Após 6º posto na estreia no WEC, Hülkenberg minimiza chance de vitória em Le Mans: “Temos de ser realistas”

Após estrear no Mundial de Endurance com um sexto posto em Spa-Francorchamps, Nico Hülkenberg minimizou suas chances de vitória nas 24 Horas de Le Mans. Germânico ressaltou os desafios da prova de seis horas e avaliou que a etapa francesa será ainda pior

Nico Hülkenberg fez uma boa estreia no Mundial de Endurance, mas o sexto posto nas 6 Horas de Spa-Francorchamps não foi o suficiente para tirar os pés do germânico do chão. Nesta quinta-feira (7), o piloto da Force India conversou com a imprensa em Barcelona, onde disputa o GP da Espanha de F1, e minimizou suas chances de vencer em Le Mans.
 
No último fim de semana, Hülkenberg fez sua estreia no WEC pela Porsche e completou as 6 Horas de Spa-Francorchamps no sexto posto. Nico dividiu o 919 Hybrid com Earl Bamber e Nick Tandy.
Nico Hülkenberg fez sua estreia no Mundial de Endurance no último fim de semana (Foto: Porsche)
Apesar do bom desempenho, Hülkenberg acredita que seria muito otimismo esperar uma vitória na clássica prova de Le Mans.
 
“Eu vi agora em uma corrida de seis horas quanta coisa pode acontecer, o quão duro é e isso foi apenas um quarto de uma corrida de 24 horas”, ponderou Nico. “Então, indo para lá como um novato, sem ter experiência, só quero ir para lá com a mente aberta, fazer um bom trabalho e curtir”, continuou.
 
“Claro, queremos ir bem e eu adoraria vencer, seria um sonho se tornando realidade, mas temos de ser realistas”, defendeu.
 
 Ainda, Hülkenberg fez uma avaliação positiva de sua performance em Spa, mesmo tendo assumido o comando do bólido já fora da briga pela vitória. No início da disputa, Tandy bateu com o Porsche 911 guiado por Kevin Estre na classe GTE.
 
“Foi bom. Obviamente, foi uma pena ter uma batida no início”, lamentou. “Nós ainda estávamos na disputa, mas não estávamos lutando na frente com os Audi e os outros Porsche”, seguiu.
 
“Ainda assim, eu aprendi bastante. Tiveram muitas primeiras impressões de tudo, mas estou feliz com a forma como as coisas aconteceram”, declarou. 
 
Hülkenberg também explicou que teve de se preocupar menos com o desgaste dos pneus Michelin no WEC do que teria de se preocupar na F1.
 
“Você tem de se preocupar um pouco menos. Os pneus são bem consistentes e você não pensa nisso constantemente”, explicou. “Eles também têm sistemas de controle de tração, o que, obviamente, é uma grande ajuda, porque eles aparecem quando você exagera com o acelerador”, relatou.
 
“Spa é bem exigente com os pneus, então você também tem de gerir um pouco os pneus. Mas quando as pessoas pensam em corrida de endurance, as pessoas pensam que você guia tendo que cuidar de tudo, mas, na verdade, é forçando o tempo todo”, continuou.
 
“Fiquei impressionado com isso e não esperava que fosse bem assim”, concluiu Hülkenberg, que volta ao carro da Porsche no fim do mês para um teste antes da etapa de Le Mans.
POR UM MILAGRE

A F1 está de volta à Europa, e a porta de entrada para a nova fase da temporada é a já conhecidíssima pista de Barcelona, palco preferido dos testes coletivos. Portanto, é na Catalunha que as equipes vão deixar mais evidentes suas forças e fraquezas desta primeira parte do Mundial. Diante desse cenário, a expectativa para o ‘novo’ campeonato é quase a de um milagre: o da aproximação à Mercedes. E, dados os resultados das quatro etapas iniciais de 2015, é certo dizer que a Ferrari é que sai na frente na tentativa de travar um embate mais próximo e real com os atuais campeões a partir de agora

TUDO EMBOLADO

Indianápolis é uma das cidades mais famosas no mundo do esporte a motor pelas suas 500 Milhas, mas não é esta a única prova que recebe no calendário da Indy. No próximo final de semana, a principal categoria norte-americana de monopostos parte para a disputa da quinta etapa do campeonato de 2015, na prova que acontece no traçado misto do tradicional autódromo. Esta será apenas a segunda edição da corrida neste tipo de circuito. Precedendo as 500 Milhas, o GP de Indianápolis acontece em um momento de extremo equilíbrio entre equipes e pilotos e com uma classificação da temporada bastante embolada

INVASÃO DE TERRITÓRIO 

Pela primeira vez, a F-E consegue uma terceira prova seguida com o mesmo grid, sinalizando um aumento no prestígio com os pilotos. Também pela primeira vez, a categoria dos carros elétricos chega até a Europa e 'invade' o território que é tradicionalmente da F1. A atenção e a melhora que o campeonato apresentou nestes primeiros sete meses é muito maior do que se poderia imaginar. No fim de semana, a F-E desembarca em Mônaco para a sétima rodada da temporada 2014/2015

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.