Em nota, federação pernambucana se isenta de culpa por morte de kartista em “evento clandestino”

A Federação Pernambucana de Automobilismo ressaltou que reconhece apenas dois campeonatos de kart no estado de Pernambuco e disse que não autorizou a realização da corrida disputada nas ruas da cidade de Carpina

icon_gp Opinião GP: caos em Brasília na Stock mostra omissão da CBA

A Federação Pernambucana de Automobilismo se pronunciou, no início da tarde desta segunda-feira (3), sobre a morte do piloto Fernando Lopes, 32, em um acidente em uma corrida de kart disputada nas ruas da cidade de Carpina, a 50 km de Recife. Em nota assinada pelo presidente Waldner Bernardo, a FPA se isentou de culpa pelo ocorrido, já que não se tratava de um evento por ela autorizado ou regulado.

Na corrida disputada neste domingo, Lopes bateu contra um poste, que estava parcamente protegido por alguns pneus. Segundo o diário local ‘O Cotidiano’, o piloto, morador de Recife, foi removido para a Unidade Mista de Carpina, mas não resistiu aos ferimentos e morreu pouco depois do acidente ocorrido no Parque de Eventos Jota Cândido. O resgate do pernambucano foi caótico, visto que várias pessoas se aglomeravam em volta do seu corpo logo depois do acidente.

O socorro ao piloto Fernando Lopes, que não resistiu ao impacto (Foto: Reprodução)

De acordo com a nota, a FPA “tem hoje apenas dois campeonatos de kart reconhecidos e homologados, ambos disputados sob a supervisão desta FAU com a segurança e padrões de competição dentro das exigências de que o esporte necessita”, pontuou a entidade.

“A realização de provas de automobilismo em vias públicas, conforme previsto no Código de Trânsito Brasileiro, só pode ser realizada com a devida autorização da entidade desportiva estadual, e essa autorização é inexistente,” afirma a nota, que trata a prova como um “evento clandestino”.

A tragédia foi tratada como fatalidade pelo organizador do evento, que falou em um “chamado de Deus”. Segundo a Secretaria de Cultura e Esportes de Carpina, o que a Prefeitura fez foi apenas “emprestar” o local.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.