Ekström fala em "alívio" após encerrar jejum pessoal e da Audi com vitória em Norisring

Além de encerrar jejum da montadora, o sueco Mattias Ekström encerrou um jejum pessoal: ele não vencia uma corrida “de verdade” do DTM desde 2011

Acompanhe a cobertura 'in loco' do DTM em Norisring no GRANDE PRÊMIO
Automobilismo na TV: a programação do fim de semana
As imagens deste domingo do DTM em Norisring

Fazia algum tempo que Mattias Ekström não subia ao degrau mais alto do pódio no DTM. O bicampeão não ganhava uma corrida desde 2011, ainda com os carros antigos da categoria. O longo jejum pessoal foi encerrado neste domingo (14), em Norisring, justo em seu 35º aniversário, e marcou também o fim de uma longa espera para a Audi.

Baseada em Ingolstadt, a pouco menos de 100 km de Nuremberg, a Audi considera Norisring sua casa no DTM. Desde que Laurent Aiello venceu em 2002, porém, a marca amargou dez vitórias seguidas da grande rival Mercedes.

Mattias Ekström comemora vitória em Norisring com a Audi (Foto: DTM)

“A Mercedes estava dominando o lugar há algum tempo, sabíamos que não seria fácil batê-los”, comentou Ekström na entrevista coletiva realizada após a prova.

“A vitória em Munique, no ano passado, não deu pontos, então não foi de verdade. Essa foi a minha primeira vitória com o novo carro do DTM, e é também um alívio para os caras [da Audi] que trabalharam duro neste tempo todo e enfim venceram em Norisring”, declarou.

Segundo ele, a estratégia foi determinante para que ele transformasse um nono lugar no grid de largada na 18ª vitória de sua carreira – e também um pouco de sorte. “Ontem, cometi alguns erros na classificação, mas sabia que tinha um bom carro, e, também, o safety-car veio no momento certo e estragou a estratégia de quem largou com pneus macios”, concluiu.

Ekström subiu, com esse resultado, para a quinta posição na tabela de pontuação do DTM. Ele tem 45 pontos na metade do campeonato de 2013, 24 a menos que o líder Mike Rockenfeller, também da Audi.

A próxima etapa do DTM acontece daqui a três semanas em Moscou, pista que recebe a categoria pela primeira vez em 2013.

GRANDE PRÊMIO cobre ‘in loco’ a etapa de Norisring, neste final de semana, com o repórter Renan do Couto. Acompanhe o noticiário completo aqui.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.