google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
A temporada 2016 do DTM está sendo vasta em número de vencedores de prova, mas extremamente monótona em qualidade de corridas. Na manhã deste sábado (24), Edoardo Mortara conseguiu fazer o que os pole-positions devem fazer: abriu desde o começo. Venceu pela quarta vez na temporada, segunda seguida, e diminuiu o buraco em que estava na briga pelo título.
O líder da temporada é Marco Wittmann, que largou no décimo posto e ainda tomou uma multa pesada de cerca de R$ 36 mil por uma liberação insegura da equipe durante o treino de classificação, conseguiu pular para sétimo na largada e se agarrou à posição como quem tentasse salvar a própria vida. Se perder 19 pontos da frente que tinha é ruim, é fácil imaginar que poderia ter sido bem pior para o piloto da BMW.
O pódio ficou completado por Jamie Green e Miguel Molina, que jamais tentaram atacar Mortara. Edoardo acabou protegido por um mar de Audi, todas servindo de fieis escudeiras para seu desafio ao caneco.
Mike Rockenfeller, Nico Müller, Adrien Tambay antes de Wittmann; e Felix Rosenqvist, Timo Scheider e Robert Wickens depois, fecharam o top-10. Wickens, melhor Mercedes na classificação do campeonato, até segue com chances matemáticas de ser campeão, mas terá que tirar 55 pontos de Wittmann dos 75 em jogo. E 41 de Mortara,
Edoardo Mortara (Foto: DTM)
O DTM segue amanhã, com a segunda corrida em Hungaroring. Por conta do resultado do sábado, não é possível que o campeonato acabe antes da etapa final, em Hockenheim.
Como foi a corrida:
Na briga para alcançar Marco Wittmann, a coisa mais importante que Edoardo Mortara tinha a fazer era uma largada limpa. E assim foi, com o italiano esticando a liderança com Jamie Green e Miguel Molina seguindo. A saída, em si, foi sem grandes emoções, mas a primeira confusão veio ainda na volta inicial, quando Martin Tomczyk e Maxime Martin se tocaram e acabaram acertando Mattias Ekström – pior para Tomczyk e Ekström, que rodaram fora do traçado e caíra para o final da fila.
O líder do campeonato, Wittmann, e o terceiro colocado, Robert Wickens, largaram muito bem. De décimo, Wittmann foi para o sétimo posto; Wickens, de 17º, surgiu em décimo. Mas outro ainda postulante da briga pelo título – pelo menos na matemática -, Paul Di Resta ia perdendo a 18ª posição para António Félix da Costa numa batalha em que sobraram toques para os dois lados. Logo depois, De Resta abandonou e a direção de prova considerou um incidente de corrida.
De fato, tirando migalhas de disputas como a de Di Resta e Félix da Costa, a corrida estava extremamente monótona. Na 14ª volta, o top-10 era precisamento o mesmo que na segunda volta: Mortara, Green, Molina, Adrien Tambay, Nico Müller, Wittmann, Felix Rosenqvist, Timo Scheider e Wickens. A única mudança aconteceu no giro seguinte, quando Müller tomou o quinto posto de Tambay.
Edoardo Mortara (Foto: DTM)
Lá atrás, Augusto Farfus ainda apareceu em dois momentos próximos. Primeiro, ultrapassado por Lucas Auer na volta 16 – pela 16ª colocação. E na reta final da corrida, vivendo um dia sofrível no rendimento, sendo ultrapassado por Christian Vietoris enquanto batalhava com Ekström – que a direção também julgou normal. Farfus acabou cruzando em 20º.
Assim, a 26ª volta chegou basicamente da mesmo forma que a terceira. Mortara venceu, tendo Green e Molina como companhias no pódio. Wittmann conseguiu ser o sétimo colocado, enquanto Wickens foi décimo. No campeonato, Mortara agora se vê 14 pontos atrás com 75 tentos a serem disputados. Wickens ainda tem chances matemáticas, mas tem um déficit de 55 pontos.
DTM, Hungaroring, Corrida 1:
1 |
EDOARDO MORTARA |
ITA |
Audi Abt |
42:20.736 |
26 voltas |
2 |
JAMIE GREEN |
ING |
Audi Rosberg |
+1.090 |
|
3 |
MIGUEL MOLINA |
ESP |
Abt Audi |
+9.240 |
|
4 |
MIKE ROCKENFELLER |
ALE |
Audi Phoenix |
+10.602 |
|
5 |
NICO MÜLLER |
SUI |
Audi Abt |
+11.535 |
|
6 |
ADRIEN TAMBAY |
FRA |
Audi Rosberg |
+21.045 |
|
7 |
MARCO WITTMANN |
ALE |
BMW RMG |
+23.177 |
|
8 |
FELIX ROSENQVIST |
SUE |
Mercedes ART |
+24.729 |
|
9 |
TIMO SCHEIDER |
ALE |
Audi Phoenix |
+25.754 |
|
10 |
ROBERT WICKENS |
CAN |
Mercedes HWA |
+26.916 |
|
11 |
DANIEL JUNCADELLA |
ESP |
Mercedes HWA |
+29.399 |
|
12 |
MAXIME MARTIN |
BEL |
BMW RBM |
+32.843 |
|
13 |
TOM BLOMQVIST |
ING |
BMW RBM |
+33.546 |
|
14 |
TIMO GLOCK |
ALE |
BMW MTEK |
+34.316 |
|
15 |
BRUNO SPENGLER |
CAN |
BMW MTEK |
+36.197 |
|
16 |
LUCAS AUER |
AUT |
Mercedes ART |
+37.259 |
|
17 |
ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA |
POR |
BMW Schnitzer |
+44.405 |
|
18 |
CHRISTIAN VIETORIS |
ALE |
Mercedes Mücke |
+45.334 |
|
19 |
MATTIAS EKSTRÖM |
SUE |
Audi Abt |
+50.675 |
|
20 |
AUGUSTO FARFUS |
BRA |
BMW MTEK |
+53.287 |
|
21 |
GARY PAFFETT |
ING |
Mercedes ART |
+54.002 |
|
22 |
MARTIN TOMCZYK |
ALE |
BMW Schnitzer |
+54.939 |
|
23 |
MAXIMILIAN GÖTZ |
ALE |
Mercedes HWA |
+55.420 |
|
24 |
PAUL DI RESTA |
ESC |
Mercedes HWA |
|
NC |
PADDOCK GP #47 DISCUTE F1, FINAL DA INDY E FALA SOBRE ALEX ZANARDI
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;
|
|
function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)
var zoneid = (parent.window.top.innerWidth
document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);
Relacionado
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.