Histórica, 61ª edição das 12h de Sebring inicia treinos oficiais nesta quinta. GP cobre ‘in loco’
Última prova antes da fusão da ALMS com a Grand-Am, edição de 2013 das 12 Horas de Sebring marca o fim de uma era, estreia de Bruno Senna na Aston Martin e pode ver primeira vitória brasileira com Lucas Di Grassi
Começam nesta quinta-feira (14) os treinos oficiais para a 61ª edição das 12 Horas de Sebring, ano que marca o fim de uma era na tradicionalíssima prova norte-americana. Parte do calendário da American Le Mans Series, a prova passará por uma mudança no regulamento em 2014, quando ocorrerá a fusão da ALMS com a Grand-Am. Com isso, os protótipos de Le Mans fazem sua despedida do circuito construído em meio a uma base aérea no meio da Flórida.
Ao contrário do que aconteceu em 2012, as 12 Horas de Sebring não contarão pontos para o Mundial de Endurance da FIA. No ano passado, com um total de 64 inscritos, a organização do WEC considerou que a estrutura do circuito não foi capaz de comportar tranquilamente todas as equipes – o que foi rebatido pelos representantes de Sebring quando o calendário de 2013 foi divulgado.
Relacionadas
Mesmo assim, a Audi, campeã de pilotos e de montadoras da primeira temporada do WEC, decidiu viajar aos Estados Unidos para se despedir da prova que venceu dez vezes nos últimos 13 anos. Caso triunfe mais uma vez neste sábado, o time de Ingolstadt se aproximará da Ferrari, que tem 12 vitórias em Sebring – difícil será alcançar a Porsche e suas 18 conquistas.
E, pela primeira vez, um piloto brasileiro pode comemorar a vitória entre os lagos Jackson e Istokpoga. Lucas Di Grassi chega aos pântanos da Flórida com boas chances. Debutando como piloto oficial da Audi, após ser aprovado na experiência pela qual passou nas 6 Horas de São Paulo do ano passado, o paulista correrá ao lado dos atuais vencedores, Tom Kristensen e Allan McNish. Kristensen, aliás, é o piloto mais vitorioso de Sebring – o dinamarquês subiu ao alto do pódio seis vezes. A principal oposição virá de um carro idêntico: o outro R18 e-tron quattro levado para os EUA será conduzido pelos campeões mundiais Benoît Tréluyer e Marcel Fässler, que terão a companhia de Oliver Jarvis.
A prova também será importante para o Brasil por outro motivo: a estreia de Bruno Senna na Aston Martin, na categoria GT. Sem vaga na F1, Senna mudou o rumo da carreira para se dedicar às corridas de longa duração. Neste primeiro desafio, seu companheiro de equipe será o francês Frédéric Mackowiecki.
O terceiro brasileiro inscrito é o mineiro Bruno Junqueira, da RSR Racing, que disputará a vitória na categoria PC, com chassi e motor fabricados pela Oreca.
As categorias
Ao todo, 42 duplas ou trios vão disputar as 12 Horas de Sebring, divididos entre cinco categorias: P1 (identificada por números na cor vermelha), P2 (azul), PC (lilás), GT (verde) e GTC (laranja).
As classes P1 e P2 são similares às que são chamadas de LMP1 e LMP2 no WEC. Na principal, os protótipos produzem entre 475 e 575 cavalos de potência e peso mínimo de 900 kg. Na P2, a potência é inferior, entre 450 e 500 cavalos. Há, ainda, uma terceira divisão de protótipos, a PC, que usa chassis Oreca e tem motores com potência de 430 hp.
A categoria GT tem carros esportivos das principais montadoras do segmento do planeta, como Aston Martin, BMW, Corvette, Ferrari, Lotus e Porsche, dentre outras. O peso mínimo dos carros é de 1245 kg e a potência gira em torno de 450 e 500 cavalos. Por fim, a GTC é aberta somente para carros da Porsche, modelo 911 GT3.
História
Disputada pela primeira vez em 1950, num circuito montado em uma antiga base militar construída para a Segunda Guerra Mundial, as 12 Horas de Sebring chegaram a sua 60ª edição no ano passado, abrindo a temporada do WEC. Prova de longa duração mais tradicional dos Estados Unidos, ela tem em como vencedores grandes nomes do automobilismo mundial.
Entre eles estão Juan Manuel Fangio, Mike Hawthorn, John Surtees, Phil Hill e Mario Andretti, para citar apenas campeões da F1. Lenda do esporte a motor, Fangio venceu duas vezes, em 1956 e 1967, primeiro, de Ferrari, depois, de Maserati. Foi com essas mesmas marcas que o argentino conquistou o tetra e o pentacampeonato da F1. Por incrível que pareça, ele não é o único Juan Manuel Fangio que comemorou em Sebring: nos anos de 1992 e 1993, seu sobrinho, Juan Manuel Fangio II igualou o feito.
