Audi faz dobradinha nas 6 Horas de Silverstone, que vê estreias vitoriosas de Pizzonia e Senna no WEC

Em um final de corrida espetacular, o carro #2 da Audi, de Tom Kristensen, Allan McNish e Loïc Duval, faturou a vitória nas 6 Horas de Silverstone e abriu com vitória a temporada 2013 do Mundial de Endurance. E o Brasil foi em dobro ao alto do pódio, representado pelos pilotos Antonio Pizzonia (LMP2) e Bruno Senna (GTE Pro), que dominaram a prova em suas respectivas classes

As imagens do Mundial de Endurance em Silverstone

O momento decisivo das 6 Horas de Silverstone aconteceu a apenas quatro minutos do fim da corrida que abriu a temporada 2013 do Mundial de Endurance. Foi depois de 356 minutos de disputa que Allan McNish, ao volante do Audi #2, passou pelo companheiro de equipe Benoît Tréluyer e assumiu definitivamente a liderança para cruzar a linha de chegada na primeira posição, abrindo o ano com vitória no WEC.

McNish e Tom Kristensen, agora acompanhados por Loïc Duval, apenas repetiram o que fizeram em 2012, quando também venceram a primeira prova da temporada, as 12 Horas de Sebring – naquela ocasião, o terceiro piloto era o italiano Dindo Capello. Tréluyer, que dividiu o Audi e-tron quattro #1 com André Lotterer e Marcel Fässler, foi o segundo a receber a bandeira quadriculada, e a Toyota completou o pódio com o protótipo #8, de Anthony Davidson, Sébastien Buemi e Stéphane Sarrazin.

McNish e Tréluyer se cumprimentam no pódio após o emocionante duelo das voltas finais (Foto: Facebook/Audi)

Nas outras três classes disputadas, dois dos carros vencedores tinham pilotos brasileiros a bordo. Na LMP2, Antonio Pizzonia, Tor Graves e James Walker dominaram as seis horas de corrida para manter a equipe Delta-ADR como a única a vencer em Silverstone no WEC. E, na GTE Pro, Bruno Senna, Darren Turner e Stefan Mücke igualmente controlaram as ações e não deram chances aos adversários. Kamui Kobayashi e Toni Vilander chegaram na segunda posição.

Finalmente, na GTE Am, a vitória também foi da Aston Martin, com o trio dinamarquês formado por Allan Simonsen, Christoffer Nygaard e Kristian Poulsen, com o Corvette da Larbre de Fernando Rees, Patrick Bornhauser e Julien Canal em segundo lugar.

Confira como foram as 6 Horas de Silverstone:

Ao contrário do que aconteceu na sexta e no sábado, a corrida começou com pista seca em Silverstone, e os dois carros da Toyota puxaram o pelotão na hora da largada, com Alexander Wurz e Nicolas Lapierre mantendo a posição. Mas a liderança dos japoneses não durou muito e, já na primeira hora de corrida, a Audi assumiu a ponta com o carro #2.

Com um rendimento bem superior, a Audi logo colocou o protótipo #1 na segunda posição e, ainda na primeira metade da corrida, já tinha uma vantagem de uma volta sobre sua principal adversária. Ali, a vitória começava a ficar encaminhada para a marca. Restava saber qual dos dois carros chegaria à frente.

A largada é dada para os 31 carros que disputaram as 6 Horas de Silverstone (Foto: FIA WEC)

Neste momento, a dianteira estava com o trio de Lotterer, Fässler e Tréluyer, e seguiu assim até a penúltima troca de pilotos, quando Kristensen entrou no cockpit do #2 e deixou os boxes em primeiro. Não foi preciso muito tempo, porém, para que Lotterer o superasse: uma volta. Depois do último pit-stop, Tréluyer pegou o carro em primeiro lugar com uma vantagem de mais de meio minuto para McNish. Só que o e-tron quattro #1 não rendia mais tão bem.

Com um problema no eixo da transmissão, o piloto deixou de contar com a força do motor híbrido, ficando somente com o motor turbo movido a diesel. Contra um carro que tinha 100% de potência, virou até covardia. O rápido escocês descontou volta a volta a diferença até colar em Tréluyer e superá-lo, a quatro minutos do fim da corrida.

Enquanto essa briga da Audi correu solta, os carros da Toyota também duelaram entre si pelo lugar mais baixo do pódio. E foi o #8, de Davidson, Buemi e Sarrazin que despontou na hora final de corrida para assegurar o top-3 e os troféus.

