5 coisas que aprendemos no GP da Espanha, 10ª etapa da Fórmula 1 2024

Max Verstappen venceu na Espanha, de novo sem parecer ter o melhor ritmo do pelotão. A McLaren viu Lando Norris chegar em segundo, mas tem muitos motivos para lamentar. Também no pódio, a Mercedes, enfim, pode sorrir. Um pouquinho só

Max Verstappen venceu pela sétima vez na F1 2024, agora no GP da Espanha. Só que a corrida deste domingo (23) rendeu mais uma história interessante para o campeonato, afinal, o neerlandês triunfou mesmo com Lando Norris virando mais rápido durante, pelo menos, metade da corrida.

O inglês da McLaren chegou em segundo, depois de uma largada ruim e de uma estratégia esquisita da equipe laranja. A Mercedes, em franca evolução, colocou Lewis Hamilton em terceiro e George Russell na quarta colocação.

A Ferrari voltou a decepcionar e se viu atrás dos prateados. Charles Leclerc ficou em quinto e Carlos Sainz, em sexto. E os dois ainda saíram se cutucando. Oscar Piastri e Sergio Pérez, em jornadas bem fracas, foram sétimo e oitavo, respectivamente. A Alpine fechou a zona de pontos, com Pierre Gasly na frente de Esteban Ocon.

O GRANDE PRÊMIO separou cinco coisas que aprendemos no GP da Espanha, décima etapa da Fórmula 1 2024:

Max Verstappen segue dominando a F1 2024 (Foto: Red Bull Content Pool)

Verstappen e Red Bull dão nova aula de força, tática e técnica

A Red Bull, mais uma vez, não teve o carro mais veloz, mas voltou a ter o melhor dos pacotes. A tática ideal, como sempre, a pilotagem que beira o perfeito, para variar. Verstappen é um diferencial gigantesco, o triunfo na Espanha foi mais uma prova que igualar ou até superar a Red Bull tecnicamente não é mais garantia de nada. Os caras sabem vencer. E no momento só eles sabem, aliás.

Norris voa na pista, mas largada estraga quase tudo (McLaren termina de estragar)

Lando ficou tão preocupado em defender a porta lateral das largadas sempre avassaladoras de Verstappen que esqueceu do resto. O inglês jogou o rival para fora, mas mesmo assim foi ultrapassado na primeira curva por Max e também por Russell, que veio sedento jantando todo mundo por fora. Depois, Norris teve o melhor ritmo em boa parte da corrida, mas aí a McLaren tropeçou em uma estratégia bem da esquisita com os pneus e as paradas. Nada feito, precisam ser perfeitos nesse duelo.

Hamilton supera Russell e desencanta com Mercedes melhorada

Não que a Mercedes seja uma maravilha ou que já esteja no nível das principais rivais, mas os prateados chegaram em terceiro e quarto com méritos. A liderança de Russell foi coisa bem passageira, faltava ritmo, mas saiu o pódio com Hamilton. O começo de ano foi bem duro e ainda é pouco para dizer que a Mercedes voltou, mas o time vai iniciando a busca em cima das rivais. Estão no caminho, Toto Wolff estava certo nisso.

Ferrari segue longe e vê pilotos brigarem. E já deve se preocupar com Mercedes

A Ferrari até melhorou porque era praticamente impossível piorar a performance que teve no Canadá, mas foi absolutamente insuficiente na Espanha. Atrás da Mercedes, ainda tem dor de cabeça pela frente: Sainz e Leclerc perderam o medo e estão brigando publicamente. Vem mais caos por aí? Não foi um show das atualizações, não…

Charles Leclerc e Carlos Sainz saíram brigando na Espanha (Foto: Ferrari)

Gasly e Ocon empurram Alpine para improvável ‘G7’ da F1 2024

Gasly foi um dos melhores do fim de semana, teve grande performance e quase ficou até na frente de Pérez, mas o limite do limite da Alpine era liderar a ‘F1 B’. Nisso, Ocon veio junto e marcou pontinho valioso para os franceses. De forma inesperada e quase inexplicável, a Alpine passa a Haas no Mundial de Construtores, o exército de um homem só de Nico Hülkenberg, aliás, que chegou ao quinto 11º lugar no ano. Muitos ‘quases’.

Fórmula 1 volta de 28 a 30 de junho, na Áustria, a segunda de três corridas em sequência. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2024.

 Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
 LEIA TAMBÉM: Bortoleto toma 5s por toque em Maini na corrida 2 da F2 da Espanha e cai para 10º

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.