Wickens confirma superioridade da Mercedes em Norisring e vence de ponta a ponta. Farfus é 14º

Sem ser ameaçado, Robert Wickens foi soberano no fim de semana e conseguiu a vitória com folga. O brasileiro Augusto Farfus teve uma corrida difícil e completou na 14ª posição

 
Irretocável. Foi assim a tocada de Robert Wickens neste domingo (29), durante a quarta etapa da DTM, em Norisring. O canadense da Mercedes foi o mais rápido tanto no seco quanto no molhado e venceu de ponta a ponta a prova no circuito de rua alemão.

Wickens praticamente fez um passeio e completou as 83 voltas com 23s906 de vantagem para o inglês Jamie Green, da Audi. O sueco Mattias Ekström foi o terceiro com seu Audi e completou o pódio. Edoardo Mortara apareceu em quarto e Adrien Tambay fechou o grupo dos cinco primeiros. Isso na linha de chegada, porque o francês foi punido após a prova e caiu para nono.

 
Pascal Wehrlein completou em sexto, seguido por Marco Wittmann, o líder do campeonato e o primeiro BMW a aparecer na ordem de chegada. Joey Hand, Mike Rockenfeller e Timo Scheider formaram os dez primeiros. O brasileiro Augusto Farfus, da BMW, teve um fim de semana difícil e completou a corrida em 14º.
Robert Wickens venceu com tranquilidade etapa de Norisring (Foto: Getty Images)
 
Confira como foi a corrida em Norisring:
 
Com pista molhada, a perspectiva era de uma prova cheia de alternativas. Robert Wickens largou bem e manteve a ponta. Em segundo, Jamie Green lutava para não deixar o líder abrir vantagem e dava sinais de que brigaria pela ponta. Mas não foi bem isso o que aconteceu. O líder desgarrava e com pista livre aumentava sua vantagem.
 
Aos poucos, a pista estava secando e, com 20 voltas disputadas, os pilotos mudavam o traçado e buscavam pontos com água para conseguirem o melhor aproveitamento dos pneus. Enquanto isso, Nico Müller, 23º e último, era punido por não respeitar uma bandeira azul.
 
Na volta 29, Pascal Wehrlein foi para cima e passou Paffett, tomando a terceira posição. Não demorou e Paffett parou no pit e voltou com pneus de pista molhada. Christian Vietoris vinha no encalço dos primeiros e na volta 40 deixou Wehrlein para trás para ficar com o terceiro posto. No pelotão intermediário, Timo Glock abusou e acabou rodando, mas conseguiu voltar à prova.
 
Mais na frente, Wickens ditava o ritmo da prova e na volta 47 já tinha aberto mais de 10s de diferença para Green, que não conseguia acompanhá-lo. Já Edoardo Mortara fez bela manobra sobre Joey Hand e assumiu o sétimo lugar.
 
Na volta 51, Bruno Spengler foi o primeiro a tomar coragem e colocar pneus para pista seca. Nas voltas seguintes, o pelotão da frente foi em peso para os boxes também. A aposta surtiu efeito e os tempos de volta foram melhorando sensivelmente. O líder esperou um pouco mais e foi para os boxes na volta 58. Voltou com pneus para pista seca e tranquilos 15s à frente de Vietoris, que superara Green nos boxes e aparecia em segundo.

Só que hoje não era o dia do alemão. Restando 7 voltas para o fim, Vietoris precisou abandonar por um problema no carro.

 
Robert Wickens celebra a vitória na quarta etapa da DTM (Foto: Getty Images)

Com quatro corridas realizadas, a classificação do campeonato tem Marco Wittmann (BMW) na liderança com 56 pontos. Edoardo Mortara vem em segundo com 39, seguido de Mattias Ekström e Mike Rockenfeller, ambos com 35. Augusto Farfus aparecem em 11º com 14 pontos.

 
A próxima corrida do campeonato acontece no dia 13 de julho, em Moscou, na Rússia. 
 
DTM, Norisring, corrida:
 
 
1 ROBERT WICKENS CAN MERCEDES AMG 1:15:21.118 82 voltas
2 JAMIE GREEN ING ROSBERG AUDI +23.906  
3 MATTIAS EKSTRÖM SUE ABT SPORTSLINE AUDI +25.922  
4 EDOARDO MORTARA ITA ABT SPORTSLINE AUDI +32.875  
5 PASCAL WEHRLEIN ALE MERCEDES AMG +44.788  
6 MARCO WITTMANN ALE RMG BMW +46.050  
7 JOEY HAND EUA RBM BMW +47.991  
8 MIKE ROCKENFELLER ALE PHOENIX AUDI +48.803  
9 ADRIEN TAMBAY FRA ABT SPORTSLINE AUDI +1:14.661 P+30s
10 TIMO SCHEIDER ALE PHOENIX AUDI +1 volta  
11 BRUNO SPENGLER CAN SCHNITZER BMW +1 volta  
12 GARY PAFFETT ING MERCEDES AMG +1 volta  
13 DANIEL JUNCADELLA ESP MERCEDES AMG +1 volta  
14 AUGUSTO FARFUS JR. BRA RBM BMW +1 volta  
15 PAUL DI RESTA ESC MERCEDES AMG +1 volta  
16 TIMO GLOCK ALE MTEK BMW +2 voltas  
17 MAXIME MARTIN BEL RMG BMW +2 voltas  
18 NICO MÜLLER SUI ROSBERG AUDI +2 voltas  
19 VITALY PETROV RUS MERCEDES AMG +2 voltas  
20 ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA POR MTEK BMW +2 voltas P+30s
21 CHRISTIAN VIETORIS ALE MERCEDES AMG +9 voltas NC
22 MIGUEL MOLINA ESP ABT SPORTSLINE AUDI +11 voltas NC
23 MARTIN TOMCZYK ALE SCHNITZER BMW   NC
 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.