Alpine se movimenta no mercado e busca Sainz para lugar de Ocon na Fórmula 1 2025

Alpine aproveitou a indecisão de Carlos Sainz quanto às propostas de Sauber e Williams e fez uma proposta para atrair o piloto espanhol

A Alpine ainda não confirmou a dupla de pilotos para 2025, mas pode estar prestes a fazer um movimento inesperado. Após anunciar a saída de Esteban Ocon ao fim de 2024, o time baseado em Enstone se movimentou no mercado de pilotos e foi atrás de Carlos Sainz, que está de saída da Ferrari e não tem uma vaga garantida no grid do ano que vem. A informação é da revista inglesa Autosport.

Deixando a Ferrari para dar espaço a Lewis Hamilton, Sainz ainda está à procura de um lugar na Fórmula 1 e tinha a Williams e a Sauber — que vira Audi em 2026 —, como prováveis destinos. Porém, durante o fim de semana do GP da Espanha, a Autosport afirmou que a Alpine fez uma oferta que chamou a atenção do piloto espanhol.

Sainz estava reticente em fechar com a Audi por ter de passar uma temporada completa com a equipe ainda como Sauber em 2025. Hoje, a escuderia baseada em Hinwil tem o pior carro do grid e é a única que ainda não somou pontos no Mundial de Construtores. A Williams, no entanto, surgiu como uma possibilidade mais interessante, principalmente devido ao quão bom os motores Mercedes prometem ser para 2026.

A Alpine, que começou o ano como pior time de 2024, até então ainda não era uma opção. Mas os franceses evoluíram ao longo da temporada e já somam oito pontos, sendo seis deles conquistados nas últimas duas corridas. Assim, a equipe de Enstone se apresenta como uma opção mais atrativa para Sainz.

A Alpine superou a Sauber e a Williams na F1 2024 e pode se valer disso para atrais Sainz (Foto: Alpine)

A oferta para Sainz chegou alguns dias após a Alpine nomear Flavio Briatore como conselheiro executivo. O italiano é conhecido por sempre buscar os melhores pilotos disponíveis no mercado e esteve na liderança da Benetton e da Renault nos títulos de Michael Schumacher e Fernando Alonso, respectivamente.

Carlos Sainzafirmou que “não quer esperar mais” e vai anunciar seu futuro na Fórmula 1 “em breve”. Ainda de acordo com a publicação da Autosport, um anúncio pode acontecer perto do GP da Áustria, próxima etapa do calendário.

Fórmula 1 volta de 28 a 30 de junho, na Áustria, a segunda de três corridas em sequência. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2024.

 Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.