Rockenfeller domina etapa de Brands Hatch do DTM e assume liderança. Câmbio quebra, e Farfus perde pódio

Mike Rockenfeller largou da pole-position e venceu pela primeira vez na temporada 2013 do DTM - sua primeira vitória desde 2011. O brasileiro Augusto Farfus era o segundo colocado até abandonar com problemas no câmbio

 
A Audi venceu pela primeira vez na temporada 2013 do DTM neste domingo (19), em Brands Hatch, com o piloto Mike Rockenfeller. Largando da pole-position, o alemão simplesmente dominou a etapa inglesa da categoria, não deu chances a nenhum adversário e encerrou o longo jejum de vitórias que vivia. Coincidentemente, o primeiro triunfo da Audi no ano foi fora da Alemanha, assim como aconteceu com as duas vitórias de 2012, conquistadas na Áustria e na Holanda.
 
Correndo pela BMW, o atual campeão Bruno Spengler completou as 98 voltas da prova na segunda colocação. Gary Paffett, de Mercedes, cruzou a linha de chegada em terceiro, mas foi punido por desrespeitar bandeiras amarelas. Com isso, seu companheiro de equipe Robert Wickens herdou o posto e completou o diversificado pódio. O canadense recebeu um troféu pela primeira vez na categoria.
As imagens da etapa de Brands Hatch do DTM

Apenas Farfus conseguia acompanhar o ritmo de Rockenfeller (Foto: DTM)
 
Mas era para o top-3 ter dois carros da BMW, não apenas um. O brasileiro Augusto Farfus Jr., que largou em segundo, continuava nessa posição até a segunda rodada de pit-stops. Uma volta depois de fazer sua última parada para troca de pneus, o curitibano precisou abandonar com problemas no câmbio. Esse abandono custou também a liderança do campeonato para Farfus, que venceu na etapa de abertura, realizada em Hockenheim, há duas semanas.
 
Outros dois carros da BMW completaram o top-5 em Brands Hatch: Marco Wittmann e Joey Hand. Também dentro da zona de pontuação ficaram Paffett, Mattias Ekström, Christian Vietoris, Timo Scheider e Pascal Wehrlein. Portanto, quatro carros da Mercedes, três BMW e três Audi.
 
Esse grupo recebeu a bandeira quadriculada em meio a uma intensa briga pela liderança. A diferença de Vietoris, oitavo colocado, para Miguel Molina, o 11º, foi de apenas 1s9. Todos os demais pilotos terminaram uma volta atrás de Rockenfeller no curto traçado Indy de Brands Hatch.
 
A próxima etapa da temporada 2013 do DTM acontece daqui a duas semanas, no dia 2 de junho, na Áustria. O palco será o tradicional Red Bull Ring, em Zeltweg.

Rockenfeller chegará a essa prova como líder, com 29 pontos em duas rodadas. Spengler, com 28, é o segundo colocado, e Farfus, com 25, o terceiro.  No campeonato de marcas, a BMW tem 101, contra 56 da Mercedes e 45 da Audi. Entre as equipes, a Schnitzer, de Spengler e Dirk Werner, lidera com cinco pontos a mais que a RBM de Hand e Farfus.

 
DTM, Inglaterra, Brands Hatch, corrida, final:
1 Mike ROCKENFELLER ALE Phoenix Audi 1:11.28.719 98 voltas
2 Bruno SPENGLER CAN Schnitzer BMW +7.641  
3 Robert WICKENS CAN HWA Mercedes +24.368  
4 Marco WITTMANN ALE MTEK BMW +24.964  
5 Joey HAND EUA RBM BMW +26.076  
6 Gary PAFFETT ING HWA Mercedes +25.071  
7 Mattias EKSTRÖM SUE Abt Sportsline Audi +36.523  
8 Christian VIETORIS ALE HWA Mercedes +38.940  
9 Timo SCHEIDER ALE Abt Audi +39.519  
10 Pascal WEHRLEIN ALE Mücke Mercedes +40.290  
11 Miguel MOLINA ESP Phoenix Audi +40.853  
12 Dirk WERNER ALE Schnitzer BMW +1 volta  
13 Martin TOMCZYK ALE RMG BMW +1 volta  
14 Timo GLOCK ALE MTEK BMW +1 volta  
15 Jamie GREEN ING Abt Sportsline Audi +1 volta  
16 Roberto MERHI ESP HWA Mercedes +1 volta  
17 Filipe ALBUQUERQUE POR Rosberg Audi +1 volta  
18 Adrien TAMBAY FRA Abt Audi +1 volta  
19 Andy PRIAULX ING RMG BMW +2 voltas  
20 Daniel JUNCADELLA ESP Mücke Mercedes +2 voltas  
21 Edoardo MORTARA ITA Rosberg Audi NT  
22 Augusto FARFUS BRA RBM BMW NT  

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.