889 | +36.540 | |
41 |
Jan MAGNUSSEN Antonio GARCIA Taylor JORDAN |
DIN ESP EUA |
GTE Pro 9 |
Corvette Chevrolet Corvette C6-R | 3:59.526 | +37.177 | |
42 |
Roald GOETHE Stuart HALL Jamie CAMPBELL-WALTER |
ALE ING ING |
GTE Am 3 |
Aston Martin Aston Martin Vantage V8 | 3:59.805 | +37.456 | |
43 |
Jack GERBER Matt GRIFFIN Marco CIOCI |
AFS IRL ITA |
GTE Am 4 |
AF Corse Ferrari F458 Italia | 3:59.997 | +37.648 | |
44 |
Pascal GIBON Patrice MILESI Wolf HENZLER |
FRA FRA ALE |
GTE Am 5 |
IMSA Performance Matmut Porsche 911 (997) GT3 RSR | 4:00.503 | +38.154 | |
45 |
Emmanuel COLLARD François PERRODO Sebastien CRUBILÉ |
FRA FRA FRA |
GTE Pro 10 |
Prospeed Porsche 997 GT3-RSR | 4:00.682 | +38.333 | |
46 |
Ryan DALZIEL Dominik FARNBACHER Marc GOOSSENS |
ING ALE BEL |
GTE Pro 11 |
SRT Viper GTS-R | 4:00.802 | +38.453 | |
47 |
Patrick DEMPSEY Joe FOSTER Patrick LONG |
EUA EUA EUA |
GTE Am 6 |
Dempsey-Del Piero Proton Porsche 911 (997) GT3 RSR | 4:00.916 | +38.567 | |
48 |
Raymond NARAC Christophe BOURRET Jean-Karl VERNAY |
FRA FRA FRA |
GTE Am 7 |
IMSA Performance Matmut Porsche 911 GT3 RSR | 4:01.713 | +39.364 | |
49 |
Enzo POTOLICCHIO Rui AGUAS Jason BRIGHT |
VEN POR AUS |
GTE Am 8 |
8Star Ferrari F458 Italia | 4:01.934 | +39.585 | |
50 |
Jonathan BOMARITO Tommy KENDALL Kuno WITTMER |
EUA EUA CAN |
GTE Pro 12 |
SRT Viper GTS-R | 4:03.461 | +41.112 | |
51 |
Piergiuseppe PERAZZINI Lorenzo CASE Darryl O'YOUNG |
ITA ITA CAN |
GTE Am 9 |
AF Corse Ferrari F458 Italia | 4:03.966 | +41.617 | |
52 |
Cooper MacNEIL Manuel RODRIGUES Phillipe DUMAS |
EUA FRA FRA |
GTE Am 10 |
Larbre Chevrolet Corvette C6-ZR1 | 4:04.512 | +42.163 | |
53 |
Patrick BORNHAUSER Julien CANAL Ricky TAYLOR |
FRA FRA EUA |
GTE Am 11 |
Larbre Chevrolet Corvette C6-ZR1 | 4:04.873 | +42.524 | |
54 |
Andrea BERTOLINI Abdulazis TURKI ALFAISAL Khaled QUBAISI |
ITA ASA EAU |
GTE Pro 13 |
JMW Ferrari F458 Italia | 4:05.417 | +43.068 | |
55 |
Yannick MALLEGOL Jean-Marc BACHELIER Howard BLANK |
FRA FRA EUA |
GTE Am 12 |
AF Corse Ferrari F458 Italia | 4:09.064 | +46.715 | |
56 |
Tracy KROHN Niclas JÖNSSON Maurizio MEDIANI |
EUA SUE ITA |
GTE Am 13 |
Krohn Racing Ferrari F458 Italia | 4:16.233 | +53.884 | |