Na LMP2, a Delta-ADR não precisou disputar tanto assim. O time de Pizzonia, Graves e Walker estava na segunda posição pouco antes da marca de três horas, quando uma leve garoa começou a cair sobre o circuito. A umidade do asfalto traiu John Martin, que liderava com o protótipo da G-Drive. O inglês perdeu o controle na entrada da reta dos boxes e se chocou contra o muro, provocando o acionamento da bandeira amarela em toda a extensão da pista, mas não o suficiente para a entrada do safety-car.

A partir dali, Pizzonia, Graves e Walker não viram mais adversários e venceram até que com certa tranquilidade. A segunda colocação ficou com Oliver Pla, David Heinemeier Hansson e Alex Brundle, da OAK, e o terceiro lugar ficou com a Greaves de Chris Dyson, Michael Marsal e Tom Kimber-Smith.

Nas classes de GT, a Aston Martin dominou. Na divisão Pro, Darren Turner, Bruno Senna e Stefan Mücke, que largaram na pole-position, simplesmente comandaram as ações das 6 Horas de Silverstone. Tranquilos, eles passaram horas ocupando a primeira posição e cruzaram a linha de chegada com uma volta de vantagem para a dupla da AF Corse que ficou com o segundo lugar: Kamui Kobayashi e Toni Vilander. Na disputa dos pilotos que saíram da F1 no ano passado, portanto, melhor para Senna após o primeiro round. O pódio foi completado por outro trio da Aston Martin, formado por Frédéric Makowiecki, Paul Dalla Lana e Pedro Lamy.

Aston Martin #97 dominou a disputa entre os carros da GTE Pro (Foto: Aston Martin)

O time inglês comemorou também a vitória na GTE Am, com os dinamarqueses Kristian Poulsen, Allan Simonsen e Christoffer Nygaard. Nesta categoria, porém, as emoções cresceram nos momentos finais com o crescimento da Larbre e de Fernando Rees. O brasileiro tinha um ritmo muito bom na hora final e partiu para o ataque sobre a Ferrari da equipe 8Star e o português Rui Águas.

A manobra de Rees foi consumada instantes antes da ultrapassagem de Tréluyer sobre McNish na LMP1. Com ela, o Corvette #50, que precisou cumprir uma punição de 30 segundos por conta de um toque em que Patrick Bornhauser se envolveu no meio da prova. Águas terminou em terceiro.

A próxima etapa do Mundial de Endurance acontece daqui a três semanas: são as 6 Horas de Spa, na Bélgica, que acontecerão num sábado, dia 4 de maio. Nessa prova, Lucas Di Grassi estará em um terceiro protótipo da Audi, e Bruno Senna e Fernando Rees. Antonio Pizzonia, a princípio, disputaria somente as 6 Horas de Silverstone, e ainda não está confirmado para correr em outras etapas pelo time oficial da Nissan no WEC.

WEC, 6 Horas de Silverstone, corrida, final:

 
1
Tom KRISTENSEN
Allan McNISH
Loïc DUVAL
DIN
ESC
FRA
LMP1
1
Audi Sport Team Joest
Audi R18 e-tron quattro híbrido
197 voltas
 
 
 
2
André LOTTERER
Marcel FÄSSLER
Benoît TRÉLUYER
ALE
TCH
FRA
LMP1
2
Audi Sport Team Joest
Audi R18 e-tron quattro híbrido
+3.462
 
 
 
3
Anthony DAVIDSON
Sébastien BUEMI
Stéphane SARRAZIN
ING
SUI
FRA
LMP1
3
Toyota
Toyota TS-030 híbrido
+1 volta
 
 
 
4
Alexander WURZ
Nicolas LAPIERRE
AUT
FRA
LMP1
4
Toyota
Toyota TS-030 híbrido
+1 volta
 
 
 
5
Nicolas PROST
Neel JANI
Nick HEIDFELD
FRA
SUI
ALE
LMP1
5
Rebellion
Lola B12/60 Toyota
+4 voltas
 
 
 
6
Andrea BELLICCHI
Mathias BECHE
Cong Fu CHENG
ITA
SUI
CHN
LMP1
6
Rebellion
Lola B12/60 Toyota
+7 voltas
 
 
 
7
Tor GRAVES
Antonio PIZZONIA
James WALKER
ING
BRA
ING
LMP2
1
Delta-ADR
Oreca 03 Nissan
+13 voltas
 
 
 
8
Olivier PLA
David HEINEMEIER HANSSON
Alex BRUNDLE
FRA
DIN
ING
LMP2
2
OAK
Morgan LMP2 Nissan
+14 voltas
 
 
 
9
Chris DYSON
Michael MARSAL
Tom KIMBER-SMITH
EUA
EUA
ING
LMP2
3
Greaves
Zytek Z11SN Nissan
+17 voltas
 
 
 
