Casagrande aproveita experiência na Stock Car e domina primeiro dia do Brasileiro de Marcas em Curvelo

Com a vantagem de já conhecer o traçado do novíssimo Circuito dos Cristais e ter guiado no mesmo dia na pista com um carro da Stock Car, Gabriel Casagrande dominou as duas sessões de treinos livres do Brasileiro de Marcas em Curvelo, com Nonô Figueiredo ficando em segundo, mas bem atrás. Destaque para Antônio Pizzonia, chamado pela C2 para participar dos treinos nesta sexta-feira

Se os treinos livres da Stock Car e do Brasileiro de Turismo foram marcados por muito equilíbrio, no Brasileiro de Marcas um nome se destacou perante os demais. Gabriel Casagrande, que também acelera pela Stock Car neste fim de semana em Curvelo, aproveitou toda a sua experiência e também o maior tempo para conhecer o traçado do Circuito dos Cristais para liderar os dois treinos livres desta sexta-feira (18) com seu Renault Fluence. O piloto da C2 foi quem lidou melhor com as condições bastante desafiadoras do circuito mineiro, que teve como novidade ao longo do dia a presença de Antonio Pizzonia, futuro piloto da Pratti/A.Mattheis na Stock Car em 2017, como companheiro de equipe de Casagrande na C2.
 
Mas foi o paranaense quem dominou o dia de treinos no Brasileiro de Marcas. Pela manhã, Casagrande cravou 2min06s225, sendo seguido por Nonô Figueiredo, mas em mais de 0s5. O veterano, que corre com um Chevrolet Cruze da sua própria equipe, a Onze Motorsport, marcou 2min06s748. Luiz Razia, que corre com o Toyota Corolla da RZ em parceria com Patrick Choate, completou o rol dos três primeiros.
Gabriel Casagrande começou o fim de semana na frente (Foto: Fabio Davini/Vicar)
Já no treino da tarde, novamente Casagrande dominou. Porém, a pista piorou em relação à manhã e praticamente ninguém conseguiu melhorar suas respectivas marcas. Gabriel anotou 2min07s858, mais de 1s mais rápido que Nonô, novamente o segundo colocado, enquanto Felipe Tozzo, com seu Ford Focus #57 da equipe Friato, garantiu a boa terceira posição em meio a um grid com 16 carros.
 
Casagrande ficou bastante satisfeito com seu desempenho nesta abertura dos trabalhos em Curvelo. “Começamos bem, terminamos melhor ainda. O dia foi bem proveitoso, trabalhamos bem, tudo o que fizemos resultou em evolução. Vamos manter isso para amanhã”, destacou.
 
“Gostei muito da pista. Traçado bem técnico, cansativo, porque as retas não são muito longas para dar aquela descansada, então você está o tempo todo se mexendo. Está muito bacana. Foi muito bem pensado, e a pista é prazerosa de guiar”, acrescentou Casagrande, aprovando, depois de testar bem, o novo Circuito dos Cristais.
 
A programação de sábado será ainda mais intensa para o Brasileiro de Marcas em Curvelo. Logo pela manhã está previsto um shakedown para que os pilotos possam verificar as condições do carro e da pista a partir de 8h30. Às 10h50, os competidores da categoria que representa na pista Honda — montadora que vai deixar o grid ao fim de 2016 —, Toyota, Ford, Chevrolet e Renault estarão de volta para o treino classificatório, de meros dez minutos. 
 
A largada da corrida 1 do Brasileiro de Marcas, com duração de 25 minutos e mais uma volta, está prevista para 14h25 deste sábado. O desfecho da rodada dupla acontece na manhã de domingo, às 8h55, novamente com duração de 25 minutos e mais uma volta.
 
Ainda nesta sexta-feira, o Brasileiro de Marcas, em conjunto com a Vicar, anunciaram a renovação do vínculo da categoria com o canal Esporte Interativo, do grupo Turner, que vai transmitir todas as rodadas duplas ao vivo na temporada 2017.
 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.