Alonso anuncia saída do WEC após Le Mans, mas indica que segue na Toyota para “encarar novos desafios”

Fernando Alonso vai encerrar seu capítulo no Mundial de Endurance no próximo mês de junho, quando vai disputar — e tentar sua segunda vitória nas 24 Horas de Le Mans. O espanhol vai ser substituído por Brendon Hartley na Toyota, que vai manter seus outros pilotos no WEC. Alonso vai seguir vinculado à montadora japonesa, pela qual testou o carro do Rali Dakar

Fernando Alonso vai encerrar seu curto ciclo no Mundial de Endurance no próximo 16 de junho com o desfecho da sua participação nas 24 Horas de Le Mans. O bicampeão mundial de F1 anunciou, em conjunto com a Toyota, que vai “encarar novos desafios”, sinalizando a permanência do vínculo com a montadora japonesa. Recentemente, Alonso viajou até a África do Sul para testar o Toyota Hilux com o qual a marca venceu o último Dakar com Nasser Al-Attiyah. A edição de 2020 do maior rali do mundo está marcada entre os dias 5 e 17 de janeiro e vai ter nova sede, na Arábia Saudita.
 
Alonso já tem substituto definido para a supertemporada 2019/20 do Mundial de Endurance: Brendon Hartley. O neozelandês é a única novidade da Toyota, que vai manter os outros cinco pilotos: Sébastien Buemi, Kazuki Nakajima, Mike Conway, Kamui Kobayashi e José María ‘Pechito’ López.
 
O piloto completa seu ciclo com o principal objetivo já logrado, que foi a vitória nas 24 Horas de Le Mans do ano passado, restando assim o triunfo nas 500 Milhas de Indianápolis para ser o primeiro piloto, depois de Graham Hill, a conquistar a Tríplice Coroa. Fernando disputa a icônica prova em Indianápolis pela McLaren no último domingo de maio.
Alonso comemora a vitória em Le Mans ao lado de Buemi e de carona com Nakajima (Foto: Toyota)

“Adorei fazer parte da Toyota no Mundial de Endurance, mas este capítulo está se encerrando”, confirmou o bicampeão mundial em comunicado emitido pela Toyota.

 
“Vencer Le Mans é um dos marcos a se destacar na minha carreira, como parte do desafio da Tríplice Coroa, e sempre vou lembrar dessa vitória que conquistamos juntos, como equipe, no ano passado. Agora é hora de encarar novos desafios e há muitas oportunidades para explorar dentro da Toyota”, comentou.
 
“Desejo a Brendon tudo do melhor para a próxima temporada e gostaria de agradecer a todos os membros da equipe por esse grande esforço que fazem para conseguir as vitórias no WEC”, complementou Alonso.
 
O piloto reforçou os objetivos derradeiros deste ciclo da sua carreira. Neste sábado, o Mundial de Endurance realiza a penúltima etapa da supertemporada 2018/19, as 6 Horas de Spa-Francorchamps.
 
“Ainda temos duas corridas importantes pela frente, já que continuamos na luta para sermos campeões do mundo. Vou trabalhar duro para vencer as duas. Gostaria de terminar esta temporada com a comemoração de um novo título mundial com toda a família da Toyota”, finalizou.
 
O comandante da Toyota no Mundial de Endurance aproveitou a oportunidade para começar a se despedir de Alonso. “Estou triste por ter de dizer adeus a Fernando e gostaria de agradecer sua colaboração nesta temporada fantástica em que ele escreveu seu nome na história das corridas pela Toyota. Sua paixão, seu desejo por vencer e sua vontade de perseguir seus sonhos é verdadeiramente impressionante”, disse o presidente da equipe, Hisatake Murata.
 
“Vamos aproveitar o que temos do trabalho juntos nessas duas últimas corridas. Sei que os dois compartilhamos do mesmo objetivo de conquistar Le Mans e os títulos”, complementou o dirigente.

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.