Com Mazda #77 punido, Kobayashi coloca Cadillac #10 na frente em Daytona

No melhor estilo Fórmula 1 do começo da década passada, teve show de Kamui Kobayashi nas 24 Horas de Daytona. O japonês comandou a reação do #10 contra o #5, ambos da Cadillac, tomando a liderança de vez com ultrapassagem ousada. A ponta estava em aberto após punição ao #77, dominante até então

A noite mudou por completo o panorama das 24 Horas de Daytona nas primeiras colocações da classe DPi. Ao longo da madrugada, nas primeiras horas deste domingo (26), o domínio imposto pelo Mazda #77 virou pó. Misturando uma estratégia que não deu muito certo com a necessidade de pagar um drive-through, o trio Olivier Pla/Oliver Jarvis/Tristan Nunez caiu de primeiro para quarto. Melhor para o #10 de Kamui Kobayashi/Renger van der Zende/Scott Dixon/Ryan Briscoe, que aproveitou um excelente stint do japonês para virar líder com dois terços de prova disputados.
 
A queda do #77 começou logo após a segunda bandeira amarela da prova. Na ocasião, ficou decidido que a equipe não viria aos boxes, apostando em uma estratégia alternativa. Mais tarde na prova, com pneus mais velhos que os dos concorrentes diretos, Nunez pouco pôde fazer para evitar uma perda de terreno. O carro da pole-position ainda estava firme e forte no combate, mas esse não seria mais o caso após a marca de 12 horas de prova: o mesmo Nunez fez ultrapassagem durante um terceiro período de bandeira amarela, o que levou a uma punição custosa.
 
Dessa forma, a corrida passava a ter as equipes da Cadillac com chances mais claras. O #5, alinhado pela JDC, surgiu em primeiro com Loïc Duval ao volante, para alegria dos companheiros de carro João Barbosa e Sébastien Bourdais. Isso tinha a ver com a necessidade do #10, da WTR, fazer reparos no sistema de freios durante a bandeira amarela.
O Cadillac #10 está na liderança em Daytona (Foto: Reprodução/Twitter)

Quando a prova recomeçou, o que se viu foi uma excelente pilotagem de Kobayashi. Em segundo com o #10 e na caça ao #5, agora de Barbosa, o japonês mostrou vantagem nítida no ritmo e logo colou. A liderança foi tomada de forma maiúscula, com uma ultrapassagem ousada por fora na complexa curva 1 de Daytona.

 
Com aproximadamente oito horas de prova ainda restando, o #10 – agora com Van der Zende pilotando – lidera com uma volta de vantagem sobre o #5. Com o #31 de Felipe Nasr/Pipo Derani/Mike Conway/Filipe Albuquerque em terceiro e duas voltas atrás, temos uma trinca da Cadillac.
 

As outras categorias seguem com disputas também apertadas. A LMP2 tem Ben Hanley em primeiro, conduzindo o Oreca #81 que também conta com Colin Braun, Henrik Hedman e Harrison Newey. O #52 segue ainda na mesma volta, dando esperanças a Gabriel Aubry, Nick Boulle, Ben Keating e Simon Trummer.

 
Nas categorias GTs, também prevalece o equilíbrio. A GTLM parte para o terço final de prova com liderança da BMW #24, que traz o brasileiro Augusto Farfus ao lado de John Edwards, Jesse Krohn e Chaz Mostert. Farfus defende o bicampeonato após vencer em 2019. Na GTD, liderança da Lamborghini #48, com Andrea Caldarelli, Corey Lewis, Bryan Sellers e Madison Snow.
 

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