Os ingleses Hawthorn e Surtees venceram em 1955 e 1963, respectivamente, e os dois norte-americanos, por sua vez, têm três vitórias cada. Hill triunfou em 1958, 1959 e 1961 (ano de seu título mundial). Já Andretti se destacou na pista da Flórida antes de brilhar nas pistas europeias: 1967, 1970 e 1972.
Além deles, a lista de vencedores das 12 Horas ainda tem outros nomes famosos da F1: Stirling Moss (1954), Dan Gurney (1959), Bruce McLaren (1967), Jacky Ickx (1969 e 1972), Stefan Johansson (1984 e 1997), Michele Alboreto (2001), Johnny Herbert (2002), Alexander Wurz (2010) e Olivier Panis (2011).
Com relação aos carros, duas marcas estabeleceram grandes dinastias: a Porsche, maior vencedora, que chegou a triunfar 13 vezes seguidas entre 1976 e 1988, e a Audi, que venceu dez das últimas 13 disputas, sendo oito consecutivas.
Apenas oito montadoras venceram mais de uma vez nas 12 Horas de Sebring (na classificação geral): as já citadas Porsche, Audi e Ferrari, Nissan (4 vitórias), Ford (3), BMW, Toyota e Peugeot (2). A lista de campeãs ainda conta com Riley & Scott, Chaparral, Maserati, OSCA, Cunningham e Frazer Nash.
Programação
Testes estão acontecendo desde o começo da semana, mas os treinos livres oficiais começam às 11h45 (de Brasília) desta quinta. Outras duas sessões terão início às 16h15 e às 21h, na ordem. Um quarto treino livre acontece na sexta-feira, às 10h20. A definição do grid de largada começa pouco depois, às 14h15. No sábado, a bandeira verde será agitada às 11h45 para as 12 horas de corrida.
Confira a lista de inscritos para a corrida:
1
|
Marcel FÄSSLER
Benoît TRÉLUYER Oliver JARVIS |
P1
|
Audi Sport Team Joest
Audi R18 e-tron quattro híbrido |
|
|
||||
|
||||
2
|
Lucas DI GRASSI
Tom KRISTENSEN Allan McNISH |
P1
|
Audi Sport Team Joest
Audi R18 e-tron quattro híbrido |
|
|
||||
|
||||
6
|
Klaus GRAF
Lucas LUHR Romain DUMAS |
P1
|
Pickett
HPD ARX-03c Honda |
|
|
||||
|
||||
12
|
Nicolas PROST
Nick HEIDFELD Neel JANI |
P1
|
Rebellion
Lola B12/60 Toyota |
|
|
||||
|
||||
13
|
Mathias BECHE
Congfu "Frankie" CHENG Andrea BELICCHI |
P1
|
Rebellion
Lola B12/60 Toyota |
|
|
||||
|
||||
16
|
Chris DYSON
Guy SMITH Butch LEITZINGER |
P1
|
Dyson
Lola B12/60 Mazda |
|
|
||||
|
||||
0
|
Andy MEYRICK
Olivier PLA |
P1
|
Delta Wing
Delta Wing LM12 Elan |
|
|
||||
|
||||
41
|
Tom KIMBER-SMITH
Christian ZUGEL Eric LUX |
P2
|
Greaves
Zytek Z11SN Nissan |
|
|
||||
|
||||
95
|
Scott TUCKER
Marino FRANCHITTI Ryan BRISCOE |
P2
|
Level 5
HPD ARX-03b Honda |
|
|
||||
|
||||
01
|
Scott SHARP
Guy COSMO David BRABHAM |
P2
|
Extreme Speed
HPD ARX-03b Honda |
|
|
||||
|
||||
02
|
Ed BROWN
Johannes van OVERBEEK Anthony LAZZARO |
P2
|
Extreme Speed
HPD ARX-03b Honda |
|
|
||||
|
||||
055
|
Scott TUCKER
Ryan HUNTER-REAY Simon PAGENAUD |
P2
|
Level 5
HPD ARX-03b Honda |
|
|
||||
|
||||
3
|
Jan MAGNUSSEN
Antonio GARCIA Jordan TAYLOR |
GT
|
Corvette
Chevrolet Corvette C6 ZR1 |
|
|
||||
|
||||
4
|
Oliver GAVIN
