Alonso se anima com desempenho na classificação em Spa e diz: “Tenho uma oportunidade de vencer e vou atrás dela”

Após qualificação das 6h de Spa-Francorchamps, Fernando Alonso comemorou o desempenho de seu Toyota. Espanhol se satisfez com o segundo lugar mas acabará largando da pole na LMP1 após punição ao carro #7

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Fernando Alonso garantiu a pole-position das 6h de Spa-Francorchamps, que ocorrem nesse sábado (5). O espanhol, ao lado de Sébastien Buemi e Kazuki Nakajima, completava a dobradinha da Toyota, com o tempo médio de 1min54s962 no carro #8 e largaria atrás do #7 de Mike Conway, Kamui Kobayashi e José Maria López. Os então líderes, porém, foram desclassificados após um boletim dos oficiais de prova, que declarou haver "declaração incorreta do medidor de fluxo de combustível" de seu carro.

Alonso se mostrou satisfeito com seu desempenho no circuito belga, mas ressaltou que esperava um tempo melhor, impossibilitado pela troca de pneus que fez com que fosse à classificação sem ter experimentado adequadamente a dirigibilidade de seu TS050. Antes do anúncio da punição ao carro #7, o bicampeão da F1 comentou o desempenho nesta sexta-feira.

“Perdi muito tempo no segundo setor, onde notava muito sobresterçamento, mas foi assim mesmo. Fui ao TL3 com pneus muito velhos, para testar o ritmo de corrida, e fiz 2min02. Então, de repente, subi para a classificação e fiz 1min55. Foi só uma oportunidade e não pude maximizar o carro em nada. É um bom ensaio e, na próxima vez, vejo se tenho mais tempo com pneus novos para tomar as sensações do veículo antes da classificação. Mas, nesse tipo de corridas, a ordem da largada é o menos importante e, sim, amanhã temos uma boa oportunidade de vencer”, analisou.

Fernando Alonso e os companheiros Kazuki Nakajima e Sébastien Buemi (Foto: Toyota)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Sem triunfar na Fórmula 1 desde 2013, Alonso vê possibilidades de vencer o WEC, porém ressaltou a importância de evoluir “passo a passo”. O campeão  mundial, que possui uma vitória em Spa quando corria a F3000, em 2000, destacou também a predominância da Toyota durante o dia de treinos.

“Está sendo um grande fim de semana. No TL1 já estava confortável com o carro e logo tinha rodado com pneus velhos para experimentar a sensação sob essa condição. Na classificação, não tivemos erros, ainda que com as bandeiras vermelhas tenha sido um pouco complicado manter a concentração” disse.

Também sobre as bandeiras vermelhas, o asturiano, comentou o grave acidente de Pietro Fittipaldi, que bateu após não completar a famosa e desafiadora Eau Rouge enquanto completava a volta da DragonSpeed, também na LMP1.

“Parece que seu carro fez algo estranho no meio da curva. Todos aguardamos as notícias da organização porque se ouve rumores sobre seu estado, mas lhe desejo o melhor e espero que esteja conosco nas pistas quanto antes possível e a mais breve recuperação”, expressou.

Enquanto obtém posições medianas desde que, em 2015, assumiu o carro da McLaren na Fórmula 1, Fernando agora também conduz o forte híbrido da Toyota no Mundial de Endurance, e, assim, destacou as diferenças entre as categorias somadas à sua volta a uma equipe favorita.

“Com a bandeira vermelha, me restou muito pouco tempo e só tivemos uma tentativa [na classificação] por piloto. Na F1, há jogos de pneus para o Q1, Q2 e Q3 e se pode estar preparado com mais tempo. O melhor [do Endurance] é entrar em um carro completamente novo, ser competitivo e dar o melhor nível que se tem. É um desafio pelo carro, postura, estilo de direção e porque disputo com os melhores dessa categoria. É um belo desafio e tenho que estar concentrado todo fim de semana. Com sorte, celebraremos algo bonito no pódio.

A largada das 6h de Spa-Francorchamps ocorre no sábado (5), às 8h30 (de Brasília).

QUEM É MAIS CULPADO?

PADDOCK GP DISCUTE BATIDA DE RICCIARDO E VERSTAPPEN EM BAKU

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.