10
Luiz PÉREZ-COMPANC
Nicolas MINASSIAN
Pierre KAFFER
ARG
FRA
ALE
LMP2
4
Pecom
Oreca 03 Nissan
+18 voltas
 
 
 
11
Bertrand BAGUETTE
Ricardo GONZÁLEZ
Martin PLOWMANN
BEL
MEX
ING
LMP2
5
OAK
Morgan LMP2 Nissan
+18 voltas
 
 
 
12
Alexandre IMPERATORI
Matthew HOWSON
Ka To JIM
TCH
ING
CHN
LMP2
6
KCMG HKG
Morgan LMP2 Nissan
+18 voltas
 
 
 
13
Roman RUSINOV
John MARTIN
Mike CONWAY
RUS
AUS
ING
LMP2
7
G-Drive
Oreca 03 Nissan
+21 voltas
 
 
 
14
Darren TURNER
Stefan MÜCKE
Bruno SENNA
ING
ALE
BRA
GTE Pro
1
Aston Martin
Aston Martin Vantage V8
+26 voltas
 
 
 
15
Kamui KOBAYASHI
Toni VILANDER
JAP
FIN
GTE Pro
2
AF Corse
Ferrari F458 Italia
+27 voltas
 
 
 
16
Paul DALLA LANA
Frédéric MAKOWIECKI
Pedro LAMY
CAN
FRA
POR
GTE Pro
3
Aston Martin
Aston Martin Vantage V8
+27 voltas
 
 
 
17
Marc LIEB
Richard LIETZ
Romain DUMAS
ALE
AUT
FRA
GTE Pro
4
Porsche AG Team Manthey
Porsche 911 GT3 RSR
+27 voltas
 
 
 
18
Gianmaria BRUNI
Giancarlo FISICHELLA
ITA
ITA
GTE Pro
5
AF Corse
Ferrari F458 Italia
+27 voltas
 
 
 
19
Allan SIMONSEN
Christoffer NYGAARD
Kristian POULSEN
DIN
DIN
DIN
GTE Am
1
Aston Martin
Aston Martin Vantage V8
+28 voltas
 
 
 
20
Jörg BERGMEISTER
Patrick PILET
Timo BERNHARD
ALE
FRA
ALE
GTE Pro
6
Porsche AG Team Manthey
Porsche 911 GT3 RSR
+29 voltas
 
 
 
21
Patrick BORNHAUSER
Julien CANAL
Fernando REES
FRA
FRA
BRA
GTE Am
2
Larbre
Chevrolet Corvette C6-ZR1
+31 voltas
 
 
 
22
Enzo POTOLICCHIO
Rui AGUAS
Philipp PETER
VEN
POR
AUT
GTE Am
3
8Star
Ferrari F458 Italia
+32 voltas
 
 
 
23
Roald GOETHE
Stuart HALL
Jamie CAMPBELL-WALTER
ALE
ING
ING
GTE Am
4
Aston Martin
Aston Martin Vantage V8
+32 voltas
 
 
 
24
Christian RIED
Gianluca RODA
Paolo RUBERTI
ALE
ITA
ITA
GTE Am
5
Proton
Porsche 911 GT3 RSR
+32 voltas
 
 
 
25
Tracy KROHN
Niclas JÖNSSON
Maurizio MEDIANI
EUA
SUE
ITA
GTE Am
6
Krohn Racing
Ferrari F458 Italia
+33 voltas
 
 
 
26
Raymond NARAC
Christophe BOURRET
Jean-Karl VERNAY
FRA
FRA
FRA
GTE Am
7
IMSA Performance Matmut
Porsche 911 GT3 RSR
+34 voltas
 
 
 
27
Jacques NICOLET
Jean-Marc MERLIN
FRA
FRA
LMP2
8
OAK
Morgan LMP2 Nissan
+43 voltas
 
 
 
28
Jack GERBER
Matt GRIFFIN
Marco CIOCI
AFS
IRL
ITA
GTE Am
8
AF Corse
Ferrari F458 Italia
+58 voltas
 
 
 
29
Thomas HOLZER
Dominik KRAIHAMER
Jan CHAROUZ
ALE
AUT
TCH
LMP2
9
Lotus
Lotus T128
+84 voltas
 
 
 
30
Nick LEVENTIS
Danny WATTS
Jonny KANE
ING
ING
ING
LMP1
7
Strakka
HPD ARX-03c Honda
+142 voltas
 
 
 
31
Kevin WEEDA
Vitantonio LIUZZI
Christophe BOUCHUT
EUA
ITA
FRA
LMP2
10
Lotus
Lotus T128
+153 voltas
 
 
 
 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.