Com Montoya, Ganassi vence 24 Horas de Daytona. Time de Negri desconta 7 voltas e chega em terceiro

Quinteto formado por Scott Dixon, Charlie Kimball, Scott Pruett, Memo Rojas e Juan Pablo Montoya levou a Ganassi à vitória das tradicionais 24 Horas de Daytona. Na base da estratégia, a Michael Shank, equipe de Ozz Negri, tirou sete voltas de atraso e terminou em terceiro

Dominante do início ao fim da corrida, a Ganassi confirmou o favoritismo e venceu, neste domingo (27), as 24 Horas de Daytona. Scott Dixon, Charlie Kumball, Scott Pruett, Memo Rojas e Juan Pablo Montoya, que levou o BMW Riley à linha de chegada, alcançaram o triunfo na prova que abriu a temporada 2013 no automobilismo mundial.

No entanto, o fim de prova foi de bastante suspense por conta de uma última parada do carro #01 para splash and go faltando apenas sete minutos para o fim da prova. Mas, minutos depois, Max Angelelli — que dividiu a condução do Corvette da equipe VelocityWW com Ryan Hunter-Reay e Jordan Taylor —, que havia assumido a liderança na classe DP, também foi aos pits para colocar combustível suficiente para ir até o fim da prova.

► Confira as melhores imagens da 51ª edição das 24 Horas de Daytona

Quinteto da Ganassi comemora a vitória nas 24 Horas de Daytona (Foto: Carsten Horst/Hyset)

A terceira posição, no DP e na classificação geral, ficou com o carro #60 da equipe Michael Shank. O time, que contou com Marcos Ambrose, John Pew, Justin Wilson, AJ Allmendinger e o brasileiro Ozz Negri, colunista do Grande Prêmio, conseguiu, na base da estratégia, tirar sete voltas de atraso em relação ao líder e alcançou um sólido terceiro lugar na principal prova endurance do automobilismo norte-americano. Os três primeiros colocados completaram o mesmo número de voltas: 709.

Negri superou um drama pessoal. Em dezembro, o piloto sofreu uma fratura na fíbula da perna direito e, desde então, vinha travando um desafio para entrar em condições de disputar Daytona, prova que venceu em 2012. Ozz participou da prova durante o segundo turno, à noite, e conquistou importantes posições. O brasileiro assumiu o carro na 34ª colocação e o entregou a John Pew em 14º. Depois disso, Negri não voltou à pista por conta das suas condições físicas, mas auxiliou a equipe Michael Shank na estratégia ao longo da prova.

Inscrito como um dos escalados para guiar o Corvette #9 da Action Express, Christian Fittipaldi não chegou a pilotar o bólido, mas integra, ao lado de João Barbosa, Mike Rockenfeller e Burt Frisselle o quarteto quarto colocado em Daytona. Com outro Corvette, Antonio Garcia, Oliver Gavin, Ricky Taylor e Richard Westbrook completaram a lista dos cinco primeiros na classificação geral e na classe DP.

Fittipaldi guiou outro Corvette da Action Express, o #5. Ao lado de Barbosa, Frisselle, e os brasileiros Felipe Nasr e Nelsinho Piquet, Christian conquistou a oitava colocação.

O ato final: bandeira quadriculada para Montoya em Daytona (Foto: Carsten Horst/Daytona)

Na categoria GT, a vitória ficou com a Audi. O time formado por Dion von Moltke, Edoardo Mortara, Olivier Jarvis e o luso Filipe Albuquerque levou o R8 ao triunfo depois de, a exemplo da Ganassi de Montoya, ter feito seu splash and go faltando poucas voltas para o fim da empolgante 24 Horas de Daytona.

Entre os brasileiros inscritos para a disputa da GT, apenas o quarteto da Via Italia, formado por Chico Longo, Raphael Matos, Xandinho Negrão e Daniel Serra completaram a corrida. Mesmo com muitos problemas, que obrigaram a equipe a reparar a Ferrari 458 ao longo de toda a noite em Daytona, o time voltou à pista e finalizou em 38º na classificação geral, 24º na GT.

Os dois carros da Dener Motorsport, time chefiado por Dener Pires, não completaram a corrida. O Porsche 911 GT3 #20 de Nonô Figueiredo, Constantino Junior, Clemente Lunardi, Ricardo Maurício e Marcel Visconde completou 386 voltas. Já o Porsche #21 de Rubens Barrichello, Tony Kanaan, Felipe Giaffone, Nonô e Maurício apresentou problemas no motor e encerrou sua jornada após 352 giros.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.