Tommy MILNER Richard WESTBROOK |
GT
|
Corvette
Chevrolet Corvette C6 ZR1 |
|
|
||||
|
||||
17
|
Wolf HENZLER
Bryan SELLERS Nick TANDY |
GT
|
Falken Tire
Porsche 911 GT3 RSR |
|
|
||||
|
||||
23
|
Bill SWEEDLER
Townsend BELL Leh KEEN |
GT
|
West/AJR
Ferrari F458 Italia |
|
|
||||
|
||||
48
|
Bryce MILLER
Marco HOLZER Richard LIETZ |
GT
|
Paul Miller
Porsche 911 GT3 RSR |
|
|
||||
|
||||
55
|
Bill AUBERLEN
Maxime MARTIN Jörg MÜLLER |
GT
|
BMW Team RLL
BMW Z4 GTE |
|
|
||||
|
||||
56
|
Dirk MÜLLER
Joey HAND John EDWARDS |
GT
|
BMW Team RLL
BMW Z4 GTE |
|
|
||||
|
||||
62
|
Gianmaria BRUNI
Olivier BERETTA Matteo MALUCELLI |
GT
|
Risi
Ferrari F458 Italia |
|
|
||||
|
||||
91
|
Ryan DALZIEL
Dominik FARNBACHER Marc GROSSENS |
GT
|
SRT
SRT Viper GTS-R |
|
|
||||
|
||||
93
|
Jonathan BOMARITO
Tommy KENDALL Kuno WITTMAR |
GT
|
SRT
SRT Viper GTS-R |
|
|
||||
|
||||
97
|
Darren TURNER
Stefan MÜCKE Bruno SENNA |
GT
|
Aston Martin
Aston Martin Vantage V8 |
|
|
||||
|
||||
007
|
Paul DALLA LANA
Billy JOHNSON Pedro LAMY |
GT
|
Aston Martin
Aston Martin Vantage V8 |
|
|
||||
|
||||
7
|
Tomy DRISSY
Rusty MITCHELL Chapman DUCOTE |
PC
|
BAR1
Oreca FLM09 Oreca |
|
|
||||
|
||||
8
|
Kyle MARCELLI
Chris CUMMING Stefan JOHANSSON |
PC
|
BAR1
Oreca FLM09 Oreca |
|
|
||||
|
||||
9
|
Bruno JUNQUEIRA
Alex POPOW |
PC
|
RSR
Oreca FLM09 Oreca |
|
|
||||
|
||||
52
|
David CHENG
Mike GUASCH David OSTELLA |
PC
|
PR1 Mathiasen
Oreca FLM09 Oreca |
|
|
||||
|
||||
81
|
Micro SCHULTIS
Patrick SIMON Pierre KAFFER |
PC
|
DragonSpeed
Oreca FLM09 Oreca |
|
|
||||
|
||||
05
|
Jonathan BENNETT
Colin BRAUN Mike WILKINS |
PC
|
CORE
Oreca FLM09 Oreca |
|
|
||||
|
||||
500
|
Tristan NUNEZ
Charlie SHEARS David HEINEMEIER HANSSON |
PC
|
Performance Tech
Oreca FLM09 Oreca |
|
|
||||
|
||||
10
|
Michael AVENATTI
Andrew DAVIS Bob FAIETA |
GTC
|
Dempsey Del Piero
Porsche 911 GT3 Cup |
|
|
||||
|
||||
11
|
Mike HEDLUND
Jan HEYLEN Jon FOGARTY |
GTC
|
JDX
Porsche 911 GT3 Cup |
|
|
||||
|
||||
22
|
Cooper MACNEIL
Jeroen BLEEKEMOLEN Dion von MOLTKE |
GTC
|
Alex Job
Porsche 911 GT3 Cup |
|
|
||||
|
||||
27
|
Patrick DEMPSEY
Andy LALLY Joe FOSTER |
GTC
|
Dempsey Del Piero
Porsche 911 GT3 Cup |
|
|
||||
|
||||
30
|
Henrique CISNEROS
Marco SEEFRIED Sean EDWARDS |
GTC
|
NGT
Porsche 911 GT3 Cup |
|
|
||||
|
||||
31
|
Carlos GOMEZ
Mario FARNBACHER Kuba GIERMAZIAK |
GTC
|
NGT
Porsche 911 GT3 Cup |
|
|
||||
|
||||
44
|
Pierre EHRET
Alexander IMPERATORI Brett SANDBERG |
GTC
|
Flying Lizard
Porsche 911 GT3 Cup |
|
|
||||
|
||||
45
|
Nelson CANACHE JR.
Spencer PUMPELLY Brian WONG |
GTC
|
Flying Lizard
Porsche 911 GT3 Cup |
|
|
||||
|
||||
66
|
Bem KEATING
Damien FAULKNER Craig STANTON |
GTC
|
TRG
Porsche 911 GT3 Cup |
|
|
||||
|
||||
68
|
Al CARTER
Kevin ESTRE |
GTC
|
TRG
Porsche 911 GT3 Cup |
|
|
||||
|
||||
99
|
David CALVERT-JONES
Sascha MAASSEN Lawson ASCHENBACH |
GTC
|
Competition
Porsche 911 GT3 Cup |
|
|
||||
|
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.