Leclerc e Stroll escapam de punição e recebem advertência após incidentes no TL3 da Espanha

Charles Leclerc e Lance Stroll se explicaram aos comissários da FIA, que, por sua vez, decidiram apenas advertir os pilotos pelos incidentes com Lando Norris e Lewis Hamilton durante o TL3 do GP da Espanha

Charles Leclerc e Lance Stroll não receberam nenhuma punição, mas apenas uma reprimenda por parte dos comissários da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) por terem jogado seus carros em cima de Lando Norris e Lewis Hamilton, respectivamente, durante a terceira e última sessão de treinos livres para o GP da Espanha, que aconteceu neste sábado (22).

Logo após os incidentes, os quatro pilotos foram chamados à sala da direção de prova para prestarem esclarecimentos. O primeiro momento turbulento envolveu o canadense da Aston Martin e o heptacampeão da Mercedes, enquanto ambos contornavam a curva 5 do circuito da Catalunha. Poucos momentos depois, situação similar aconteceu entre o monegasco da Ferrari e o #4 da McLaren, mas na curva 7.

Questionado pelos comissários sobre o motivo de ter jogado o AMR24 em cima do W15 de Hamilton, Stroll admitiu que, após ter sido atrapalhado, ficou insatisfeito com a situação e, por isso, ele “queria expressar o seu descontentamento com outro piloto jogando o seu carro em cima do mesmo na saída da curva”. Embora a direção de prova tenha julgado o toque como “acidental”, eles entenderam que “o movimento feito pelo carro #18, ainda que não tenha sido perigoso, foi errático”, então, desta forma, decidiram advertir o competidor, que recebeu a sua primeira reprimenda da temporada 2024.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: Mercedes na frente, Red Bull favorita: o que aprendemos nos TLs da Espanha

Stroll fechou Hamilton durante o TL3, na Espanha (Vídeo: F1TV)

No segundo caso, que aconteceu logo em seguida, Leclerc afirmou que foi “atrapalhado pelo carro #4, na curva 5, e que isso não o deixou feliz. Ele teve de abortar sua volta rápida e contestou, e enquanto tentava sair do traçado na entrada da curva 7, acabou calculando mal o posicionamento de seu bólido e tocou levemente no carro #4”. Independentemente de qualquer intenção, os comissários julgaram “a manobra do carro #16, embora não perigosa, como errática e, por isso, recebeu uma reprimenda”.

Assim como no caso de Stroll, essa foi a primeira advertência recebida por Charles na atual temporada da Fórmula 1. Desta forma, ambos escaparam de receber punições mais severas.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Espanha de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. No sábado (22), a classificação está marcada para as 11h (de Brasília, GMT-3). Por fim, a largada está marcada para as 10h do domingo.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.