Wickens confirma superioridade da Mercedes em Norisring e vence de ponta a ponta. Farfus é 14º
Sem ser ameaçado, Robert Wickens foi soberano no fim de semana e conseguiu a vitória com folga. O brasileiro Augusto Farfus teve uma corrida difícil e completou na 14ª posição
Irretocável. Foi assim a tocada de Robert Wickens neste domingo (29), durante a quarta etapa da DTM, em Norisring. O canadense da Mercedes foi o mais rápido tanto no seco quanto no molhado e venceu de ponta a ponta a prova no circuito de rua alemão.
Wickens praticamente fez um passeio e completou as 83 voltas com 23s906 de vantagem para o inglês Jamie Green, da Audi. O sueco Mattias Ekström foi o terceiro com seu Audi e completou o pódio. Edoardo Mortara apareceu em quarto e Adrien Tambay fechou o grupo dos cinco primeiros. Isso na linha de chegada, porque o francês foi punido após a prova e caiu para nono.
Pascal Wehrlein completou em sexto, seguido por Marco Wittmann, o líder do campeonato e o primeiro BMW a aparecer na ordem de chegada. Joey Hand, Mike Rockenfeller e Timo Scheider formaram os dez primeiros. O brasileiro Augusto Farfus, da BMW, teve um fim de semana difícil e completou a corrida em 14º.
Robert Wickens venceu com tranquilidade etapa de Norisring (Foto: Getty Images)
Confira como foi a corrida em Norisring:
Com pista molhada, a perspectiva era de uma prova cheia de alternativas. Robert Wickens largou bem e manteve a ponta. Em segundo, Jamie Green lutava para não deixar o líder abrir vantagem e dava sinais de que brigaria pela ponta. Mas não foi bem isso o que aconteceu. O líder desgarrava e com pista livre aumentava sua vantagem.
Aos poucos, a pista estava secando e, com 20 voltas disputadas, os pilotos mudavam o traçado e buscavam pontos com água para conseguirem o melhor aproveitamento dos pneus. Enquanto isso, Nico Müller, 23º e último, era punido por não respeitar uma bandeira azul.
Na volta 29, Pascal Wehrlein foi para cima e passou Paffett, tomando a terceira posição. Não demorou e Paffett parou no pit e voltou com pneus de pista molhada. Christian Vietoris vinha no encalço dos primeiros e na volta 40 deixou Wehrlein para trás para ficar com o terceiro posto. No pelotão intermediário, Timo Glock abusou e acabou rodando, mas conseguiu voltar à prova.
Mais na frente, Wickens ditava o ritmo da prova e na volta 47 já tinha aberto mais de 10s de diferença para Green, que não conseguia acompanhá-lo. Já Edoardo Mortara fez bela manobra sobre Joey Hand e assumiu o sétimo lugar.
Na volta 51, Bruno Spengler foi o primeiro a tomar coragem e colocar pneus para pista seca. Nas voltas seguintes, o pelotão da frente foi em peso para os boxes também. A aposta surtiu efeito e os tempos de volta foram melhorando sensivelmente. O líder esperou um pouco mais e foi para os boxes na volta 58. Voltou com pneus para pista seca e tranquilos 15s à frente de Vietoris, que superara Green nos boxes e aparecia em segundo.
Só que hoje não era o dia do alemão. Restando 7 voltas para o fim, Vietoris precisou abandonar por um problema no carro.
Robert Wickens celebra a vitória na quarta etapa da DTM (Foto: Getty Images)
Relacionadas
Com quatro corridas realizadas, a classificação do campeonato tem Marco Wittmann (BMW) na liderança com 56 pontos. Edoardo Mortara vem em segundo com 39, seguido de Mattias Ekström e Mike Rockenfeller, ambos com 35. Augusto Farfus aparecem em 11º com 14 pontos.
A próxima corrida do campeonato acontece no dia 13 de julho, em Moscou, na Rússia.
DTM, Norisring, corrida:
1 | ROBERT WICKENS | CAN | MERCEDES AMG | 1:15:21.118 | 82 voltas |
2 | JAMIE GREEN | ING | ROSBERG AUDI | +23.906 | |
3 | MATTIAS EKSTRÖM | SUE | ABT SPORTSLINE AUDI | +25.922 | |
4 | EDOARDO MORTARA | ITA | ABT SPORTSLINE AUDI | +32.875 | |
5 | PASCAL WEHRLEIN | ALE | MERCEDES AMG | +44.788 | |
6 | MARCO WITTMANN | ALE | RMG BMW | +46.050 | |
7 | JOEY HAND | EUA | RBM BMW | +47.991 | |
8 | MIKE ROCKENFELLER | ALE | PHOENIX AUDI | +48.803 | |
9 | ADRIEN TAMBAY | FRA | ABT SPORTSLINE AUDI | +1:14.661 | P+30s |
10 | TIMO SCHEIDER | ALE | PHOENIX AUDI | +1 volta | |
11 | BRUNO SPENGLER | CAN | SCHNITZER BMW | +1 volta | |
12 | GARY PAFFETT | ING | MERCEDES AMG | +1 volta | |
13 | DANIEL JUNCADELLA | ESP | MERCEDES AMG | +1 volta | |
14 | AUGUSTO FARFUS JR. | BRA | RBM BMW | +1 volta | |
15 | PAUL DI RESTA | ESC | MERCEDES AMG | +1 volta | |
16 | TIMO GLOCK | ALE | MTEK BMW | +2 voltas | |
17 | MAXIME MARTIN | BEL | RMG BMW | +2 voltas | |
18 | NICO MÜLLER | SUI | ROSBERG AUDI | +2 voltas | |
19 | VITALY PETROV | RUS | MERCEDES AMG | +2 voltas | |
20 | ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA | POR | MTEK BMW | +2 voltas | P+30s |
21 | CHRISTIAN VIETORIS | ALE | MERCEDES AMG | +9 voltas | NC |
22 | MIGUEL MOLINA | ESP | ABT SPORTSLINE AUDI | +11 voltas | NC |
23 | MARTIN TOMCZYK | ALE | SCHNITZER BMW | NC |