DTM

Wittmann passa Müller no fim e vence corrida 1 do DTM em Assen sob chuva

Marco Wittmann tomou um susto ao ver Nico Müller voltar dos boxes na frente, mas tratou de resolver o problema. Com pneus mais aquecidos, o alemão fez a ultrapassagem. René Rast, ainda líder do campeonato, fechou o pódio

Grande Prêmio / VITOR FAZIO, de Porto Alegre
Foi um dia agitado para o DTM na Holanda. A corrida 1 da categoria em Assen, neste sábado (20), teve como protagonista a chuva. Foi nessas condições que Marco Wittmann, Nico Müller e René Rast se enfrentaram pela vitória. Em uma prova definida pela estratégia, Wittmann fez valer a decisão de parar mais cedo para superar Müller nas últimas voltas e vencer.
 
Wittmann passou a maior parte do tempo focado apenas em Rast, que chegou muito perto de concretizar uma ultrapassagem ainda nas primeiras voltas. A dupla parou mais ou menos junta, respectivamente nas voltas 12 e 14. Müller assumiu a liderança e encaixou voltas das melhores. Bastou para voltar dos boxes na frente de Witmann com cinco giros para o fim, mas com um porém: os pneus estavam frios.
 
Assim, Wittmann não teve grandes problemas para alcançar e passar Müller. Rast completou o pódio, com Philipp Eng em quarto. A zona de pontos ainda teve Timo Glock, Jonathan Aberdein, Jamie Green, Loïc Duval, Mike Rockenfeller e Sheldon van der Linde.
Marco Wittmann passa Nico Müller para vencer chuvosa corrida do DTM em Assen (Foto: Reprodução)
Pietro Fittipaldi teve uma corrida difícil. Depois de conseguir o quarto melhor tempo na classificação, o brasileiro foi despencando ao longo da corrida. Sem ritmo forte, o resultado foi o décimo lugar ao fim do ciclo de pits. Entretanto, um ataque de Van der Linde no fim resultou na queda para 11º.
 
A chuva significou uma corrida com uma dinâmica diferente. Logo de cara, um princípio de geada forçou uma largada atrás do safety-car. Foram quatro voltas apenas para conhecer o terreno e entender quão molhada a pista estava. Curiosamente, a largada foi tranquila. O único problema foi mecânico, com a Aston Martin de Daniel Juncadella quebrando logo na primeira volta de bandeira verde. Houve apenas mais um abandono – Robin Frijns bateu sozinho ao atacar as zebras com mais intensidade do que o recomendado.

Em termos de campeonato, Rast segue em situação relativamente tranquila. O pódio levou o campeão de 2017 a 145 pontos, com vantagem considerável sobre Müller, com 121. Wittmann subiu para quarto, com 100, atrás de Phillip Eng, 111.
 
Paddockast #25
Bênçãos e Maldições da Fórmula E


Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM
 

 
Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experiências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.