Wickens conquista pole-position inédita e lidera dobradinha canadense em Norisring. Farfus é 15º
Pela primeira vez na carreira, o canadense Robert Wickens vai largar na pole-position em uma prova do DTM. Ele conquistou esse direito ao superar o compatriota Bruno Spengler no Q4 da classificação em Norisring, na Alemanha
Acompanhe a cobertura 'in loco' do DTM em Norisring no GRANDE PRÊMIO | |
Automobilismo na TV: a programação do fim de semana | |
As images deste sábado do DTM em Norisring |
Robert Wickens vai largar na pole-position na quinta etapa da temporada 2013 do DTM, que acontece neste domingo (14), em Norisring. Feito inédito na carreira do piloto, a pole veio depois de um duelo com o compatriota Bruno Spengler, atual campeão da categoria.
Relacionadas
Último a entrar na pista no Q4, Spengler não conseguiu, com sua BMW, superar o tempo de 48s384 marcado pelo piloto da Mercedes. A equipe AMG, então, pôde comemorar a conquista da primeira colocação. Assim também ficou formada a dobradinha canadense, algo raro no automobilismo.
A segunda fila terá o inglês Gary Paffett, companheiro de Wickens na Mercedes, e o italiano Edoardo Mortara, que representa a Audi. Pascal Wehrlein completa o top-5.
Único brasileiro da categoria, Augusto Farfus Jr. teve uma sessão difícil, escapou por pouco da degola no Q1, mas não conseguiu fugir no Q2. Eliminado prematuramente do treino classificatório, ele largará na 15ª posição nas ruas de Nuremberg.
Confira como foi a classificação do DTM em Norisring
Q1: Líder do campeonato, Rockenfeller fica pelo caminho
A eliminação prematura de Mike Rockenfeller foi a surpresa negativa do Q1 em Norisring. Correndo no circuito que a Audi considera sua casa no DTM, o alemão não conseguiu nada melhor que a 19ª colocação – isso com um tempo apenas 0s3 pior que o do líder, o canadense Robert Wickens, da Mercedes.
Além de Rockenfeller, acabaram barrados Martin Tomczyk, Joey Hand e Dirk Werner, da BMW, Roberto Merhi, da Mercedes, e Miguel Molina, também da Audi.
Tomczyk estava dentro do top-16 até poucos segundos do fim da sessão, quando foi desbancado pelo brasileiro Augusto Farfus. O curitibano cravou sua melhor volta, 48s578, na terceira tentativa. Foi por pouco que ele conseguiu seguir adiante.
Q2: BMW faz dobradinha, mas vê Farfus, Wittmann e Glock eliminados
O Q2 começou com o três vezes vencedor da prova de Norisring, Bruno Spengler, na dianteira. O atual campeão do DTM marcou um bom tempo de 48s238 e assumiu a ponta.
Mais atrás, os pilotos da Audi se complicavam um pouco com o esse de baixa do traçado urbano. Mattias Ekström rodou na saída da curva, enquanto Timo Scheider raspou a lateral no muro. Daniel Juncadella, da Mercedes, havia feito a mesma coisa no mesmo local alguns instantes antes.
Enquanto tudo isso acontecia, apenas Andy Priaulx conseguiu superar Spengler, formando uma dobradinha da BMW no Q2. Só que as alegrias para a marca de Munique não foram muito além disso: Marco Wittmann, Farfus e Timo Glock foram três dos seis eliminados na segunda parte do treino.
O trio largará em 12º, 15º e 16º, respectivamente. Os demais eliminados foram Adrien Tambay, Scheider e Jamie Green. O inglês venceu quatro das últimas cinco corridas disputadas em Norisring quando defendia a Mercedes. Essa é a sua primeira temporada pela Audi.
Q3: Mercedes coloca dois carros no Q4
No Q3, diferentemente do que acontece na F1, os pilotos retornaram à pista não para tentar a pole, mas para tentar ficar entre os quatro mais rápidos, que avançam para o Q4.
Estabilidade foi uma coisa que não existiu nessa parte do treino: os competidores trocaram bastante de posição nos dez minutos que tiveram para ir à pista.
No final, avançaram Spengler, Wickens, Mortara e Paffett. Wehrlein, Priaulx, Juncadella, Albuquerque, Ekström e Vietoris são os que largam entre a terceira e a quinta filas do grid.
Q4: Wickens e Spengler fecham primeira fila canadense em Norisring
Os quatro sobreviventes que chegam ao Q4 da classificação do DTM têm direito a uma volta lançada cada. Quem marca o melhor tempo, larga na pole, simples assim.
Paffett foi o primeiro e cravou 48s460, tempo que não foi batido por Mortara. Mas que também não lhe garantiria a pole, já que Wickens, o terceiro a entrar na pista, completou uma volta ao redor dos 2300 metros do circuito de Norisring em 48s384.
O último a fazer uma tentativa foi o campeão Spengler, e ele não conseguiu desbancar o compatriota, ficando com o segundo tempo.
Estava formada, portanto, a dobradinha canadense no grid da quinta etapa da temporada, com uma pole-position inédita na carreira de Wickens. Essa é a segunda temporada do piloto no DTM. No campeonato de 2013, ele ocupa a sétima colocação com 27 pontos.
A largada para a etapa de Norisring acontecerá às 8h30 (de Brasília) deste domingo.
DTM, Norisring, grid de largada:
1 | Robert WICKENS | CAN | Mercedes AMG | 0:48.384 | ||
2 | Bruno SPENGLER | CAN | Schnitzer BMW | 0:48.443 | +0.059 | |
3 | Gary PAFFETT | ING | Mercedes AMG | 0:48.460 | +0.076 | |
4 | Edoardo MORTARA | ITA | Rosberg Audi | 0:48.490 | +0.106 | |
5 | Pascal WEHRLEIN | ALE | Mercedes AMG | 0:48.356 | ||
6 | Andy PRIAULX | ING | RMG BMW | 0:48.406 | ||
7 | Daniel JUNCADELLA | ESP | Mercedes AMG | 0:48.410 | ||
8 | Filipe ALBUQUERQUE | POR | Rosberg Audi | 0:48.454 | ||
9 | Mattias EKSTRÖM | SUE | Abt Sportsline Audi | 0:48.456 | ||
10 | Christian VIETORIS | ALE | Mercedes AMG | 0:48.485 | ||
11 | Adrien TAMBAY | FRA | Abt Audi | 0:48.443 | ||
12 | Marco WITTMANN | ALE | MTEK BMW | 0:48.446 | ||
13 | Timo SCHEIDER | ALE | Abt Audi | 0:48.459 | ||
14 | Jamie GREEN | ING | Abt Sportsline Audi | 0:48.465 | ||
15 | Augusto FARFUS | BRA | RBM BMW | 0:48.628 | ||
16 | Timo GLOCK | ALE | MTEK BMW | 0:48.724 | ||
17 | Martin TOMCZYK | ALE | RMG BMW | 0:48.632 | ||
18 | Joey HAND | EUA | RBM BMW | 0:48.636 | ||
19 | Mike ROCKENFELLER | ALE | Phoenix Audi | 0:48.644 | ||
20 | Dirk WERNER | ALE | Schnitzer BMW | 0:48.656 | ||
21 | Roberto MERHI | ESP | Mercedes AMG | 0:48.848 | ||
22 | Miguel MOLINA | ESP | Phoenix Audi | 0:48.874 |