Opinião GP: Pódio em Nürburgring junta pilotos que trocaram sonho da F1 por ‘emprego fixo’ no esporte

Robert Wickens venceu pela primeira vez na carreira no DTM, comprovando que acertou quando, no fim de 2011, escolheu correr nos carros de turismo e colocar a chance de competir na F1 no futuro em segundo plano


CAMPEÃO DA WORLD SERIES EM 2011, Robert Wickens optou por não continuar a carreira nos monopostos. Embora tenha chegado perto de fechar para andar na GP2, o canadense foi seduzido por uma proposta para defender a Mercedes no DTM em 2012. Sem pestanejar, aceitou. Um ano e meio depois, colhe os frutos da decisão que tomou.

Neste domingo (18), em Nürburgring, Wickens venceu pela primeira vez no DTM. Foi uma corrida daquelas embaralhadas e cheias de surpresas? Foi. Mas não dá para dizer que o desempenho do piloto foi uma surpresa. A curva de evolução dele está em uma crescente há algum tempo. Pódios, a primeira pole-position, em Norisring, e agora, a vitória.

Wickens vibrou muito com vitória conquistada em Nürburgring (Foto: DTM)
E o pódio de Nürburgring não teve apenas um piloto que tinha um futuro promissor nos monopostos, mas, ainda jovem, decidiu se voltar ao turismo. O segundo colocado, Augusto Farfus, fez o mesmo há uma década. E o terceiro colocado, Christian Vietoris, também abriu mão do sonho de chegar à F1 quando recebeu um convite para andar no DTM carregando a estrela de três pontas.

Para muitos jovens, o DTM tem representado um caminho alternativo para a carreira. Alternativo em dois sentidos: pode levar o piloto ao auge quanto servir de porta de entrada para a F1.

Neste último caso, o exemplo é Paul di Resta. Campeão da F3 Europeia em 2006, derrotando Sebastian Vettel, o escocês foi correr com a mesma Mercedes no DTM em 2007. Passou quatro temporadas no campeonato, faturou o título na última delas e viu a porta da F1 – a da Force India – se abrir para ele em 2011, com a colaboração da montadora de Stuttgart.

Claro que, para ganhar o campeonato, Di Resta focou demais no turismo, deixando a F1 de lado. Mas chegar à elite do automobilismo sempre foi um objetivo para ele. O caso de Wickens é um pouco diferente. Ao GRANDE PRÊMIO, o canadense revelou uma postura calma e, acima de tudo, satisfeita com o caminho que está seguindo.

“Meu principal objetivo é ganhar corridas e títulos em qualquer lugar, e é por isso que eu vim para o DTM. Apenas estou focado no meu trabalho e em vencer pela Mercedes. Saber que uma montadora como a Mercedes-Benz queria que eu pilotasse para eles foi uma grande oportunidade que eu aceitei sem hesitar. Foi a melhor decisão que eu tomei na minha vida”, declarou.

Mas e a F1? “Se eu tiver uma oportunidade de ir para a F1, ótimo. Se eu continuar aqui no DTM, também está ótimo.”

A principal crítica de Wickens com relação à F1 atual é pelo pouco peso que o talento tem na hora de colocar um novato no grid. Pilotos-pagantes sempre estiveram na categoria, mas, nos últimos anos, a capacidade de alguns dos nomes que subiram foi questionada. Na contramão disso, todos os 22 pilotos que competem no DTM foram contratados por montadoras – nenhum precisou correr atrás de patrocínios para angariar recursos e comprar uma vaga.

Farfus trabalha para a BMW desde 2007, quando corria no WTCC (Foto: DTM)
“Fui campeão da F3000 [em 2003] e não consegui achar a porta”, lembrou Farfus. “Automaticamente, você começa a ver que a realidade não é aquela que você esperava ver e começa a perceber que existe um mundo fora da F1. Que é muito mais feliz do que, às vezes, você largar em último e chegar em último”, opinou.

Essa vida inteligente fora da F1 é, também, um bom caminho para os pilotos brasileiros que estão nas categorias de base da Europa seguirem, caso vejam que o sonho está distante. Bruno Senna está competindo – e vencendo – no Mundial de Endurance com a Aston Martin. Lucas Di Grassi também garantiu um lugar ótimo na Audi, uma montadora que investe pesado nas corridas de longa duração. Fernando Rees se encontrou nesse mundo há tempos.

Há outros nomes que estão seguindo por esse caminho, como Luiz Razia e Rafael Suzuki, no GT Open, ou César Ramos, no Blancpain Endurance Series.

Fazer duas, três temporadas de F-Renault, F3, GP3, GP2, pode não bastar para fazer o piloto chegar à F1. Mas é uma boa universidade que apenas acrescenta ao currículo de quem pretende ter certa estabilidade no automobilismo. Porque ser piloto de corridas também é uma profissão.

Opinião GP é o editorial semanal do GRANDE PRÊMIO que expressa a visão dos jornalistas do site sobre um assunto de destaque, uma corrida específica ou o apanhado do fim de semana de automobilismo.


Siga o GRANDE PRÊMIO                     Curta o GRANDE PRÊMIO

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.